Buscar

Aspectos históricos da Geometria plana

Prévia do material em texto

Introdução
A matemática conhecida como matéria principal para o desenvolvimento humano e cientifico, divide-se em diversos campos de estudos, e um dos principais conteúdos e mais interessantes dessa matéria é a Geometria Plana.
A geometria foi utilizada e desenvolvida por diversos filósofos, e seu uso está diretamente ligado aos projetos de engenharia, construção civil, arquitetura e artes. Esse estudo serve principalmente para o desenvolvimento sensório motor das pessoas, em se tratando das escolas e do currículo escolar, existe uma briga muito grande relacionada ao ensino aprendizagem de matemática com o uso da geometria, alguns estudiosos afirmam que o ensino desse conteúdo está perdendo sua importância, muitas vezes sendo deixado de lado.
Na vida moderna podemos nos deparar com a geometria plana e suas formas de diversas maneiras, ao observarmos um prédio, uma igreja (principalmente as antigas), até mesmo se observarmos um veículo automotor podemos destacar suas formas de projeção, as harmonias entre os traçados etc.
Ao destacarmos o assunto “Geometria Plana” estaremos estudando uma das mais importantes engrenagens do ensino da matemática.
Aspectos históricos da Geometria plana.
A geometria sempre esteve presente na vida humana, prova disso é que na história da matemática os relatos sobre a sua utilização não possuem datas com precisão, é sabido que várias civilizações antigas começaram o uso da geometria como uma das primeiras impressões matemáticas da humanidade racional. Geometria que significa Geo = terra e metria = medida, foi muito utilizada pelas civilizações antigas pela necessidade da delimitação das terras, nesse período houve o surgimento das figuras geométricas,como o retângulo o quadrado e o cálculo de suas medidas, além disso surgiram os conceitos de paralelismo e perpendicularidade.
Civilizações como a chinesa e hindu por exemplo, utilizavam a geometria refinada para topografia, navegação e agrimensura. Na civilização egípcia a construção das pirâmides ainda gera fatores intrigantes, pois os métodos utilizados como as medidas, a composição angular e seus cálculos mostram o uso de uma matemática refinada e uma geometria apurada e bem avançada para época.
Alguns filósofos matemáticos foram bastante importantes para o desenvolvimento da geometria plana que conhecemos hoje, foram eles:
Thales de Mileto, Pitágoras, Euclides e Hipócritas de Chio.
Falemos um pouco sobre cada um deles:
Thales de Mileto
Alguns historiadores acreditam que Thales de Mileto foi quem introduziu a geometria na Grécia, após uma viagem ao Egito.Dentre os estudos realizados por Thales destacam se; um círculo é dividido em duas partes iguais por um diâmetro, os ângulos da base de um triangulo isósceles são iguais, Quando duas retas se interceptam, os ângulos opostos pelovértice são iguais, Um ângulo num semicírculo é um ângulo reto, Os lados de triângulos semelhantes são proporcionais, Dois triângulos são congruentes se eles têm dois ângulos e um lado, respectivamente, congruentes.
Pitágoras
Na história matemática alguns relatos evidenciam que Pitágoras estudou juntamente com Thales no Egito, mas as tendências pitagóricas são mais baseadas nas tendências matemáticas orientais, Pitágoras ficou muito conhecido pelo seu estudo com triângulos, sendo de grande utilidade o famoso Teorema de Pitágoras, dentre suas contribuições estão; A soma dos ângulos de um triângulo é igual à soma de dois ângulos retos; O descobrimento de números irracionais; Métodos numéricos para aproximar a raiz quadrada de um número; As figuras cósmicas; os cinco poliedros regulares;	A construção do pentágono regular; A construção das cônicas; Inúmeros resultados em álgebra geométrica, astronomia e música.
Euclides
Um dos matemáticos mais importantes que existiu, Euclides organizou a geometria de maneira lógica, sua principal contribuição foi o livro intitulado de Os Elementos, nesse livro contém diversos axiomas e uma diversidade de questões sobre a geometria. Não se tem muitas informações sobre Euclides, sabe-se que foi aluno de Platão.
Hipócritas de Chio
Considerado com um geômetra extremamente importante para a geometria plana, seu crédito se dá por uma série de feitos dentro do estudo da geometria, dentre eles estão:Foi o primeiro a organizar as proposições da geometria de 	uma maneira científica, antes mesmo que Euclides; Foi o primeiro a publicar os resultados da escola de Pitágoras
Trabalhou na quadratura do círculo; Desenvolveu o método de demonstração por redução; Mostrou que a duplicação do cubo é equivalente a construir duas proporções intermediárias entre duas retas (segmentos de reta para nós); Mostrou que a área do círculo é proporcional ao quadrado do seu diâmetro; Desenvolveu um método para fazer a quadratura de uma “Luna”.
Existem além desses filósofos muitos outros que contribuíram para o desenvolvimento da matemática geométrica, porém não é possível retratar todos eles aqui, mas o que fica evidenciado é que a história da matemática mostra o tamanho da importância que a geometria possui para os estudos de diversas áreas.

Continue navegando