Buscar

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL AV1~2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
	
	Simulado: CCE0668_SM_201201163188 V.2 
	VOLTAR 
	Aluno(a): LEANDRO SILVA LEITE
	Matrícula: 201201163188 
	Desempenho: 1,0 de 8,0
	Data: 12/10/2013 00:06:41 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200707833261)
	4a sem.: Normas Ambientais
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Sobre o modelo de Sistema de Gestão Ambiental, a NBR ABNT ISO 14001:2004 especifica que sua(seu):
		
	
	análise crítica pela alta administração constitui a primeira fase de sua implantação. 
	
	embasamento está no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act).
	
	implantação é obrigatória nas organizações que exercem atividades potencialmente poluidoras. 
	
	implementação engloba também a gestão da qualidade. 
	
	certificação é realizada pelo órgão ambiental federal ou estadual. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200707833291)
	2a sem.: Sistemas de Gestão Ambiental
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Em relação às convenções e acordos internacionais de proteção ao meio ambiente assinados pelo Brasil, pode-se afirmar que:
		
	
	As metas estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto só passariam a ser legalmente válidas após sua ratificação por pelo menos 55 países, o que somente ocorreu em 2005.
	
	A Convenção de Kyoto, realizada em dezembro de 1997, derivou da Convenção sobre Mudanças Climáticas, ocorrida durante a Rio-92.
	
	A repartição justa dos benefícios econômicos oriundos do uso dos recursos genéticos de determinada região e a valorização dos povos tradicionais foram estabelecidas pela Convenção das Florestas.
	
	O Protocolo de Montreal, a Convenção de Roterdã e a Convenção de Kyoto estabelecem metas para a redução de emissões de gases causadores de mudanças climáticas e outros efeitos globais.
	
	A Agenda 21, acordo estabelecido na 3a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ou Rio+10), inspirada no Relatório Brundtland e propõe metas gerais mundiais para atingir a sustentabilidade no século 21.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200707833265)
	4a sem.: Normas Ambientais
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A norma NBR ISO 14001:2004 que especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) está baseada na metodologia conhecida como PDCA ¿ em inglês, Plan-Do-Check-Act/ Planejar-Executar-Verificar-Agir. Em relação aos elementos componentes das fases de planejamento e implementação e operação (execução), é correto afirmar que:
		
	
	todos os aspectos ambientais definidos como significativos devem ser considerados dentro dos objetivos e metas ambientais do SGA, sendo estes elementos componentes da fase de planejamento. 
	
	implantação é obrigatória nas organizações que exercem atividades potencialmente poluidoras. 
	
	a comunicação de procedimentos e requisitos pertinentes a fornecedores, incluindo-se prestadores de serviços, consiste em uma das especificações do controle de documentos, item componente da fase de implementação e operação.
	
	a promoção de treinamentos pela organização deve levar em consideração seus aspectos ambientais e o SGA, estando prevista na fase de implementação e operação.
	
	a organização deve definir as funções, responsabilidades e autoridades com o objetivo de facilitar uma gestão ambiental eficaz, estando prevista na fase de planejamento.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200707833243)
	1a sem.: Gestão Ambiental
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Mecanismos tradicionais de produção estão sendo substituídos por outros, alinhados a uma política ambiental que preserva o verde e utiliza uma energia limpa. Assinale a alternativa que está condizente com este pensamento:
		
	
	Processos passam por aperfeiçoamento constante, onde o triângulo menor custo - menos poluente - mais simples tem sido mandatório na hora de se criar ou modificar tal processo. 
	
	Processos não passam por aperfeiçoamento constante, onde o triângulo menor custo - menos poluente - mais complexo tem sido mandatório na hora de se criar ou modificar tal processo. 
	
	Processos não passam por aperfeiçoamento constante, onde o triângulo menor custo - menos poluente - mais simples tem sido mandatório na hora de se criar ou modificar tal processo. 
	
	Processos passam por aperfeiçoamento constante, onde o triângulo maior custo - menos poluente - mais simples tem sido mandatório na hora de se criar ou modificar tal processo. 
	
	Processos passam por aperfeiçoamento constante, onde o triângulo menor custo - menos poluente - mais complexo tem sido mandatório na hora de se criar ou modificar tal processo. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200707833259)
	4a sem.: Normas Ambientais
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A certificação de qualidade ambiental pela ISO 14001 é cada vez mais utilizada pelas empresas que agem com responsabilidade ambiental. Com relação ao processo de certificação de sistemas de gestão ambiental das organizações no Brasil, assinale a afirmativa CORRETA.
		
	
	No âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) é o organismo oficial credenciador de entidades de certificação de sistema de gestão ambiental.
	
	No Brasil, a obtenção da certificação de sistema de gestão ambiental pela Norma ISO 14001 é compulsória somente para as empresas que exerçam atividades consideradas potencialmente poluidoras do meio ambiente, após constatação feita em auditoria.
	
