Buscar

AVES tegumento e esqueleto

Prévia do material em texto

AVES – TEGUMENTO E ESQUELETO
Tegumento, glândulas: epiderme extremamente seca e delgada, sem glândulas sudoríparas. Possuem apenas uma única glândula cutânea, chamada de glândula uropigial, ela é uma glândula sebácea e se encontra na base da cauda, secretando óleo. Esse óleo possui função de impermeabilização das penas, por tanto essa glândula é bem desenvolvida em animais que nadam na superfície. 
Penas: as penas são homologas as escamas dos répteis, possuem características bioquímicas similares e mesma origem embrionária (epiderme). composição: 90% beta-queratina, 8% água, 1% lipídeos e 1% outros componentes e pigmentos. estrutura: As penas são as estruturas dérmicas mais complexa existente entre os vertebrados, composta por cálamo < réquis < barba < bárbulas. tipos de penas: cauda (simétrica), voô (assimétrica), penas de controno, semipluma, plúmula, cerdas e filopluma. 
Penas de contorno: são penas de revestimento do corpo. Repelem a água, protegem as penas de baixo, reflete ou absorve radiação solar, comunicação visual e isolante térmico.
Semipluma: são intermediarias entre plumas e penas de contorno. São isolantes térmicas e revestem a pele. 
Plúmulas: são penas macias, com função de isolamento térmico, presentes normalmente nos filhotes de algumas aves. Após o desenvolvimento estas penas são substituídas por outras.
Cerdas: próximas a narinas e olhos, repelem partículas estranhas, funcionam como órgão sensoriais táteis, auxiliam na captura de insetos.
Filoplumas: apresentam poucas barbas na região distal, crescem sob penas de contorno, estruturas sensoriais que auxiliam na atuação de outras penas e numerosas terminações nervosas.
Funções das penas: Termorregulação: isolante témico.
Voô: contornos aerodinâmicos e sustentação. 
Coloração: importante na corte reprodutiva, defesa territorial, camuflagem e aposematismo. 
Camuflagem: ...
Abafador de ruídos: principalmente nas corujas, auxiliando na captura de presas.
Proteção geral do corpo ou de parte específicas: como as penas do tipo cerdas que funcionam como cílios protegendo os olhos em algumas aves.
Impermeabilização: não encharcam, pois as aves espalham o óleo produzido pela glândula uropigial. 
Produção de sons específicos: produção de sons através do atrito (sons mecânicos). 
Captação de água: apenas uma espécie do deserto.
Função tátil: cerdas.
Função sensorial: filoplumas.
Como se dá a cor das penas? É dada por pigmentos, alguns adquiridos pela alimentação. Ou então, por características estruturais, que refletem determinados comprimentos de onda, gerando ocorrência de cores iridescentes. 
Mudas: as penas são matérias mortas sujeitas a deterioração, havendo então necessidade de muda, para troca de penas. A muda pós-nupcial ocorre anualmente na maioria das aves, para substituição das penas desgastadas. A muda pré-nupcial, ocorre geralmente nos machos, de algumas espécies, com a função de preparação para o período reprodutivo, adquirindo uma plumagem mais vistosa.
Plumagens: em algumas espécies podem ocorrem vários tipos de plumagem durante a vida, existindo a plumagem natal (quando filhote nasce), plumagem juvenil, plumagem de inverno e plumagem nupcial.
Sistema esquelético: os ossos são leves, finos e com reforços internos (pneumáticos). A pneumatização é diferente de acordo com as espécies e os ossos. Geralmente são pneumáticos o crânio, esterno, cintura escapular e úmero. O esqueleto possui muitas reduções e fusões de ossos. O maxilar e mandíbula se projetam para a frente, formando o bico, revestido pela ranfoteca córnea, que não possui dentes. O tronco é pouco flexível, para aumentar a eficiência de voo, para isso há diversas adaptações, como coracóides fundidos ao esterno, quilhado, clavículas fundidas, formando a fúrcula, fusões das vértebras caudais distais, formando o pigóstilo, etc. 
Formato dos pés: embora quando adultas as mãos apresentem apenas três dedo, no inicio do desenvolvimento embrionário é perceptível a presença de cinco dedos, característicos dos vertebrados atuais. Em muitas aves as escamas só são visíveis nas pernas e pés. Os artelhos são classificados de quatro formas: ANISODACTILE: mais comum com três dedos voltados para frente e um para trás. ZYGODACTILE: dois dedos voltados para frente e dois voltados para trás. TRIDACTILE: apenas três dedos presentes, voltados para frente. DIDACTILE: apenas dois dedos presentes, voltados para a frente.

Outros materiais