A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Aula 4

Pré-visualização | Página 2 de 2

do projeto em si. III Para o gerenciamento adequado da drenagem urbana, é indispensável o conhecimento da área, o seu monitoramento, o planejamento e organização das ações, visando a minimização dos impactos e, principalmente, a participação e motivação da população envolvida. Podemos afirmar que são verdadeiras as afirmativas: 
		
	
	I e III.
	
	I, II e III.
	
	Apenas I.
	
	II e III. 
	
	I e II.
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Têm produzido impactos significativos na infraestrutura dos recursos hídricos:
		
	
	Apenas o aumento da população. 
	
	Acúmulo de lixo e poluição atmosférica. 
	
	Aumento da população e expansão irregular da periferia. 
	
	Crescimento urbano ordenado. 
	
	Drenagem de águas superficiais. 
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Uma estação pluviométrica X ficou inoperante durante um mês no qual uma tempestade ocorreu. As medições da tempestade em três estações vizinhas A, B e C foram, respectivamente, 47mm; 43mm e 51mm. As precipitações médias normais anuais nas estações X, A, B e C são, respectivamente, 694mm, 826mm, 752mm e 840mm. A
precipitação na estação X corresponde a:
		
	
	38,0 mm
	
	44,0 mm
	
	42,0 mm
	
	40,0 mm
	
	36,0 mm
	
Explicação: 
Estação meteorológica é onde são coletados e armazenados dados meteorológicos. Estas estações podem conter diversas variáveis climáticas de acordo com a necessidade do cliente. Depois de coletados os dados, os mesmos podem ser repassados para que seja realizada a previsão do tempo. A estação pluviométrica é uma estação meteorológica que realiza a medição de precipitação (quantidade, tipo e intensidade de chuva). 
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Em função da diversidade de infraestrutura das cidades, grandes e pequenas, sabe-se que a água para abastecimento é retirada de um manancial, distribuída para uso e retornada à fonte sem necessariamente ter um tratamento adequado. As águas são conduzidas através do sistema de esgotamento sanitário e drenagem sem o devido cuidado, gerando o chamado: 
		
	
	Ciclo Geológico.
	
	Ciclo de Contaminação.
	
	Ciclo Hídrico. 
	
	Ciclo Residual.
	
	Ciclo Biogeoquímico. 
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Considere as seguintes afirmativas: I O excesso de água aplicada na irrigação retorna aos rios por meio do escoamento superficial e subsuperficial ou vai para os depósitos subterrâneos, por percolação profunda, arrastando consigo resíduos de fertilizantes, de defensivos, de herbicidas e de outros elementos tóxicos, denominados sais solúveis. II A contaminação das águas superficiais é rápida e acontece imediatamente após a irrigação. III Após serem depositados na superfície do solo, os pesticidas podem ser transportados juntamente com a água da enxurrada, contaminando rios, lagos e minas de água. Podemos afirmar que são verdadeiras as afirmativas: 
		
	
	II e III.
	
	I, II e III.
	
	I e II.
	
	Apenas I. 
	
	I e III. 
	
	1a Questão 
	
	
	
	A Drenagem Urbana Sustentável tem uma idéia baseada em um pensamento sistêmico, no qual todos os sistemas relacionados à água, solo e meio ambiente fazem parte de um só conjunto. Podemos dizer que a drenagem urbana sustentável tem como intenção:
		
	
	levar em consideração apenas partes do ciclo hidrológico e desconsiderar a infra-estrutura das cidades.
	
	levar em consideração o ciclo hidrológico natural, através de medidas estruturais como parte do planejamento e infra-estrutura das cidades.
	
	relaciona os processos de percolação e infiltração apenas.
	
	minimizar os projetos de restauração de impactos ambientais.
	
	considera apenas a infraestrutura das pequenas cidades e do meio agrícola.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	O crescimento das comunidades populacionais tem provocado o aumento da frequência dos problemas com as cheias, pois a modificação do meio natural pela sua transformação em um ambiente urbano. Verifique abaixo qual das opções abaixo não representa um problema ocasionado pelo aumento das comunidades.
		
	
	maior permeabilidade
	
	impermeabilização de grandes áreas 
	
	menor infiltração 
	
	maior escoamento
	
	capacidade de amortecimento natural da bacia. 
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	O conjunto de medidas preventivas que tem como objetivo minimizar os riscos a que a população urbana está sujeita através do ato de escoar as águas de terrenos encharcados é denominado:
		
	
	Gabiões. 
	
	Zona de controle hídrico. 
	
	Drenagem urbana. 
	
	Escoamento. 
	
	Canais de armazenamento.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Os locais (calhas, canos, canais, rios, córregos etc) que acomodam os fluxos de água de drenagem, quando seguem repetidamente o mesmo caminho, são chamados canais de drenagem. Estes canais, quando interligados, formam necessariamente uma rede dendrítica, denominada: 
		
	
	Rede pluvial. 
	
	Rede de captação de águas residuais.
	
	Rede de drenagem. 
	
	Rede de distribuição de água. 
	
	Rede de esgoto. 
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	O conjunto de diretrizes que determina a gestão do sistema de drenagem, minimizando o impacto ambiental devido ao escoamento das águas pluviais, contemplando um plano de gestão integrada é denominado: 
		
	
	Plano estratégico. 
	
	Plano emergencial. 
	
	Plano de contenção. 
	
	Planejamento local. 
	
	Plano diretor. 
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	É um conjunto de medidas preventivas que tem como objetivo minimizar os riscos a que a população urbana está sujeita através do ato de escoar as águas de terrenos encharcados. Este conceito define:
		
	
	a infiltração no solo
	
	o escoamento superficial
	
	a lixiviação
	
	a percolação
	
	a drenagem urbana
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	O aumento da população e a expansão irregular da periferia têm produzido impactos significativos na infraestrutura dos recursos hídricos contribuindo para o fenômeno denominado de Ciclo de Contaminação. Sobre este ciclo está correto afirmar que: 
		
	
	A urbanização altera os caminhos naturais das águas das chuvas, que passam a deslocar-se por tubos e canais do sistema de drenagem de águas pluviais. 
	
	O adensamento populacional não tem relação com o aumento das cheias. 
	
	A água de abastecimento nas grandes cidades é retirada de mananciais, disponibilizada para uso e tratada antes de retornar à fonte. 
	
	A disposição de resíduos sólidos no leito dos rios não influencia na ocorrência do Ciclo de Contaminação. 
	
	A impermeabilização de solos é uma medida que ajuda a evitar cheias e inundações.
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	O crescimento das comunidades populacionais tem provocado o aumento da frequência dos problemas com as cheias, em função da impermeabilização de grandes áreas, implicando maior escoamento, menor infiltração e capacidade de amortecimento natural da bacia. O grande problema relacionado a esses fatores são as possíveis inundações. Qual das alternativas abaixo NÃO é um impacto negativo à população causado por inundação? 
		
	
	Contaminação por doenças de veiculação hídrica. 
	
	Perdas materiais. 
	
	Perdas humanas. 
	
	Interrupção da atividade econômica das áreas inundadas.
	
	Agravamento do efeito estufa.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.