Buscar

Política Nacional de Meio Ambiente no Brasil

Prévia do material em texto

Aula 2
	
		
	
		1.
		A adesão do Brasil aos acordos ambientais multilaterais das primeiras décadas do século XX, praticamente não gerou nenhuma repercussão digna de nota na ordem interna do país. Tomando como critério a eficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de 1930 como início de uma política ambiental efetiva (Barbieri, 2010). Dentre as iniciativas governamentais importantes desse período foi a criação do_______________________________, o primeiro Parque do Brasil.
	
	
	
	Parque Nacional do Caparaó
	
	
	Parque Nacional da Chapada Diamantina
	
	
	Parque Nacional da Tijuca
	
	
	Parque Nacional de Itatiaia
	
	
	Parque Nacional de Ilha Grande
	
Explicação:
A adesão do Brasil aos acordos ambientais multilaterais das primeiras décadas do século XX, praticamente não gerou nenhuma repercussão digna de nota na ordem interna do país. Tomando como critério a eficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de 1930 como início de uma política ambiental efetiva (Barbieri, 2010). Outras iniciativas governamentais importantes desse período foram: criação do Parque nacional de Itatiaia, o primeiro do Brasil e a organização do patrimônio histórico e artístico nacional.
	
	
	
	
		
	
		2.
		A Lei nº 6.938-81 que institui a Política Nacional de Meio Ambiente, necessita de dispositivos jurídicos para implementar efetivamente seus princípios. Dentre eles destacam-se o zoneamento ambiental, o EIA/RIMA e o Licenciamento que são denominados de:
	
	
	
	Gestão compartilhada
	
	
	Instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente
	
	
	Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL)
	
	
	Análise de ciclo de vida
	
	
	Pilares da SUSTENTABILIDADE
	
	
	
	
		
	
		3.
		Os objetivos da Política Nacional de Meio Ambiente estão dispostos no artigo 4º. (Lei n. 6.938/81). Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO diz respeito a essa lei?
	
	
	
	A compatibilização do desenvolvimento econômico-social coma preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico;
	
	
	Ao desenvolvimento de pesquisa e de tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais;
	
	
	À definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
	
	
	A formulação e execução da política de sangue (parentesco) e seus derivados;
	
	
	Ao estabelecimento de critérios e padrões da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais;
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Assinale a questão que não faz parte dos Princípios da PNMA (Política Nacional de Meio Ambiente):
	
	
	
	Proteção dos ecossistemas
	
	
	Planejamento e fiscalização do uso dos recursos naturais
	
	
	Racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar
	
	
	Degradação do solo
	
	
	Recuperação de áreas degradadas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Os avanços tecnológicos tem sido a mola mestra a promover o progresso econômico. Contudo, existe uma contraparte deste processo, que se refere a grande quantidade de resíduos produzidos, seja no âmbito de produção da industrial, seja no âmbito do consumo. Como resultado dos exageros cometidos que podem ser vistos nos níveis elevados de poluição, o Estado tem respondido com várias ações, entre estas se destacam a Política Ambiental que pode ser definida como :
	
	
	
	o conjunto de leis que busca motivar as empresas a investirem em tecnologias limpas.
	
	
	o conjunto de objetivos que permite que o governo possa estimular as organizações do terceiro setor a se qualificar melhor e, desta forma, atuar junto as empresas para que adotem processos ecologicamente corretas.
	
	
	o conjunto de leis que busca promover o desenvolvimento econômico e social, mas sempre observando o uso de matérias-primas e insumos de origem verde.
	
	
	o conjunto de leis que orienta as ações a forma como o governo deve agir para estimular o setor privado a investir mais forte em tecnologias limpas.
	
	
	o conjunto de metas e instrumentos que visam reduzir os impactos negativos da ação antrópica - aquelas resultantes da ação humana - sobre o Meio Ambiente.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		(I) A atual Constituição da República Federativa Brasileira, de 1988, dedicou o capítulo VI, art. 225, ao Meio Ambiente. (II) Estendendo a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. (III) Impondo exclusivamente ao Poder Público o dever de defendê-lo e preservá-lo para as futuras gerações. Com base no exposto nas sentenças acima, indique a alternativa correta:
	
	
	
	As três sentenças estão erradas.
	
