ELEMENTOS QUIMICOS E SUAS FUNÇÕES
8 pág.

ELEMENTOS QUIMICOS E SUAS FUNÇÕES


DisciplinaQuimica1376 materiais717 seguidores
Pré-visualização4 páginas
ELEMENTOS QUÍMICOS E SUAS UTILIDADES
	Actínio
	Ac
	Actínio - Este elemento é usado no preparo de materiais emissores de nêutrons e como fonte importante de partículas alfa.
	Alumínio
	Al
	Alumínio: Tem boa condutividade térmica e elétrica e como tal é usado na indústria elétrica e no fabrico de utensílios de cozinha. O alumínio é ainda aplicado na construção de automóveis e aviões, assim como em peças de máquinas, condutores elétricos e lâminas.
	Amerício
	Am
	Amerício - O isótopo Am-241 é utilizado como fonte de ionização para detectores de fumaça e  como fonte portátil de raios gama.
	Antimônio
	Sb
	Antimônio - O antimônio é empregado na produção de ligas metálicas e semicondutores. Além de seus compostos serem utilizados como pigmento na cor amarela, como medicamentos e material refratário, resistente ao fogo e à altas temperaturas.
	Argônio
	Ar
	Argônio - A principal utilização do argônio é em câmaras de gás inerte e em enchimento de lâmpadas incandescentes e fluorescentes. O argônio, também é utilizado em contator Geiger (contador de radiação) e como gás de arraste em cromatografia gasosa.
	Arsênio
	As
	Arsênio: O arsénio utiliza-se como aditivo do chumbo nos grãos para armas de caça, como raticida e inseticida, para conservar peles e, no fabrico de vidro, como descorante.
	Astato
	At
	Astato - Nenhuma aplicação é conhecida ou descrita para o astato ou compostos de astato, devido à sua meia-vida muito curta de, ~ 8 horas.
	Bário
	Ba
	Bário - O bário é utilizado na produção de uma liga metálica com o níquel, que por sua vez, é utilizada na fabricação de velas de ignição de automóveis. O BaSO4 é empregado na medicina, na realização de radiografias gastrointestinais, ou melhor, radiografias de contraste. O Ba(NO3)2 e o BaO2 são empregados na produção de fogos de artifícios, produzindo cor verde.
	Berquélio
	Bk
	Berquélio - Este elemento não apresenta uso significativo ou representativo.
	Berílio
	Be
	Berílio - O berílio é utilizado em ligas metálicas de alta temperatura de fusão e baixa densidade, para aplicação em motor de foguetes. Além disso, ele é utilizado em ligas metálicas com elasticidade e em ferramentas que não liberam centelhas ao serem atritadas. Alguns de seus compostos são utilizados como pedras ornamentais (água marinha, berilo e esmeralda) e em revestimento interno de lâmpadas fluorescentes.
	Bismuto
	Bi
	Bismuto - O bismuto é utilizado na produção de vidros, cerâmicas, atadura contra queimaduras, semicondutores, catalisadores e ligas metálicas de alta resistência a temperaturas elevadas. A liga metálica de Bi e Mn é um tipo de ímã permanente. A liga de Bi, Sn e Cd possui baixa temperatura de fusão. O BiOCl é utilizado na produção de cosméticos, encontrados principalmente em batom, esmalte, etc.
	Bóhrio
	Bh
	Bóhrio: Este elemento não apresenta aplicações práticas e desconhecem-se as suas reações com o ar, a água, os halogéneos, os ácidos e as bases. 
	Boro
	B
	Boro: Utiliza-se na fabricação de vidro resistente à temperatura, para a vitrificação e esmaltagem de objetos de porcelana e de azulejos, no curtimento de peles e no fabrico de velas. Em análise química, usa-se para a deteção de óxidos metálicos que se dissolvem no bórax fundido, conferindo-lhe uma cor característica em cada caso. 
	Bromo
	Br
	Bromo - O bromo é utilizado na produção de medicamentos, desinfetantes, praguicidas, purificação de água e corantes. Além de ser amplamente utilizado na produção de filmes fotográficos, na forma de AgBr.
	Cádmio
	Cd
	Cádmio - O metal é utilizado em fusíveis elétricos, em reatores nucleares, em ligas metálicas de baixa temperatura de fusão e em cadmiação (processo de proteção à corrosão, no qual o metal é depositado na superfície a ser protegida). Os compostos são utilizados como pigmento de tinta na cor amarela - CdS. Existe também o óxido de cádmio CdO que é utilizado em baterias recarregáveis.
