Buscar

Grupos de Referencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Grupo de Referência e Líderes de Opinião
Os grupos de referência representam toda agregação de interação pessoal que influencia atitudes e os comportamentos de um indivíduo.
Para os psicossociólogos são formados por pessoas no qual possuem um objetivo a ser alcançado.
Para ser considerado grupo tem que atender ao menos três critérios: estar em contato, considerar-se mutuamente como membros de um grupo e ter algo importante em comum.
Os grupos se diferenciam em primário e secundário em ambiente formal e informal:
O primeiro se caracteriza pela relação afetiva íntima, em grande maioria são pequenos que apresenta comportamento informal e espontâneo. Tem grande influencia sobre os gostos, preferências e comportamento de compra.
O segundo tipo possui uma relação mais formal e impessoal. Este grupo não tem definição de tamanho, pode ser pequeno ou grande. Todas estas relações entre os grupos auxiliam o marketing em uma estratégia de divulgação, porém nos grupos secundários podem ocorrer problemas da divulgação das informações.
Outro ponto importante em um grupo são seus membros e estes possuem uma posição no grupo, seu status e função.
As funções de um grupo podem ser de identificação ou a normativa. A função de identificação está relacionada a família, meio social, ambiente profissional sustentados pela influencia sobre uma categoria de uma produto ou a escolha de uma marca, e o caráter particular ou público e sua necessidade percebida, quando falamos em consumo.
A função normativa age sobre o individuo da seguinte forma, a escolha dos produtos é feita após a definição da opinião de outros indivíduos, que é de forma contraditória as suas percepções.
Após experiências realizadas com consumidores puderam se definir os tipos de influência exercidos pelos grupos de referência. Os tipos e objetivos são: normativo (conhecimento), comparativo (aprovação) e normativo (recompensa). Lembrando que cada um possui um comportamento diferente do outro.
Um fator importante de um grupo é o líder (ou líderes) de. Os traços para medir os líderes indiretamente seriam: o ritmo e frequência de compra, o comportamento de fidelidade e o comportamento de exposição à mídias especializadas (revista de centro de interesse do líder, por exemplo).
Características significativas identificadas como qualidades dos líderes: expertise percebida (reconhecimento, transpassa credibilidade aos demais membros), empatia (é uma identificação, aumenta o poder de influência diminuindo as distâncias) e ser "desinteresseiro" (demonstra interesse geral para o grupo). Vale salientar que estas qualidades são raras em um indivíduo.
Com todo o conhecimento embasado em estudos, as empresas utilizam estratégias para atrair estes líderes e seus grupos. A estratégia de simulação utiliza geralmente um líder de opinião, pessoas famosas como Pelé são grandes figuras públicas. Já a estratégia de estimulação utiliza influência pessoal com estímulos ao consumo, ou seja, as pessoas que consomem o produto ou serviço são consideradas especialistas e ajudam da disseminação das informações repassando credibilidade devido ao status no grupo.

Outros materiais