Buscar

PIM VII e VIII

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
SEPI- SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO
	
Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM VII e VIII)
CASA NACIONAL ALIMENTOS LTDA
Marabá 
2014
KÁCIA VIVIANE FERREIRA DA SILVA
Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM VII e VIII)
CASA NACIONAL ALIMENTOS LTDA
Marabá-PA
2014
RESUMO 
KÁCIAVIVIANE FERREIRA DA SILVA – CASA NACIONAL ALIMENTOS LTDA. Marabá - PA, 2014
Uma empresa que atua no ramo de ATACADO fornece a visão estratégica da distribuição dos produtos. Proporciona aos Clientes o elo entre vários produtos promocionais e selecionados. 
Com o desenvolvimento da empresa esta passou a dar grande importância a gestão de recursos humanos. Pois toda empresa só se torna uma grande empresa se prezar pelos seus indispensáveis recursos que são humanos, materiais e financeiros e estes por sua vez devem ser bem gerenciados. E para isto carece de pessoas muito bem preparadas profissionalmente.
Utilizamos a expressão Recursos humanos desde a década de 1996, para designar, no campo da Administração que trata dos problemas de pessoal, de qualquer agrupamento humano organizado, como um dos componentes de todo uma gama de recursos físicos, tecnológicos, econômicos e outros.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................5
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO........................................................6
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO.........................................................................................8
SISTEMA PARA OPERAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS .................9
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.....................................................................................12
SAUDE E SEGURANÇA NO TRABALHO...........................................................................................14
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO............................................15
CONCLUSÃO
REFERENCIAIS BIBLIOGRAFICOS
INTRODUÇÃO
No passado e ainda em nossos dias teve várias denominações: Administração de pessoal, Relações Industriais e Relações Humanas. Podemos definir RH como conjunto de princípios, estratégias e técnicas que visa humano de qualquer organização, seja ela pequena, grande, pública ou privada. Recursos Humanos são uma atividade tão antiga quanto o homem e seus agrupamentos, desde os estágios rudimentares da coleta de frutas, caça, pesca agricultura e criação de animais. O estilo de ação teve lugar, principalmente, no cenário das atividades de administração relacionadas com a ação política, militar, que predominou da Antiguidade até o século XVIII, com a Revolução Industrial, provocando o surgimento do capitalismo industrial, onde o RH passa a ter marcante presença no mundo empresarial privado. Desde a antiguidade notamos a presença da ação ordenadora, autoritarismo na administração das cidades, e reinos, na condução dos exércitos, nas grandes obras de irrigação e construção na economia. Na versão moderna, essa realidade é vista ainda pelas manifestações autoritárias e tecnocráticas no mundo da administração pública, chamada Administração Científica.
Portanto CASA NACIONAL ALIMENTOS LTDA, que atua no ramo de Atacadista de gêneros alimentícios esta cada dia mais atenta ao desenvolvimento social das cidades e região de atuação, sempre agindo com pessoal qualificado para prestar satisfatório atendimento a sua clientela, fornecedores e colaboradores e a sua preocupação e crescer organizadamente
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
 O processo planejamento estratégico é uma maneira de formalizar a definição das estratégias, envolvendo toda a empresa no processo. O processo é uma oportunidade da empresa de fazer uma análise detalhada da empresa e do mercado, incluindo seus corretores. Através desta analise, a empresa terá possibilidade de conhecer seus pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças presentes no ambiente. Com esses dados, a empresa pode não só redefinir ou ajustar seus objetivos e estratégias para que consiga realizá-las.
Existem três Níveis Hierárquicos
Nível estratégico
Nível tático
Nível operacional
Existem três tipos de planejamento
Planejamento estratégico 
Planejamento Tático
Planejamento Operacional
 O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações na atualidade. Constitui uma das mais importantes funções administrativas e é através dele que o gestor e sua equipe estabelecem os parâmetros que vão direcionar a organização da empresa, a condução da liderança, assim como o controle das atividades.
 Toda empresa possui uma estratégia, mesmo que não explicita, para tingir seus objetivos. Essas estratégias podem variar de setor e de organização, mas todas elas possuem uma finalidade similar, que é o planejamento coerente dos fatos para que sua empresa possa ter um rendimento sustentável e otimizado. 
 O planejamento não deve ser comparado ou até mesmo confundido com previsões, ou resoluções de problemas, pois o planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pela empresa, pressupondo a necessidade dos componentes individuais e da organização, para então ocorrer a implementação da empresa.
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
 A negociação está presente nas situações mais comuns de nossas vidas.
Negocia-se nos relacionamentos sociais, em clubes, com prestadores de serviços, nos condomínios, etc. Nestes ambientes, são encontrados os mais diversos tipos de situações que requerem, em todos os momentos, que as pessoas realizem negociações.
 Podemos afirmar que através da negociação é que se obtém o devido
Sucesso nas relações. Com ela, tornamo-nos capazes de ouvir melhor o outro,
Compreendê-lo, respeitá-lo, interpretar melhor as suas necessidades e suas
Limitações, encontrar arranjos mutuamente satisfatórios e, com isto, poder realizar a busca do bem comum para que tenhamos uma sociedade mais justa.
 Negociar é uma arte. Requer sensibilidade, criatividade, assertividade,
Capacidade de análise, compreensão de relações às vezes muito complexas.
