Buscar

Resenha Filme Snowden

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O filme Herói ou traidor retrata a história de Edward Joseph Snowden, um jovem técnico em rede de computadores que trabalhou para (NSA), um sistema de segurança nacional dos Estados Unidos. Em 2013 Edward Joseh revela um esquema de espionagem praticado pela NSA capaz de vigiar praticamente qualquer pessoa no planeta. Para aquele jovem, era uma violação dos Direitos individuais das pessoas que estava sendo praticado pelo governo americano, e somente ele poderia revelar essa esquematização.
Edward resolve então procurar ajuda de três grandes jornalistas renomados e influentes naquele meio para revelar ao mundo inteiro o que estava acontecendo. Com a ajuda desses jornalistas, ele comprova para todos o monitoramento de pessoas físicas, empresas e até chefes de Estado estrangeiros, entre eles a nossa ex-presidente brasileira Dilma Rousseff. Os documentos deram origem a centenas de reportagens denunciando o sistema de espionagem. Edward alegava defender a privacidade. Acabou acusado de espionagem pelo governo americano. E hoje vive exilado na Rússia.
Este filme, baseado em fatos reais, nos mostra ainda mais o poder da tecnologia que há nos Estados Unidos. Um país de grande potência, o qual usa esses recursos para adentrar na vida das pessoas de maneira que rouba a privacidade das mesmas. Infelizmente, mesmo com tudo que Edward fez, não adiantou muito, pois com o governo do novo Presidente Obama ele não conseguiu que abraçassem aquela causa, pelo contrário, Edward foi acusado de espionagem e de roubar milhares de informações confidências.
 Edward é sim, um herói. Ele mostrou para o mundo inteiro que estamos a todo tempo sendo vigiados e isso é algo que viola nossos direitos individuais. Infelizmente não temos privacidade nem na nossa própria casa. A espionagem de massa fere as liberdades civis, que garantem a sua segurança, liberdade de consciência, religiosa, de expressão, de associação e reunião e, principalmente, o direito à privacidade. As definições costumam ficar turvas entre um embolado de segurança estatal x lucro para companhias.
 A privacidade é um direito nosso que infelizmente nos foi tirado e não podemos reverter essa situação, pois nos mesmos entregamos para eles todo esse poder através do nosso acesso a internet e de todas as nossas informações que fornecemos frequentemente em redes sociais, compras de produtos e várias outras coisas ligadas a este mundo virtual.

Outros materiais