A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL Espaço, sociedade e natureza   ELETIVA NOTA 80

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Espaço, sociedade e natureza - ELETIVA
Leia o texto a seguir:
Sauer e Pinto, autores do livro-base da disciplina, mencionam a pré-história da sociedade e, por conseguinte, suas relações com a estrutura do processo evolutivo do ser humano e das sociedades, categorizada por Faladori em três níveis de relações.
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
Considerando o texto e o livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, esses três níveis de relações ligadas ao processo evolutivo do ser humano e das sociedades são:
 
A	As relações internacionais, as relações com os mapas, as relações interpessoais.
 
B	As relações abióticas, as relações com os demais seres vivos, as relações sociais.
 
C	As relações sociais, as relações com os mapas, as relações com as navegações.
 
D	As relações interurbanas, as relações intermunicipais, as relações internacionais.
 
E	As relações com os demais seres vivos, as relações intermunicipais, as relações urbanas.
Questão 2/5 - Espaço, sociedade e natureza - ELETIVA
Leia o fragmento do texto:
“Pode ser assim empregada como uma referência associada à localização e a limites mais ou menos habituais atribuídos à diversidade espacial [...], como referência a um conjunto de área onde há o domínio de determinadas características que distingue aquela área das demais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIEIRA, N. R. Conceito de região e o ensino de geografia: desencontros entre o saber escolar e o saber acadêmico. Revista Formação, v.1, n.20, 2013, p. 4 <http://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/viewFile/2301/2317>. Acesso em 19 de jun.2018.
Conforme o fragmento de texto e o livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de região:
 
A	Dimensão da existência que se manifesta por meio do cotidiano compartilhado com as mais diversas pessoas.
 
B	Inter-relação dinâmica entre as escalas local, regional, nacional e global.
 
C	Trata-se do lugar em que desembocam todas as ações, as paixões, os poderes, as forças e as fraquezas.
 
D	Porção de espaço com características comuns entre si, determinada por aspectos físicos ou naturais, como o clima, topografia ou a cobertura vegetal. 
 
E	É o conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza.
Questão 3/5 - Espaço, sociedade e natureza - ELETIVA
Leia a citação: 
“[...] intelectual, estudioso do espaço e do tempo, [Milton Santos] compreendeu, em seu tempo, o espaço como produção do homem na relação com a totalidade da natureza e por meio da técnica; técnica esta que corresponde a um tempo determinado pela produção dos homens. Milton Santos fez-se presente em vários dos grandes embates intelectuais da última metade do século passado e tem sido muito citado em inúmeros trabalhos acadêmicos relacionados com a urbanização brasileira, espaço e globalização, meio técnico-científico informacional, redes etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAQUET, Marcos Aurelio; SILVA, Sueli Santos da. Milton Santos: concepções de geografia, espaço e território. Geo UERJ, ano 10, v.2, n.18, p. 24-42, 2º semestre de 2008, p. 29 
A partir da noção de espaço como um conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações, podemos reconhecer suas categorias analíticas internas. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, entre os conceitos geográficos norteadores da análise geográfica, temos:
 
A	Espaço geográfico, paisagem e território.
 
B	Espaço, cultura e lazer.
 
C	Paisagem, meio ambiente e agroindustrialização.
 
D	Demografia, cartografia e geotecnologias.
 
E	Cultura e percepção.
Questão 4/5 - Espaço, sociedade e natureza - ELETIVA
Leia o fragmento de texto abaixo:
“O processo de internacionalização da economia brasileira tem revelado, então, que o desenvolvimento do capitalismo na agricultura em nossos dias está marcado, sobretudo, pela sua industrialização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, A. U. Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 1999, p. 77.
Conforme o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre a industrialização da agricultura, é correto afirmar que:
 
A	há uma articulação efetiva entre indústria e agricultura e ampliação do trabalho assalariado no campo.
 
B	a industrialização diz respeito a formas arcaicas de produção, que fixam o homem no campo.
 
C	a industrialização refere-se ao modo de produção no meio urbano, não diz respeito às formas de produção rurais.
 
D	a industrialização se dá por meio de cooperativas rurais, responsáveis pela revolução tecnológica no campo.
 
E	essa industrialização revela o processo igualitário do capitalismo ao reduzir as desigualdades entre proprietários e trabalhadores.
Questão 5/5 - Espaço, sociedade e natureza - ELETIVA
Leia o fragmento de texto:
 “As expressões industrialização e urbanização têm aparecido Sempre associadas, como se se tratasse de um duplo processo, ou de um processo com duas facetas. A identidade entre estes dois ‘fenômenos’ é tão forte, que não podemos fugir de sua análise, se queremos refletir sobre a sociedade contemporânea”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SPOSITO, Maria E. B. Capitalismo e urbanização. São Paulo: Contexto, 2012, p. 42.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico uma das alterações trazidas pela Revolução Industrial em relação à urbanização foi:
 
A	a aceleração do processo de urbanização que resultou no domínio do meio urbano sobre o meio rural.
 
B	a aceleração do processo de urbanização que resultou no domínio do meio rural sobre o urbano.
 
C	a industrialização promoveu a riqueza no campo e a fixação dos trabalhadores na propriedades rurais.
 
D	a industrialização promoveu a concentração progressiva da população nas zonas rurais.
 
E	com a industrialização suspenderam-se os processos migratórios do campo para as cidades.
GABARITO
1 - B
2 - D
3 - A 
4 - B 
5 - A

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.