	
	As sentenças I e III estão corretas e a sentença II errada.
	
	
	As sentenças II e III estão corretas e a sentença I errada.
	
	
	As sentenças I e II estão corretas e a sentença III errada.
	
	
	As três sentenças estão corretas.
	
	
	
	
		
	
		7.
		A educação ambiental em todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação, é um dos princípios da(o):
	
	
	
	Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
	
	
	Responsabilidade ambiental civil
	
	
	Política Nacional do Meio Ambiente
	
	
	Lei de Crimes Ambientais
	
	
	Sistema Nacional do Meio Ambiente
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Dentre os objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente, assinale a resposta incorreta:
	
	
	
	Ao desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais
	
	
	Ao estabelecimento de critérios e padrões da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais
	
	
	Á imposição, ao poluidor e ao predador da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados, e ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos
	
	
	Á preservação e restauração dos recursos ambientais com vistas à sua utilização racional
	
	
	A compatibilização do desenvolvimento econômico-político e tecnológico com a preservação da qualidade do meio ambiente e do desequilíbrio ecológico
	
		
	
		1.
		A Lei 6.938/81 instituiu o (a) _____________________________responsável pela proteção e melhoria do ambiente e constituído por órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
	
	
	
	Lei de Crimes Ambientais
	
	
	Estudo de Impacto Ambiental (EIA)
	
	
	Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA)
	
	
	Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)
	
	
	Política Nacional do Meio Ambiente
	
Explicação:
Segundo o Art. 6º da Lei 6938/81 os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental, constituirão o Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Dentro da estrutura da Politica Nacional do Meio Ambiente possui competência consultiva e deliberativa:
	
	
	
	ICM-BIO
	
	
	CONAMA
	
	
	ÓRGÃOS ESTADUAIS
	
	
	IBAMA
	
	
	MMA
	
Explicação:
Segundo o Art. 6º da Lei 6938/81 o órgão consultivo e deliberativo do SISNAMAé o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO diz respeito aos objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente?
	
	
	
	Incentivar o desenvolvimento econômico-social, mesmo que afete e degrade a qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico
	
	
	Desenvolver pesquisas e tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais
	
	
	Impor, ao poluidor e ao predador da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados, e ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos
	
	
	Estabelecer de critérios e padrões da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais
	
	
	Preservar e restaurar os recursos ambientais, com vistas à sua utilização racional e disponibilidade permanente, concorrendo para a manutenção do equilíbrio ecológico propício à vida
	
Explicação:
Segundo o Art 4º da Lei 6938/81 a Política Nacional do Meio Ambiente tem como objetivos: a compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico; a definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios; o estabelecimento de critérios e padrões de qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais; o desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais; a difusão de tecnologias de manejo do meio ambiente, à divulgação de dados e informações ambientais e à formação de uma consciência pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico; a preservação e restauração dos recursos ambientais com vistas à sua utilização racional e disponibilidade permanente, concorrendo para a manutenção do equilíbrio ecológico propício à vida; a imposição, ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		O Sistema Nacional do Meio Ambiente - Sisnama foi instituído pela Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentada pelo Decreto no 99.274, de 06 de junho de 1990, sendo constituído pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e pelas Fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental. Relacione as instâncias de atuação do Sisnama com os respectivos órgãos de sua estrutura. I - Conselho de Governo II - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ¿ Ibama III - Ministério do Meio Ambiente ¿ MMA IV - Conselho Nacional do Meio Ambiente ¿ Conama P - órgão central Q - órgão consultivo e deliberativo R - órgão superior S - órgão mediador T - órgão executor
	