A negociação é uma troca de valores. Estamos sempre
Aprimorando as nossas qualidades para nos tornarmos bons negociadores.
.
SISTEMAS PARA OPERAÇÕES DE RECURSOS HUMANOS
 A CASA NACIONAL AMILMENTOS LTDA destacou as três principais áreas do RH (RH, Treinamento e Recrutamento) e estas são ligadas diretamente a Diretoria e que o Departamento De Pessoal (a parte burocrática da dmisão, demissão, confecção da folha de pagamento e demissão, além das relações trabalhistas) estas ligadas à gerencia. Isso nos mostra claramente a adequação da empresa a nova era da gestão de pessoas, onde a integração com os setores se faz imperativa e indispensável às empresas que buscam seus resultados satisfatórios.
Programa Jovem Aprendiz
Forma de Recrutamento - Interno, Externo e Misto
 A CASA NACIONAL ALIMIMENTOS LTDA contrata mediante contrato de experiência de 45 dias, podendo ser prorrogado por mais 45 dias, totalizando o Maximo permitido pela lei, 90 dias. Após todos os registros a CTPS é devolvida no prazo de 48h ao contratado mediante a assinatura no termo de entrega da CTPS.
 A duração normal de trabalho dos empregados da CASA NACIONAL ALIMENTOS é de 8 horas diárias, observando o máximo de 44 horas semanais e respeitadas as execuções estabelecidas em lei.
 Após cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado adquirirá direto a férias, de acordo com as disposições trabalhistas e regulamentares vigentes. As férias serão gozadas, obrigatoriamente, no decorrer dos 12 meses subseqüentes à data de aquisição do direto.
 Para o desligamento do empregado, todas as anotações na CTPS serão feitas e o exame demissional para fim da ASO solicitado mesmo que o exame periódico tenha sido feito há menos de 90 dias. Oaviso prévio é indenizado sempre. As verbas rescisórias são pagas conforme se estipula a lei. O TRCT e o formulário para requerimento do SDE são confeccionados e entregues ao trabalho no momento da homologação (quando for o caso) ou no momento da quitação das verbas. 
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
 A CASA NACIONAL ALIMENTOS LTDA é uma empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável dos negócios. Tem como premissas determinantes para sua atuação em todos os mercados onde atua a constante evolução econômica, o incansável cuidado com o meio ambiente e o respeito por todos os públicos com os quais se relaciona.
 Só assim pode continuar a trilha o caminho das empresas de classe mundial, cujo desenvolvimento dos negócios caminha lado a lado com a conduta responsável e está aos valores de sustentabilidade, que abrange o tripé de sustentabilidade que consiste na relação conjunta e interdependente dos aspectos econômicos, ambientais e sociais da empresa. Estes critérios integram todos os processos de tomada de decisão da casa nacional alimentos.
 Continuar e crescer são diários de perenidade e resultados que só a geração consistente de valor pode assegurar. A diferença do desenvolvimento sustentável em gerar valor com respeito aos interesses dos diversos públicos que se relaciona com a empresa.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
 Segurança no trabalho- É o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes.
 A saúde e segurança do empregado são ameaçadas a todo o momento pelas condições inadequadas de trabalho, que geram um elevado número de acidentes, lesões, distúrbios e intoxicações, fazendo do nosso país um dos campeões mundiais de acidentes de trabalho.
 As causas dos acidentes de trabalho nas organizações estão diretamente relacionadas aos problemas pessoais e íntimos do colaborador, influenciando seu comportamento e trazendo como conseqüência:
Problemas sociais e psicológicos;
Depressão, Tensão, Estresse;
Conflitos e Brigas familiares;
Dificuldades de adaptação às transformações e mudanças;
Utilização de substancias tóxica;
Alcoolismo etc. 
 As doenças relacionadas ao estresse e à fadiga física e mental são as que mais afetam a saúde ocupacional do colaborador.
 Então podemos entender que as organizações precisam constantemente ofertar para seus colaboradores algumas atividades destinadas à qualidade de vida destes, tais como academia, ginástica laboral, cinema nos horários de intervalo e palestras sobre temas diversos de qualidade de vida que, com certeza, melhoram a sua vida profissional.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
 O mercado de trabalho é um meio dinâmico e esta em constante processo de mudança, cada vez mais competitivo e desafiador para as organizações. Toda competitividade e mutabilidade exigem que as empresas tenham em seu quatro de funcionários profissionais mais habilidosos e capacitados para enfrentar os desafios impostos pelo mercado.
 Para Milkovinch e Boudreu Treinamento é um processo que promove a aquisição de habilidades conceitos ou atitudes, melhorando a adequação das características dos funcionários as exigências do seu cargo. 
 Para Milkovinch e Boudreu Desenvolvimento é um processo em longo prazo, de aperfeiçoamento das capacidades dos funcionários com o objetivo de torná-los membros valiosos para a organização. 
 Enfim, Treinamento e Desenvolvimento não devem ser vistos apenas como um custo, mais como uma forma de garantir seu espaço no mercado através da produtividade de profissionais capacitados que desempenha suas funções com excelência.
CONCLUSÃO
 Concluímos ao desenvolver este trabalho que a empresa citada nasceu para crescer e satisfazer os seus clientes, além de deixar os clientes mais seguros no uso dos produtos. Ela tem como papel fundamental sua equipe que ajuda na divulgação dos seus produtos no mercado, com desenvolvimento nos negócios olhando a companhia como um todo. E atende seus clientes com competência, descrição, cortesia, responsabilidade para a satisfação dos mesmos, assim fazendo a diferença em seu mercado. A mesma é composta por pessoas com ótimas habilidades técnicas, todas interessadas em um objetivo único e motivadas para alcançar todos.
REFERENCIAIS BIBLIOGRAFICOS
Material Didático da UNIP
E Conhecimentos adquiridos e Buscas feitas
Empresa Criada Por: Kácia Viviane Ferreira Da Silva.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes