Buscar

A psicanálise surge na década de 1890 com Freud

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A psicanálise surge na década de 1890 com Freud, que era médico e tratava De início, Freud se baseou nos métodos de tratamento então correntemente recomendados, como a hidroterapia, a eletroterapia, massagens e a cura pelo repouso, de Weir Mitchell, porém o resultado não era satisfatório, então ele partiu para novos conhecimentos. 
Freud interessou-se desde o início por distúrbios emocionais que na época eram conhecidos como ‘histeria’ foi inspirado pelo trabalho de Breuer Freud inicia seus estudos com a hipnose.
Nesse período Freud atende uma senhora chamada pelo pseudônimo de Sra. Emmy Von N que não responde ao tratamento com a hipnose, ela não era hipnotizada, no meio da sessão, ela deita-se no sofá e pede que Freud a deixe falar, assim encontramos a primeira menção à utilização da regra da livre associação, ( e o que é a associação livre) ela deitou e falou livremente .. e nesse momento se inicia a criação do divã e estabelece-se a sexualidade como uma questão fundamental para a psicanálise, a cura pela fala inicia-se no tratamento dessa senhora. Ela tinha fobia de animais e o tratamento durou 6 semanas
Freud a partir daí, começa a entender a neurose como sendo neurose e que a mesma parte de conflitos infantis não resolvidos. 
Ele queria encontrar a cura para estes desajustes mentais. Desde então ele passou a utilizar a arte da cura pela fala, descobrindo assim o reino onde os desejos e as fantasias sexuais se perdem na mente humana, reprimidos, esquecidos, até emergirem na consciência sob a forma de sintomas indesejáveis, por uma razão qualquer – o Inconsciente.
Freud distinguiu três níveis de consciência, na sua inicial divisão topográfica da mente:
- Consciente - diz respeito à capacidade de ter percepção dos sentimentos, pensamentos, lembranças e fantasias do momento;
- Pré-consciente - relaciona-se com os conteúdos que podem facilmente chegar à consciência;
- Inconsciente - refere-se ao material não disponível à consciência ou ao escrutínio do indivíduo.
No entanto, o ponto nuclear da abordagem psicanalítica de Freud é a convicção da existência do inconsciente como:
a) Um receptáculo de lembranças traumáticas reprimidas;
b) Um reservatório de impulsos que constituem fonte de ansiedade, por serem socialmente ou eticamente inaceitáveis para o indivíduo.
As pessoas com histeria eram tratadas em manicômios com sintomas físicos como cegueira, dormências, etc., em 1885 Freud viaja para Paris para conhecer Charcot e passa a freqüentar suas aulas.
 Charcot por si, trabalhava em um hospício e tratava pessoas histéricas com a hipnose e durante o estado hipnótico os sintomas cessavam, Freud interessou-se pelos experimentos de Charcot. 
De volta a Vienna, no instituto de biologia, ele conheceu Breuer que era especialista em doenças nervosas e começaram a estudar a histeria, Breuer usava o método catártico e através da hipnose conduzia os doentes a situação traumática a qual o sintoma surgiu. 
Este método objetivava proporcionar que a cota de afeto utilizada para manter o sintoma (que estava ali contida) pudesse ser dirigida para um caminho que finalizasse com a descarga pela fala. Isso também foi chamado de ab reação.
Breuer relata a o caso de Anna O que era uma jovem com sintomas histéricos e que a levou ao estado hipnótico para tratamento, tratamento esse que durou cerca de 2 anos, os sintomas desapareciam e Freud ficou bastante interessado em saber mais sobre esse método. 
Anna, seus sintomas tiveram origem quando ela tratava do pai doente, nesse período, ela teve pensamentos e afetos que se referiam a um desejo de que o pai morresse, essas ideias e sentimentos foram reprimidos e substituídos pelos sintomas. 
Com Anna O. inicia-se o método catártico, quem começa a utilizar-se desse método é Breuer.. esse método nada mais é do que a liberação de emoções, a cura pela fala. Ou seja, a liberação de afetos que não puderam ser expressados no momento do trauma.
 Freud inicia o tratamento de uma senhora chamada pelo pseudônimo de Miss Lucy ( seu real nome era Dora ), ela chegou ao conflito ao relatar um sonho (o que no futuro ajudou na interpretação dos sonhos) e através disso, ele se questiona ... se o estado hipnótico elas lembram dos conflitos e saindo não lembram, então todas esse material, memórias, conflitos estão em algum lugar que a pessoa não tem acesso e ele começa a perceber o inconsciente como tal que estava apaixonada pelo seu patrão.

Outros materiais