Buscar

CASO CLINICO HERNIA INGUINAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso clínico:
Durante as visitas aos quartos de um hospital, um enfermeiro visitou uma paciente com hérnia inguinal indireta. O enfermeiro afirmou que as hérnias inguinais indiretas são 20 vezes mais comuns em homens do que em mulheres.
Descreva como uma hérnia inguinal indireta pode ser diferenciada de uma hérnia femoral, que é mais frequente em mulheres.
Hérnia significa botão ou ruptura. Uma hérnia inguinal é uma protrusão do peritônio parietal e vísceras, ou seja , ocorrem quando o intestino é empurrado através de uma fraqueza ou rasgo para uma área da parede abdominal conhecido anatomicamente como o canal inguinal , criando uma protuberância. A hérnia inguinal indireta (congênita) , deixa a cavidade abdominal lateralmente aos vasos epigástricos inferiores e entra no anel inguinal profundo.
O anel femoral é o local habitual de origem de uma hérnia femoral, uma protrusão das vísceras abdominais através do anel femoral em direção ao canal femoral (localizado próximo à virilha e abaixo do ligamento inguinal). Uma hérnia femoral aparece como uma massa, frequentemente sensível, no trígono femoral ínfero-lateral ao tubérculo púbico. A hérnia é limitada pela veia femoral lateralmente e pela parte refletida do ligamento inguinal, o ligamento lacunar. O saco herniano comprime os conteúdos do canal femoral e distende a parede do canal. Inicialmente a hérnia é pequena porque está contida no canal femoral, mas pode aumentar, passando inferiormente através do hiato safeno em direção aos tecidos subcutâneos da coxa.
 Em resumo uma hérnia femoral aparece debaixo do ligamento inguinal e ínfero-lateral ao tubérculo púbico, enquanto uma hérnia inguinal indireta encontra-se acima do ligamento inguinal e pode entrar no escroto. As hérnias femorais são mais comuns em mulheres, enquanto as hérnias inguinais ocorrem mais comumente em homens.
A maioria das hérnias são redutíveis, significando que podem retornar ao seu lugar normal na cavidade peritoneal por meio de manipulação apropriada.
	
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hernia
	
http://www.herniaonline.com/typesofhernias/femoral.html
Qual é o motivo desse tipo de hérnia variar conforme o sexo?
Na vida intrauterina, o testículo e o ovário localizam-se dentro do abdômen, junto ao rim. Durante a vida fetal, o testículo migra dessa área intra-abdominal para a bolsa escrotal. Esse trajeto deixa um ponto fraco na parede abdominal, suscetível à formação da chamada hérnia inguinal indireta. Na mulher, o ovário migra para dentro da bacia. Por essa razão, existe hérnia inguinal indireta no homem e na mulher, mas a incidência é muito maior no sexo masculino.
Onde a protuberância da hérnia aparece nas mulheres?
A região inguinal, no homem, fica entre o pênis e a ossatura da bacia e, na mulher, entre a vulva e o osso da bacia. Assim a hérnia inguinal na mulher terá aparecimento entre a vulva e o osso da bacia. Se a hérnia indireta persiste no processo vaginal, ele forma uma pequena bolsa peritoneal, o canal de Nuck, no canal inguinal, formando uma hérnia inguinal indireta e uma protuberância no lábio maior.
Referências
MOORE, Keith L.; DALLEY II, Arthur F. AGUR, Anne M. R. Anatomia orientada para a clínica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
< http://www.rossol.com.br/patologias.php?id=330> Dr Alessandro Rossol
< http://drauziovarella.com.br/letras/h/hernia-inguinal/> Dr Drauzio
< http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hernia> Minha vida
< http://www.herniaonline.com/typesofhernias/inguinal.html> Hernia on line
< http://www.amemd.com.br/site/amemd/Article/Article.aspx?key=b316d639-e686-4a9e- a3bc-65a9f54200f9> Associação dos médicos do Hospital mão de Deus
< http://www.alert-online.com/br/medical-guide/hernia-femoral> Sience 1999

Continue navegando