	A ISO 14001 é uma norma internacional cujo objetivo principal é apresentar diretrizes e princípios gerais para a condução de auditorias de Sistema de Gestão Ambiental.
	
	A certificação pela Norma ISO 14001 só pode ser obtida por empresas com mais de 1000 empregados, independente do segmento de atividade, seja ele industrial, comercial ou de serviços.
	
	Para a obtenção e manutenção do certificado ISO 14001, a organização tem que se submeter a auditorias periódicas, realizadas por uma empresa certificadora, devidamente credenciada por organismo oficial credenciador.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200707833293)
	2a sem.: Sistemas de Gestão Ambiental
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O termo Sistema de Gestão Ambiental pode ser entendido por: 
		
	
	Elemento das atividades, produtos ou dos serviços, que pode interagir com o meio ambiente. Dessa interação resultam impactos adversos ou benéficos.
	
	Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente (ar, água e solo) causada por qualquer forma de energia ou por qualquer substância sólida, líquida ou gasosa, ou combinação de elementos despejados no meio ambiente.
	
	É uma declaração da organização expondo suas intenções e seus princípios em relação a seu desempenho ambiental global, que provê uma estrutura para ação e definição de seus objetivos e suas metas ambientais. 
	
	É o conjunto de elementos físico-químicos, ecossistemas naturais e sociais em que se insere o homem, individual e socialmente, num processo de interação que atenda ao desenvolvimento das atividades humanas, à preservação dos recursos naturais e das características essenciais do entorno, dentro de padrões de qualidade definidos.
	
	A parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200707833273)
	3a sem.: Normas Ambientais
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Em relação a implantação de um sistema de gestão ambiental PODE-SE afirmar que: I) A implantação de um SGA deve ocorrer em toda a organização, sempre visando a melhoria contínua. II) A implantação de um sistema de gestão ambiental ocasionará mudanças significativas na gestão e na cultura da organização. III) Na implantação de um SGA deve-se prever treinamento adequado aos funcionários , com especial atenção àqueles que desempenhamfunções que possam causar algum tipo de impacto significativo sobre o ambiente. Assinale a alternativa CORRETA: 
		
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	Somente as alternativas I e III estão corretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200707833231)
	5a sem.: Sistemas de Gestão Ambiental
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Sobre o relacionamento entre política ambiental, SGA e ISO 14001, podemos afirmar que:
		
	
	A implantação de uma política ambiental faz parte do processo de SGA, sua falha inviabiliza só o SGA, e não a possibilidade de certificação pela ISO 14001. 
	
	A implantação de uma política ambiental faz parte do processo de SGA, mas sua falha não inviabiliza o SGA e a possibilidade de certificação pela ISO 14001. 
	
	A implantação de uma política ambiental não faz parte do processo de SGA, mas sua falha inviabiliza não só o SGA como a possibilidade de certificação pela ISO 14001. 
	
	A implantação de uma política ambiental faz parte do processo de SGA, sua falha inviabiliza não só o SGA como a possibilidade de certificação pela ISO 14001. 
	
	A implantação de uma política ambiental faz parte do processo de SGA, e sua falha inviabiliza só o SGA, já que a possibilidade de certificação pela ISO 14001 independe do SGA. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200707883783)
	1a sem.: Benefícios do SGA
	
	Ao optar pela implementação do Sistema de Gestão Ambiental, quais os benefícios recebidos pela empresa na prática?
		
	
Sua Resposta: OK
	
Compare com a sua resposta: Conformidade legal, evitando penalidades; Indenizações civis e processo criminal; Menor tolerância das autoridades; Paralisação das atividades; Mudança de local. Melhoria da imagem da companhia (reputação), pois os consumidores preferem produtos ecologicamente corretos, e o mercado reconhece e valoriza organizações ambientalmente corretas cada vez mais; Melhoria da competitividade (vantagem de mercado), pois compromisso ambiental é prática básica no comércio internacional;Redução de custos, devido à minimização dos desperdícios de matéria-prima e insumos; eliminação de risco de passivo ambiental e despesas dele decorrentes;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200707883903)
	3a sem.: Sistema de Gestão Ambiental
	
	O Sistema de Gestão Ambiental parte de um sistema global de gestão usada para desenvolver e implementar a política ambiental da organização e gerenciar seus aspectos ambientais. Explique a política ambiental e os seus aspectos ambientais referidos anteriormente.
		
	
Sua Resposta: OK
	
Compare com a sua resposta: As politica ambiental é a direção e as intenções gerais de uma organização relacionadas ao seu desempenho ambiental, conforme expressas formalmente pela alta direção. E os aspectos ambientais diz respeito ao elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente.
	
	VOLTAR

Outros materiais