Buscar

Conteúdo online aula 8 Derrocada da URSS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conteúdo online aula 8 Derrocada da URSS 
Rede Globo - Plantão que entrou no ar durante a novela Roque Santeiro, anunciando o fim da União Soviética – o Lider Gorbatchov, que ainda resistia, tinha pedido renuncia. Exibido no dia 25 de Dezembro de 1991.
Durante a década de 1980, ficou nítido o atraso econômico da União Soviética em relação aos países ocidentais. Nessa década, o modelo no qual toda a economia estava concentrada no estado mostrou-se insuficiente para atender às demandas sociais. A URSS fechada para os países não socialistas, não conseguiu manter-se como grande potência e continuar no páreo contra os Estados Unidos.
Com o governo de Gorbachev, a URSS começou a dar os primeiros sinais de abertura política e econômica. Porém, a política por ele aplicada não foi capaz de garantir a unidade do governo, causando descontentamento tanto no partido quanto na população.
Enquanto o mundo assistia o ruir da União Soviética, a China, que já exercia políticas de abertura de mercado e que desde cedo já havia negociado, inclusive, com os Estados Unidos, firmava-se cada vez mais no comunismo e como potência mundial.
Enquanto o mundo assistia o ruir da União Soviética, a China, que já exercia políticas de abertura de mercado e que desde cedo já havia negociado, inclusive, com os Estados Unidos, firmava-se cada vez mais no comunismo e como potência mundial.
Planos: Glasnost / Perestróica
Os dois planos foram lançados juntos no novo governo que se iniciava em 1985, de Mikhail Gorbachev, aliando transparência (Glasnost) e restauração econômica (Perestróica).
A Glasnost foi uma política que consistia em uma abertura nas discussões internas do país, um processo que acabou por intensificar a instabilidade, pois contribuiu com os conflitos étnicos e regionais já existentes. 
Dentre as medidas da Glasnost, encontramos a libertação de presos políticos, o afastamento de funcionários corruptos e a censura sobre jornais e livros foram suspensos.
A Perestróica foi política de reestruturação econômica e, para tanto, foi decidido que as tropas enviadas ao Afeganistão deveriam ser retiradas, pois havia a necessidade de baixar os custos com a defesa.
Outras medidas foram o fim do monopólio do Estado sobre alguns setores, à permissão para a abertura de empresas privadas no país, a permissão para as empresas estrangeiras atuarem na indústria de bens de consumo e no comércio varejista, o estímulo à renovação tecnológica e à competitividade entre as empresas.
As medidas foram tomadas com a intenção de diminuir a rigidez do controle do Estado soviético. Um dos pontos altos desse momento de abertura foi a quebra do monopólio partidário, o que permitiu o multipartidarismo e a instauração de eleições diretas para 1994.
Como política externa, a proposta era a desativação das armas nucleares até o ano 2000, apresentada no Fórum Internacional da Paz em Moscou. Ficou decidido também que a URSS não iria interferir nos outros países do bloco socialista.
Queda do Muro de Berlim
A conferência de Potsdam dividiu a Alemanha em quatro zonas de influência: britânica, francesa, norte-americana – capitalista e soviética - socialista.
A divisão na Alemanha criou a República Democrática Alemã (RDA) e a República Federalista Alemã (RFA).
Berlim ficava bem no centro a Alemanha Oriental e também foi dividida em quatro zonas de influência. Mesmo com a divisão, as pessoas podiam circular de Berlim ocidental para Berlim Oriental.
Berlim ocidental era uma espécie de vitrine capitalista no meio no mundo socialista. Os EUA fizeram da capital alemã o símbolo do sucesso e da felicidade capitalista, enquanto o lado oriental, sem muito apoio soviético, padecia com prédios antigos, automóveis velhos e uma precária qualidade de vida.
Essa diferença nos modelos de vida fez com que, em 1948, Stalin mandasse fechar todos os acessos terrestres de Berlim para a Alemanha ocidental.
O Muro de Berlim foi construído em 13 de agosto de 1961 como medida tomada pela República Democrática Alemã (RDA) para separar o lado socialista do capitalista.
Ele circundava toda a Alemanha Ocidental, uma barreira física de divisão entre o capitalismo e o socialismo.
Além do muro de 2,40m, havia cercas, armadilhas e torres de guarda com soldados prontos a atirar em qualquer pessoa que tentasse passar para o outro lado.
A queda do muro de Berlim, que se tornou um dos marcos do final da Guerra Fria, foi um acontecimento espontâneo, não dependeu de nenhuma ordem direta do governo.
Após o anúncio do governo da Alemanha Oriental que dava permissão para visitar o lado ocidental, Em 9 de novembro de 1989, uma multidão de alemães saía para encontrar o outro lado do muro. 
Logo partes dele fora destruído abrindo espaço para, em menos de um ano, exatamente em 3 de outubro de 1990, a Alemanha celebrasse sua reunificação.
Fim da URSS
Desde a queda de Stálin, a União Soviética já passava por grandes mudanças que iniciaram a descentralização política. Os governos seguintes presenciaram a denúncia e a condenação de práticas stalinistas. Viram que o fechamento da URSS para as nações não socialistas provocavam um atraso na economia do país e os enormes gastos obtidos com a corrida armamentista da Guerra Fria.
A diminuição do investimento interno, acabou contribuindo para que parte da sociedade começasse a perceber o início da ruína do sistema.
Em 1985, Gorbachev assume e começa a dar sinais para o fim da Guerra Fria, porém suas ideias e práticas inovadoras (Perestróica e Glasnost) não impulsionam a economia conforme o esperado, além de gerar uma cisão dentro do Partido Comunista. 
Esse clima de instabilidade econômica e política abriu espaço para reclamações mais efetivas chegando ao golpe militar.
8 de dezembro de 1991, Yeltsim proclama a independência dos Estados Russos e 25 de dezembro Gobarcthov renuncia.
O caso chinês
Desde a instauração do modelo comunista em 1949, a China seguia uma linha diferente da defendida e aplicada na União Soviética. Optou pela coexistência pacífica em relação ao bloco capitalista, o que contribuiu para o corte nas relações diplomáticas com a URSS.
Assim, a China ficou em patamar de igualdade e começava a se apresentar como uma potência em ascensão.
A partir de 1971, inicia uma aproximação com os Estados Unidos. 
Com a morte de Mao Tse-Tung em 1976, os rumos da política chinesa caminharam para uma abertura ainda maior.
A direita obteve vitória e iniciaram uma perseguição aos comunistas mais radicais. O secretário geral, Deng Xiao-ping se tornou o principal dirigente da China e seu governo vai de 1976 a 1997. 
Ele promoveu diversas reformas econômicas que ficaram conhecidas como a política das Quatro Modernizações, que alcançava o setor da indústria, da agricultura, da defesa e da cultura.
Os dirigentes chineses dizem que é um socialismo de mercado. De fato, a China é hoje o país que mais cresce no mundo e seu setor privado já ultrapassa o público. Estima-se que dentro desse panorama a China, em alguns anos, se tornará a maior economia mundial.
Apesar da abertura e do crescimento econômico, a China ainda mantém a censura e a repressão como forma de controle estatal. As barbaridades cometidas podem ser exemplificadas quando jovens chineses clamavam por liberdade em 1989 e foram massacrados pelos tanques militares. Esse episódio ficou conhecido como: “O massacre da praça da paz celestial”.

Outros materiais