Buscar

BEHAVIORISMO (APRESENTAÇÃO)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BEHAVIORISMO
Condicionamento e aprendizagem
Behaviorismo
“Ensino é o arranjo de contingências de reforço que acelera a aprendizagem. Um aluno aprende sem que lhe ensinem, mas aprenderá mais eficientemente sob condições favoráveis.” ....B. F. Skinner 
INTRODUÇÃO AO BEHAVIORISMO
Behaviorismo: Compreende o campo de estudo que analisa o comportamento do indivíduo e suas relações com o ambiente.
Comportamentalismo
Análise subjetiva
Análise do comportamento
Objeto da psicologia
COMPORTAMENTO CLÁSSICO
Comportamento: Interação do organismo com o meio ambiente
Comportamento correspondente: Tipo específico de interação, em que a resposta é emitida imediatamente após a apresentação do estímulo.
Condicionamento (Pavlov)
Condicionamento: No início do condicionamento, um estímulo neutro (NS) é emparelhado com um estímulo incondicionado (US), por uma ou mais vezes – por exemplo, uma sirene que toca quando um cão recebe comida. Durante o condicionamento, o estímulo incondicionado (CS) que inicia uma reposta condicionada (CR).
Condicionamento
Depois que se estabeleceu um reflexo condicionado (CR), o estímulo condicionado pode iniciar uma resposta condicionada mesmo na ausência de estímulo incondicionado- assim, depois de condicionado, o cão do nosso exemplo, põe-se a salivar quando ouve a sirene, mesmo quando não estejam presentes os estímulos incondicionados (comida).
Condicionamento operante
Condicionamento operante: Tipo de comportamento caracterizado por outra propriedade; sua causa está nas modificações que são operadas no mundo. Assim é o comportamento operante, um tipo especial de responder que é sensível às consequências que produz.
Reforçamento
Reforçamento: Em resumo, pode-se dizer que os reforçamentos positivo e negativo são processos em que as consequências do responder aumentam a probabilidade futura da emissão de uma dada resposta.
Reforços: positivos e negativos
Reforço Positivo: O reforço positivo é uma operação em que um evento produzido por uma resposta, aumenta a probabilidade desta resposta ocorrer no futuro
Reforço Negativo: O reforçamento negativo é uma operação em que uma resposta tem sua probabilidade de ocorrência aumentada pela eliminação de um estímulo aversivo.
Relação ensino-aprendizagem
Analisando o processo ensino-aprendizagem, Skinner considera que simplesmente “aprender fazendo” não faz com que um aluno aprenda.
Os alunos não aprendem exclusivamente fazendo, ou mesmo praticando; estar em contato com o ambiente não resulta diretamente na aprendizagem. Isso requer um comportamento e as suas consequências diretas, numa utilização de técnicas específicas.
O professor e a instrução programada
O professor tem o papel de planejar as atividades dos alunos, especificando o que eles deverão fazer, e em que circunstâncias, e estabelecer as Consequências.
Nesse processo, deverá haver avaliação e revisão das atividades, em consonância aos objetivos e fins. (Skinner).
Maquinas de ensinar
Maquina de Ensinar: Consistia em um aparelho, que seria usado como um estímulo, para que o aluno gerasse uma resposta, desejada dentro de uma finalidade.
Segundo Skinner, ela gera um alto nível de motivação e entusiasmo no aluno. Esse tipo de estímulo, onde o aluno era livre para desenvolver o seu ritmo de aprendizagem, dentro de um programa cuidadosamente planejado pelo professor.
Modelo de Watson
Para Watson, o comportamento poderia ser moldado, através de um modelo de estímulo-resposta.
Inconsciente – Comportamento ou processos mentais – comportamento
Modelo: S –R
S= Estímulo e R= Resposta
Punição Negativa e positiva
Punição Positiva: Trata-se da produção ou adição de um estímulo aversivo, diminuindo a probabilidade de um comportamento.
Punição Negativa: Trata-se da retirada ou subtração de um estímulo reforçador, produzida pela resposta, diminuindo a probabilidade dessa resposta ocorrer novamente.
Modelo comportamental de Skinner
O comportamento operante passa do paradigma S-R para R-S, no qual R é comportamento e S consequência, que pode ser reforçada ou punitiva.
Modelo S-R-S: É oposto do modelo mecanicista. Onde S é o estímulo discriminativo, R é o estímulo e S é a consequência.
Controle aversivo, extinção e modelagem
Controle Aversivo: É importante considerar brevemente o reforçador aversivo, pois todos tratam-se de variáveis de controle do comportamento por outras vias que não o reforçamento positivo.
Extinção: Se determinados estímulos reforçadores ou aversivos não são mais apresentados ou retirados, a tendência do “responder” é retornar a probabilidade anterior a esses processos.
Modelagem: É o reforçamento diferencial por aproximação sucessivas do comportamento alvo pré-definido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais