Buscar

TCC PROJETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional 
Nome: Maria Velani Ferreira da Silva 
RU: 1139672
1 Tema	Comment by Melissa Bier: Formatação de título e subtítulo não corrigida. 
Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular infantil
1.1 Delimitações do tema
 Os deficientes auditivos e docentes encontram dificuldades para essa inclusão na instituição.	Comment by Melissa Bier: Delimitação do tema não é explicativa e sim um tema detalhado. 
2 Problematização
Mas qual seriam a recepção e concepção dos inúmeros alunos incluídos no ensino regular infantil se a inclusão não é integração, pois é o despreparo do profissional da área educacional que está sendo mais um motivo explicito para a exclusão, o que fazer para inovar e mudar diante do fato da inclusão? 
3 Justificativa	Comment by Melissa Bier: Motivos que levaram a escolha do tema e relevância do estudo não apresentados.
A inclusão de alunos com Deficiência Auditiva é um assunto bastante discutido no âmbito educacional. O aluno precisa ser incluído verdadeiramente para que ocorra uma aprendizagem eficaz. O que ocorre de fato é que há professores mal preparados, o desconhecimento de conteúdos e metodologias dos profissionais ocasiona a exclusão.
4 Objetivos
4.1 Objetivo Geral	Comment by Melissa Bier: Singular, apenas um. 
Identificar condições e possibilidades de participação de atividades escolares. 
Estudar e buscar o entendimento do processo de Inclusão.
4.2 Objetivos Específicos
Analisar a inclusão de forma eficaz;
Identificar concepções que norteiam a importância da inclusão de alunos surdos. 
Caracterizar situações norteadoras para mudanças que acentuam a inclusão
5 Fundamentações Teórica
Segundo Boneti já encontramos dificuldades em todos os contextos (social,humano,cultural,e político). Precisamos muito do apoio e profissionalismo dos órgãos que assim, assumiram a condição da inclusão e não promover somente a inclusão do deficiente.	Comment by Melissa Bier: Tópico não se inicia com citação. Inserir pensamento reflexivo pessoal de introdução do assunto abordado.	Comment by Melissa Bier: Sempre que apresentado um autor, deve estar seguido do ano de publicação. Em caso de citação direta, inserir também a página.	Comment by Melissa Bier: Linguagem impessoal em todo o texto. Escrito deve ser redigido utilizando norma culta da língua portuguesa. Revisar.
“A exclusão social se manifesta no contexto social (pela fragilidade que se estabelece no contexto das relações humanas);no contexto cultural pela estigmação simbólica e o descaso pelas representações sociais; no contexto humano pelo descaso á pessoa quando sem uma função social; no contexto político pelo desrespeito aos direitos fundamentais.”.	Comment by Melissa Bier: Citação direta?Citação direta acima de 3 linhas, verificar formatação correta.
A diferença entre integração e inclusão, onde mudar para não haver transformações irreais e sim promover a realidade produtiva como diz Mantoan,1997.	Comment by Melissa Bier: Parágrafos não possuem 1,2,3, linhas. Unificar alguns parágrafos ou desenvolver linguagem dialógica. Corrigir todo o texto. 	Comment by Melissa Bier: Entre parêntesis. 
“A Integração traz consigo a ideia de que a pessoa com deficiência deve modificar-se segundo os padrões vigentes na sociedade, para que possa fazer parte dela de maneira produtiva e, consequentemente, ser aceita”. “Já a inclusão traz o conceito de que é preciso haver modificações na sociedade para que esta seja capaz de receber todos os segmentos que dela foram excluídos, entrando assim em um processo de constante dinamismo político social”. (Mantoan, 1997 p.76).	Comment by Melissa Bier: Dentro do parêntesis, autor em caixa alta. 
Como a designação de alunos especiais está equivocada, pois temos alunos com necessidades educacionais especiais, conforme ditado por Carvalho,2000,p17.	Comment by Melissa Bier: Entre parêntesis. 	Comment by Melissa Bier: Indicação de pagina somente em caso de citação direta. É citação direta? Indicar com aspas onde inicia e onde encerra a fala do autor. Citação acima de 3 linhas possui formatação diferenciada. Verificar normas.