	Cálcio
	Ca
	Cálcio: É utilizado como insumo da produção agrícola na forma de carbonato de cálcio  popularmente conhecido como calcário, que por ser um sal alcalino é utilizado na correção do pH do solo, e como fertilizante na forma de sulfato e fosfato de cálcio. É também usado na indústria em sínteses de obtenção e purificação de outros metais.
	Califórnio
	Cf
	Califórnio - É usado em medidas de umidade para a determinação de lâminas de água/óleo em poços de petróleo.
	Carbono
	C
	Carbono: Se se aquecerem em corrente de ar, queimam-se e formam exclusivamente dióxido de carbono (CO2) e água. O negro de fumo utiliza-se no fabrico de tintas para impressão, na tinta da china e na indústria da borracha. O carvão utiliza-se para produção de aço e o carvão de lenha na refinação do açúcar.
	Cério
	Ce
	Cério - O CeO2 é usado em cerâmicas e em polimento de lentes. O cério é também usado em pedra de isqueiro, em compostos para tingir vidros, em proteção contra corrosão, em ligas metálicas com ferro e cobre, como catalisador para produção de amônia e em conversores catalíticos de automóveis.
	Césio
	Cs
	Césio - O césio é usado como componente de catalisador, em células fotoelétrica e em relógio atômico (possui precisão de 5 segundos em 300 anos). Um de seus isótopos é radioativo e utilizado como fonte de radiação gama e é utilizado no tratamento de câncer (bomba de césio, que foi agente no acidente em Goiânia, em 1987) e em dispositivo de medidor de nível para líquidos, utilizados na indústria de bebidas e para controle de nível de silos de grande porte para grãos e refinarias.
	Chumbo
	Pb
	Chumbo: O chumbo utiliza-se no fabrico de tubagens, talheres e recipientes para a indústria química, por exemplo, usados no fabrico de ácido sulfúrico. Além disso, tem um papel muito importante nos acumuladores elétricos de chumbo e é ainda utilizado no fabrico de pesos, devido à sua elevada densidade, gasolina, vidro, pinturas, cabos e baterias.
	Cloro
	Cl
	Cloro: O cloro é utilizado no fabrico do cloreto de cálcio e na síntese de muitos compostos orgânicos. Usa-se também na obtenção de bromo, para desestanhar a folha de flandres, como desinfetante, e no branqueamento de tecidos.
	Cobalto
	Co
	Cobalto: O vidro de cobalto utiliza-se na forma de pó como cor azul para pintura artística e para cerâmica (esmalte). No estado trivalente, o cobalto só é estável como parte integrante de numerosos sais complexos. Os sais de cobalto e de ácidos gordos utilizam-se como secativos em pinturas a óleo, vernizes e betumes, para acelerar a sua secagem ao ar.
	Cobre
	Cu
	Cobre - O cobre é utilizado na fabricação de fios condutores e ligas metálicas como: latão, bronze e metal monel (Cu-Ni). Ele é também utilizado na cunhagem de moedas (no Brasil, moedas de 1 e 5 centavos). O CuSO4 é utilizado na agricultura, como firmador de tintas em tecidos e em cobreação (revestimento de outros metais e superfícies a partir da eletrólise da solução do sal).
	Copernício
	Cn
	O Copernício é o elemento químico de símbolo Cn e número atômico 112. É um elemento sintético extremamente radioativo que não ocorre na natureza e só pode ser criado em laboratório. É provavelmente um metal prateado, líquido e de aspecto similar ao mercúrio, o elemento mais próximo. Este elemento não apresenta uso significativo ou representativo.
	Criptônio
	Kr
	Criptônio - Ele é usado em lâmpadas de flash de câmeras fotográficas de alta velocidade, em lâmpadas fluorescentes e na produção de lasers.
	Cromo
	Cr
	Cromo - cromo é utilizado na produção de ligas de aço-cromo (aço inoxidável), cobertura de outros metais por deposito (galvanoplastia). O Cr2O3 é utilizado como pigmento de coloração verde e como catalisador. O K2Cr2O7 é um forte agente oxidante, utilizado em reações químicas e em explosivos. O PbCrO4 é utilizado como pigmento de coloração amarela. Outros sais de cromo são utilizados como refratários e como agente fixador em tecidos.   
	Cúrio
	Cm
	Cúrio - Uma das poucas utilização do cúrio é como fonte de calor em usinas termonucleares.