Buscar

ativ 32033

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
�
Curso: Pedagogia
Semestre: PEDAGOGIA 1º SEMESTRE
Disciplina: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD
Professora: Maria Dolores Bortolança
Acadêmico(a): Gabriela de Freitas Loubet
RGM: 053.18444
 
Atividade referente às aulas 3 e 4 Enviar no Portfólio 4
	 
01. Sobre a tecnologia e educação a distancia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, após assinale a alternativa correta: (0,5)
( F ) O modelo dos cursos por satélite de tele aulas ao vivo, em geral combina a internet com o material impresso e vídeos que ficam no ambiente virtual de aprendizagem, o grande diferencial desse modelo é o fato de o estudante poder estudar a qualquer hora.
( V ) Ambiente Virtual de Aprendizagem é a denominação do ambiente virtual, em geral desenvolvido pelas próprias instituições, e que possui ferramentas de interação professor/aluno.
( F ) No modelo via satélite, um dos seus pontos fortes é à avaliação, porque existem muitos professores e tutores em um mesmo processo pedagógico.
( V ) O ensino a distância pode trazer como consequência negativa o fato de não possibilitar o convívio escolar tão propício à aprendizagem, mas, por outro lado, tem um enorme alcance na democratização do ensino, permitindo a populações que, devido a posição geográfica (longe dos centros urbanos), nunca teriam acesso ao ensino superior, não pudessem estudar.
( V ) Poucas instituições adotam a participação ao vivo, pois é sempre um risco do ponto de vista pedagógico, já que pode haver uma participação apenas para satisfazer o ego de alguém que queira aparecer na transmissão via satélite e que pouco contribuirá com o debate da aula.
Assinale a sequência correta. 
a ( ) F-V-F-V-F
b ( ) F-F-V-V-V
c ( ) V-V-V-V-F
d ( ) F-V-V-F-V
e ( X ) F-V-F-V-V
02. Sobre o ensino na modalidade presencial e a distância e sua relação com a tecnologia, considere as afirmativas abaixo: (0,5)
I- No modelo de interatividade que se faz presente, o expectador sai do seu lugar de sujeito passivo e passa a interagir direto com o seu objeto, podendo ler, visualizar, avaliar, inserir textos, imagens, reduzir, enviar conteúdos e, portanto, se comunicar com o mundo externo no seu dia a dia.
II- Ao se falar de interatividade se anuncia uma participação em que o sujeito seja capaz de buscar elementos, conceitos, imagens, links que contribuam para a elaboração dos conteúdos tratados em sala de aula.
III- Muitos educadores ainda não perceberam que a educação autêntica se faz sem a participação genuína do aluno, que a educação se faz transmitindo conteúdos de A para B ou de A sobre B, mas na interação de A com B.
Sobre as afirmativas apresentadas acima, é CORRETO afirmar: 
( X ) As alternativas I e II estão corretas
( ) As alternativas II e III estão corretas
( ) Somente a alternativa I está correta
( ) Somente a alternativa III está correta
( )Todas as alternativas estão corretas.
03. Explique com suas palavras a citação de Edgar Morin: “Hoje, é preciso inventar um novo modelo de educação, já que estamos numa época que favorece a oportunidade de disseminar um outro modo de pensamento”. A época é essa!: a era digital, a sociedade em rede, a sociedade de informação, a cibercultura. (mínimo3 linhas e máximo 5 linhas) (0,75)
R= Hoje estamos vivendo em um tempo de transformação na era digital, temos novas formas de se interagir nesse meio virtual. Essa era se faz presente na educação por meio de comunicações por vários canais e diversas linguagens. Com isso conseguimos um contato eficaz entre escola, professores e alunos no ambiente virtual de ensino.
04. Elabore um texto (mínimo 5 e máximo 10 linhas), comentando sobre o papel do professor na educação utilizando tecnologias digitais, e explicando o que para você seria o maior desafio para os educadores lidarem com essa nova “era digital”. (0,75)
R= O professor tem um papel importante no aprendizado dos alunos e com essa nova ferramenta que é a utilização de tecnologia na educação temos um avanço no aprendizado dos nossos alunos, com isso o professor passa a ser mediador do conhecimento nesse processo de ensino aprendizagem e com isso vamos enfrentar vários desafios nesse caminho e um desses desafios para o professor é como ele irá lidar com aquele aluno que não se interessa pela aula, como vai fazer para o aluno se motivar a estudar.
Bom Trabalho!

Outros materiais