“Especiais devem ser as alternativas que a escola precisa organizar, para que qualquer aluno tenha sucesso; especiais são os procedimentos de ensino; especiais são as estratégias que a prática pedagógica deve assumir para remover barreiras para a aprendizagem. Com este enfoque temos procurado pensar no especial da educação, parecendo-nos mais recomendável do que atribuir esta característica ao alunado.”	Comment by Melissa Bier: Citação direta?Citação direta acima de 3 linhas, verificar formatação correta.
Como um professor pode diagnosticar á didática e avaliação dentro do seu plano pedagógico, sem as devidas orientações e realizações de aperfeiçoamento, para que esse profissional consiga realizar á inclusão sem prejudicar seus alunos sem ou com deficiência, diante de uma expectativa que poderá ser negativa ou positiva na realidade desses alunos ,desde a sua iniciação escolar. Conforme Cubero nos cita:
“A conduta do professor em relação ao aluno será determinante para o autoconceito da criança, pois os sentimentos que um aluno tem sobre si mesmo dependem, em grande parte dos componentes que percebe que o professor mantém em relação a ela. Uma atitude continuada e consistente de alta expectativa sobre o êxito de um aluno potencializa sua confiança em si mesmo, reduz a ansiedade diante do fracasso e facilita resultados acadêmicos positivos.”(Cubero, Moreno,1995,p.255.)	Comment by Melissa Bier: Citação direta acima de 3 linhas, verificar formatação correta.
Ignoramos que o deficiente auditivo é o que mais sofre por não ter uma deficiência aparente, ate seu professor ver sua dificuldade e a interação com seu colegas de sala, é que se dá conta da deficiência, e onde o aluno tem sua condição e acarretando a sua defasagem como aluno. Assim nos explica Fernandes.
“Surdez leve ou moderada, via de regra, comunicam-se utilizando a linguagem oral e desenvolvem relativo domínio português. No entanto, a perda auditiva pode impedir a perfeita percepção dos fonemas das palavras podendo causar problemas na compreensão do que é dito. Em ultima analise, essa dificuldade poderá se refletir na escrita, ocasionando problemas no processo de alfabetização/letramento”. (Fernandes, 2003 op. Cit., p.3).	Comment by Melissa Bier: Citação direta acima de 3 linhas, verificar formatação correta.
6 Metodologia	Comment by Melissa Bier: Embasamento teórico sobre tipo de pesquisa não apresentado. 
O trabalho é baseado em pesquisa bibliográfico, leitura e pesquisa de autores que possivelmente contribuíram com um processo pedagógicos e inovador no conteúdo didático, colocando em questão as satisfações e estruturas que almejam nossos professores, que ao lidar com essa situação de inclusão e principalmente alunos que se encontram com deficiência auditiva, sendo mais visual a sua didática, procuramos esclarecer fatos que significam um altruísmo á educação. Observando que o aluno lhe diz, como no campo visual deste e mímicas, como a condição gestual figura em livros e revistas, quadros e outros. Podendo ampliar cada vez mais o horizonte desses alunos.
Referencias:	Comment by Melissa Bier: Nas referências, só podem ser apresentados autores que estão identificados no texto, em forma de citação, direta ou indireta. Se o autor não se encontra no texto, não pode estar nas referências.
FERNANDES, Sueli. Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva: Educação de Surdos. 20. ed. Curitiba: Ibpex, 2007. 159 p.	Comment by Melissa Bier: Remover espaçamento entre linhas, espaço somente entre uma referência e outra.Espaçamento duplo ou dois espaços simples entre as referências.
Fernandes,2003.op. Cit. P.3.
Buccio, Maria Isabel. Buccio, Pedro Agostinho. Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva: Educação Especial: uma historia em construção. Ed. Curitiba: Ibpex, 2008.99 p.	Comment by Melissa Bier: Autores em caixa alta. 
Boneti,2003Comment by Melissa Bier: Referência incompleta. 
Mantoan1997
Ziliotto,Gisele Sotta.Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva: Fundamentos psicológicos e biológicos de necessidades especiais. ed. Curitiba: Ibpex, 2015.100 p.
Carvalho, 2000,p. 17.	Comment by Melissa Bier: Referência incompleta. 
Cubro, Moreno,1995, p.255.
.

Outros materiais