Buscar

APOL 5 SISTEMAS OPERACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas Operacionais
Mesmo com o aumento da eficiência da multiprogramação e, particularmente, da gerência de memória, muitas vezes um programa não podia ser executado por falta de uma partição livre disponível. A técnica de swapping foi introduzida para contornar o problema da insuficiência da memória principal. Quanto à técnica de swapping, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O sistema escolhe um processo residente, que é transferido da memória principal para a memória secundária (swap out), geralmente em disco. Posteriormente, o processo é carregado de volta da memória secundária para memória principal (swap in) e pode continuar sua execução.
	
	B
	Na técnica de swapping as partições são criadas sob demanda e os programas utilizam apenas os espaços de que necessitam, eliminando o problema da fragmentação interna.
	
	C
	Nos primeiros sistemas multiprogramáveis, a memória era dividida em pedaços de tamanho fixo, denominados swapping.
	
	D
	Na alocação particionada dinâmica os programas só podiam ser carregados e executados em apenas uma partição específica, denominada de técnica de swapping.
Questão 2/5 - Sistemas Operacionais
Considere um sistema que possua as seguintes áreas livres na memória principal, ordenadas crescentemente: 10kb, 4 kb, 20 kb, 18kb, 7 kb, 9 kb, 12 kb e 15 kb. Assinale a alternativa que apresenta em qual dessas partições livres seria alocado um programa de 12 kb utilizando Best-Fit.
	
	A
	Na partição de 12 kb.
	
	B
	Na partição de 9 kb.
	
	C
	Na partição de 10 kb.
	
	D
	Na partição de 20 kb.
Questão 3/5 - Sistemas Operacionais
Ao longo do tempo foram sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas diferentes técnicas de alocação e divisão da memória principal. Quanto à alocação contigua simples, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A alocação contigua simples foi implementada em sistemas monoprogramáveis e consiste na divisão da memória principal em duas áreas, uma para o sistema operacional e outra para o programa do usuário.
	
	B
	A alocação contigua simples foi implementada em sistemas multitarefas e consiste na divisão da memória principal em duas áreas, uma para o sistema operacional e outra para o programa do usuário.
	
	C
	A alocação contigua simples foi implementada em sistemas multiprogramáveis e consiste na divisão da memória principal em duas áreas, uma para o sistema operacional e outra para o programa do usuário
	
	D
	A alocação contigua simples foi implementada em ambiente multiprocessado e consiste na divisão da memória principal em duas áreas, uma para o sistema operacional e outra para o programa do usuário.
Questão 4/5 - Sistemas Operacionais
Para aumentar o nível de compartilhamento e resolver o problema da fragmentação interna foi desenvolvida a alocação particionada dinâmica da memória principal. Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Na alocação particionada dinâmica, as partições são criadas sob demanda e os programas utilizam apenas os espaços de que necessitam, eliminando o problema da fragmentação interna.
	
	B
	Na alocação particionada dinâmica, não existe uma área reservada para o sistema operacional o que aperfeiçoa a utilização da memória principal.
	
	C
	Na alocação particionada dinâmica os programas só podiam ser carregados e executados em apenas uma partição específica, mesmo se outras estivessem disponíveis.
	
	D
	A alocação particionada dinâmica foi implementada pela primeira vez nos sistemas monoprogramáveis.
Questão 5/5 - Sistemas Operacionais
Assinale a alternativa que completa a sentença a seguir
 Na alocação particionada estática, tanto absoluta quanto relocável, temos o problema da fragmentação interna que refere-se:
	
	A
	aos espaços não ocupados pelos programas carregados em partições maiores que o tamanho do programa.
	
	B
	à área ocupada pelo sistema operacional na memória principal.
	
	C
	à área ocupada pelos programas do tipo CPU-bound.
	
	D
	à área ocupada pelos programas do tipo I/O-bound.
	1A
	2A
	3A
	4A
	5A

Outros materiais

Outros materiais