Buscar

O QUE É CINESIOTERAPIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O QUE É CINESIOTERAPIA?
A cinesioterapia é uma parte da fisioterapia dedicada à terapia com movimentos e exercícios visando à restauração e tratamento do sistema circulatório e motor do corpo visando à recuperação de traumas e disfunções.
No ato, a cinesioterapia trabalha com movimentos passivos e ativos, com a finalidade de buscar pontos que haja anomalia ou alteração do corpo para que se faça o tratamento adequado para aquela área com disfuncionamento.
MOVIMENTOS ATIVOS E PASSIVOS
–Movimentos ativos: São aqueles que são produzidos voluntariamente pelo paciente, sem que haja a necessidade de assistência por parte do fisioterapeuta. Os movimentos ativos são realizados quando o paciente esta hábil para aquele procedimento, possuindo amplitude de contrações ativas.
O intuito da realização dos movimentos ativos é:
Trabalhar a capacidade de extensão de prática de movimentos;
Aumentar ou manter a flexibilidade do corpo do paciente;
Trabalhar a coordenação motora;
Otimizar ou manter a resistência e força muscular;
Potencializar o desempenho do sistema circulatório e motor.
–Movimentos passivos: São aqueles que são realizados com o auxílio do fisioterapeuta, pois a musculatura do corpo do paciente já não permite a efetivação destes movimentos de forma voluntária. Estes são indicados a pacientes que foram operados recentemente, com inflamações locais ou com redução da capacidade de mobilidade, por exemplo.
O foco dos movimentos passivos é:
A estimulação do sistema circulatório;
Preservar a totalidade articular;
Condicionar a totalidade dos tecidos moles;
Manter-se e estimular o senso de movimento.
BENEFÍCIOS DA CINESIOTERAPIA
A cinesioterapia traz inúmeros benefícios à saúde do paciente, dentre alguns estão: a redução de dores musculares localizadas, o reajuste muscular, aumento da amplidão de movimentos que o paciente realiza e reeducação da postura. Todos estes benefícios remetem-se a melhora do bem-estar e satisfação dos pacientes em seu dia a dia, que poderá realizar exercícios e atividades corriqueiras com mais autonomia, autoconfiança e tranquilidade.
 Cinesioterapia é definida literalmente como Terapia do Movimento. É um processo que visa à reabilitação funcional através da realização de movimentos ativos e passivos, sendo que os passivos ainda se dividem em passivos assistidos e passivos ativo-assistidos, proporcionando o alívio da dor, reequilíbrio muscular, melhora na amplitude do movimento articular e melhora na postura.
Na Cinesioterapia passiva, o terapeuta realiza os movimentos sem a ajuda do paciente, diferentemente da ativa, na qual o paciente realiza os movimentos sem a ajuda do terapeuta. No caso dos exercícios assistidos e ativo-assistidos, o terapeuta apenas auxilia a execução dos mesmos para que o paciente possa se sentir mais seguro e possa atingir amplitudes que sozinho não conseguiria
Para a realização da cinesioterapia utilizam-se pesos (halteres e tornozeleiras), faixas elásticas de diversas resistências, bastão e bolas de diferentes tamanhos e resistências. Durante o tratamento o fisioterapeuta pode encontrar a necessidade de realizar o treino das atividades da vida diária (AVDs), melhorar o equilíbrio e o condicionamento físico, utilizando espaldar, cama elástica, prancha de propriocepção, bicicleta ergométrica, entre vários outros equipamentos
Existe também a possibilidade de se utilizar a eletroterapia através de ultrassom, tens e termoterapia através da parafina geralmente para fins de analgesia.
A Mecanoterapia realiza o trabalho muscular com carga, utilizando aparelhos mecânicos e tem como objetivos aumentar ou melhorar a condição física e a resistência muscular localizada.
Os aparelhos utilizados na Mecanoterapia são divididos mediante o grau de patologia do paciente e estão classificados em:
1 – Programa de exercícios resistidos mecânicos – Consiste em um circuito de pesos e proporciona condicionamento mais generalizado, aprimorando a força, resistência muscular e aptidão cardiovascular.
2 – Pesos livres e máquinas com pesos – O treinamento com pesos livres permite maior especificidade no treinamento e força o atleta a controlar o equilíbrio e os fatores de estabilização. Este treinamento oferece algumas desvantagens, como um maior risco de lesões por queda dos pesos, aumento no tempo de atividade devido a alterações de resistência e exige estabilização externa nas fases iniciais do tratamento. Já as máquinas com pesos são mais seguras, estáveis, de fácil monitoração do progresso e necessidade de pouco tempo para troca de pesos, em compensação possuem alto custo.
3 – Recursos de resistência elástica
– Faixas e tubos elásticos – Materiais elásticos para resistência conhecidos como Thera-band e Tubbing. São materiais fáceis de empregar uma mesma resistência, fácil utilização domiciliar e capacidade de treino em altas velocidades, mas também possuem algumas desvantagens como a dificuldade da quantificação da resistência, não existência de fonte de estabilização e a necessidade de substituição do material.
– Digiflex – Aparelho de material acrílico usado gradualmente para aumentar a resistência. Indicado para músculos flexores e adutores dos dedos e para manutenção das amplitudes das articulações interfalângianas e metacarpofalângianas. Contra-indicado em contraturas isquêmicas de Volkman e em pacientes que apresentem espasmos.
Portanto podemos concluir que a Cinesioterapia é utilizada principalmente na reabilitação funcional, enquanto que a Mecanoterapia é mais utilizada para aumentar ou melhorar o condicionamento físico e a resistência muscular.
 Jogo de Polias – Sistema de polias preso à parede oferece resistência fixa. Indicado para casos de periartrite escapulo-umeral, lesões do cotovelo, desvios de coluna e escápulas aladas, correção de postura. É contra-indicado em fases agudas de seqüelas e aquiloses.
– Halteres e tornozeleiras – Os halteres são utilizados para o tratamento com fortalecimento precocemente, pois paciente acamados podem utilizar ainda no leito. Indicado para casos de seqüela com comprometimento ósteomúsculo-ligamentar dos membros superiores, oferece resistência à musculatura envolvida nos movimentos de abdução e adução, flexão e extensão, flexão medial e lateral e abdução e adução horizontal do ombro, flexão e extensão do cotovelo, prono-supinação do antebraço, desvios radial e ulnar e flexão e extensão de punho. Com utilização semelhante, mas realizado nos membros inferiores temos a tornozeleira e a bota de DeLorm.
Cinesioterapia que é feita por meio de alongamentos, mobilizações e fortalecimento, é a forma de tratamento mais utilizada. A cinesioterapia utiliza o próprio movimento do corpo

Outros materiais