	
	
	I ¿ T , II ¿ P , III ¿ Q , IV ¿ S
	
	
	I ¿ S , II ¿ R , III ¿ T , IV ¿ P
	
	
	I ¿ P , II ¿ Q , III ¿ R , IV ¿ T
	
	
	I ¿ Q , II ¿ S , III ¿ P , IV ¿ R
	
	
	I ¿ R , II ¿ T , III ¿ P , IV ¿ Q
	
Explicação:
Segundo o Art. 6º da Lei 6938/81 os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental, constituirão o Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, assim estruturado: I - órgão superior: o Conselho de Governo, com a função de assessorar o Presidente da República na formulação da política nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais; II - órgão consultivo e deliberativo: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida; III - órgão central: a Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República, com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como órgão federal, a política nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente; IV - órgãos executores: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes, com a finalidade de executar e fazer executar a política e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente, de acordo com as respectivas competências; V - Órgãos Seccionais: os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades capazes de provocar a degradação ambiental; VI - Órgãos Locais: os órgãos ou entidades municipais, responsáveis pelo controle e fiscalização dessas atividades, nas suas respectivas jurisdições;                        
	
	
	
	
		
	
		5.
		A Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981 aborda:
	
	
	
	A Política Nacional do Meio Ambiente
	
	
	Sobre responsabilidade civil e criminal
	
	
	O parcelamento do solo urbano
	
	
	Sobre medidas de prevenção da poluição industrial
	
	
	A criação de estações ecológicas
	
Explicação:
A Lei 6938/81 dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		A educação ambiental em todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação, é um dos princípios da(o):
	
	
	
	Responsabilidade ambiental civil
	
	
	Sistema Nacional do Meio Ambiente
	
	
	Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
	
	
	Política Nacional do Meio Ambiente
	
	
	Lei de Crimes Ambientais
	
Explicação:
Segundo o Art 2º da Lei 6938/81 a Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princípios: ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo; racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar; planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais; proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas; controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras; incentivos ao estudo e à pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e a proteção dos recursos ambientais; acompanhamento do estado da qualidade ambiental; recuperação de áreas degradadas; proteção de áreas ameaçadas de degradação; educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Dentre osobjetivos da Política Nacional do Meio Ambiente, assinale a resposta incorreta:
	
	
	
	Ao estabelecimento de critérios e padrões da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais
	
	
	A compatibilização do desenvolvimento econômico-político e tecnológico com a preservação da qualidade do meio ambiente e do desequilíbrio ecológico
	
	
	Á preservação e restauração dos recursos ambientais com vistas à sua utilização racional
	
	
	Á imposição, ao poluidor e ao predador da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados, e ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos
	
	
	Ao desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais
	
Explicação:
	Segundo o Art 4º da Lei 6938/81 a Política Nacional do Meio Ambiente tem como objetivos: a compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico; a definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios; o estabelecimento de critérios e padrões de qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais; o desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais; a difusão de tecnologias de manejo do meio ambiente, à divulgação de dados e informações ambientais e à formação de uma consciência pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico; a preservação e restauração dos recursos ambientais com vistas à sua utilização racional e disponibilidade permanente, concorrendo para a manutenção do equilíbrio ecológico propício à vida; a imposição, ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		(I) A atual Constituição da República Federativa Brasileira, de 1988, dedicou o capítulo VI, art. 225, ao Meio Ambiente. (II) Estendendo a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. (III) Impondo exclusivamente ao Poder Público o dever de defendê-lo e preservá-lo para as futuras gerações. Com base no exposto nas sentenças acima, indique a alternativa correta:
	
	
	
	As três sentenças estão corretas.
	
	
	As sentenças I e III estão corretas e a sentença II errada.
	
	
	As sentenças II e III estão corretas e a sentença I errada.
	
	
	As três sentenças estão erradas.
	
	
	As sentenças I e II estão corretas e a sentença III errada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes