Buscar

Efeito Doppler

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

01. Ondas Estacionárias e Modos Normais
antinó
antinó
Num tubo aberto, todos os harmônicos são possíveis, e as expressões deles
são totalmente análogas às usadas nas cordas vibrantes e definidas por:
Em tubos fechados, apenas os harmônicos ímpares são permitidos.
No caso deles, vale a relação acima.
02. Ressonância e Som
Toda fonte oscilante possui uma frequência de vibração natural (ou própria). Se essa fonte receber estímulos de frequência similar à natural, a amplitude de vibração pode aumentar, o que caracteriza a ressonância. Se o aumento for drástico, o material pode se romper.
03. Interferência de Ondas
Ocorre quando duas ondas sonoras se superpõem. Se têm mesma amplitude e frequências muito próximas, ocorre o chamado batimento.
As ondas vermelhas e azuis têm amplitude e frequências muito próximas. Quando combinadas, geram as ondas em magenta, que batem ou pulsam. Observe as regiões de interferência destrutiva, em que a amplitude é praticamente zero, e as regiões de interferência construtiva, com uma amplitude que é praticamente o dobro da inicial.
A frequência da onda resultante do batimento depende das frequências das ondas originais:
Batimento
05. Efeito Doppler
É o fenômeno pelo qual um observador percebe uma freqüência diferente daquela emitida por uma fonte, devido ao movimento relativo entre eles. 
Quando um objeto emitindo ondas sonoras se encontra estático, a propagação ocorre de forma simétrica, afastando – se da onda a uma velocidade constante, e sem apresentar variações perceptíveis na frequência sonora.
Quando o objeto emitindo as ondas sonoras se desloca em uma determinada direção, ele comprime o ar que se encontra diretamente à sua frente. Dessa forma, as ondas sonoras emitidas por um corpo em movimento ficam acumuladas à frente do objeto, fazendo com que a frequência do som seja percebida como mais alta na parte anterior do que na posterior.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais