A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Avaliando o Aprendizado

Pré-visualização | Página 1 de 1

GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Avaliando Aprend.: GST0144_SM_201701065495 V.1 
	Aluno(a): ALINE BRAGA LIMA
	Matrícula: 201701065495
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	11/09/2018 10:40:13 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201703854888)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Diante de um cenário de constantes mudanças e concorrência altamente acirrada, conquistar, manter e satisfazer os clientes são desafios para as empresas que desejam expandir-se no mercado. Nesse contexto, os gestores devem compreender que o sucesso da empresa também depende dos recursos humanos que nela trabalham e, para tanto, os profissionais devem estar satisfeitos e motivados, de forma a responderem com alto nível de envolvimento e comprometimento com os objetivos da organização. Nesse sentido, a comunicação interna, baseada nas ações de endomarketing, é fundamental para se criarem e manterem níveis elevados de satisfação humana e clima organizacional saudável. Considerando que a comunicação organizacional está diretamente relacionada à qualidade de vida das pessoas que atuam em organizações, avalie as afirmações abaixo. I. As ações de endomarketing desenvolvem os Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que efetivamente garantem a melhoria do clima organizacional. II. O endomarketing reforça a noção de cliente interno e proporciona o fortalecimento das relações entre empresa e colaboradores. III. O alinhamento dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e as ações do endomarketing convergem para resultados de uma gestão efetiva e bem-sucedida. É correto o que se afirma em
		
	 
	II e III, apenas.
	
	III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	I, II e III.
	
	I, apenas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703854246)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Somos influenciados pelo clima organizacional e, ao mesmo tempo, o influenciamos. Esse ciclo de influências criará um efeito o qual chamamos de ¿realimentação de auto-reforço¿, fazendo com que certas características da cultura sejam amplificadas através de comportamentos repetidos nas relações do dia-a-dia. Assim, se a cultura organizacional for virtuosa, esse ciclo amplificará comportamentos construtivos, gerando mais produtividade com qualidade de vida. Mas se a cultura for viciosa, o ciclo de influências arrastará a empresa para comportamentos cada vez mais destrutivos, prejudicando a produtividade, desgastando as pessoas e os seus relacionamentos. Portanto, diante deste cenário, faz-se importante avaliar o clima para torná-lo favorável ao sentimento de satisfação com a ambiência, favorecendo os melhores resultados. Como pode ser processada esta avaliação?
		
	
	A Avaliação pode ser Por Equipe e Institucional, sendo responsabilidade do RH e dos demais Gestores
	
	A Avaliação deverá ser feita apenas do modo Individual, sendo responsabilidade do RH e dos demais Gestores.
	
	A Avaliação pode ser Coletiva e compete à Administração de Recursos Humanos.
	
	A Avaliação pode ser Individual e por equipe, é cada Gestor possui esta responsabilidade.
	 
	A Avaliação pode ser Individual, por Equipe ou Coletiva e, compete aos Gestores da Empresa e ao RH realizá-las.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703854790)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nesse cenário competitivo em que se encontram as organizações, tendo de passar por processos de fusão, aquisição, terceirização, privatização, downsizing, automações, misturando culturas e reduzindo drasticamente quadros de pessoal, torna-se indispensável a gestão do clima organizacional. Entendemos a importância de cada um desses processos, veja a alternativas que definem downsizing, exceto:
		
	
	é frequentemente a única via para a viabilidade das empresas e nenhum gestor gosta de tomar este tipo de decisões.
	
	é a redução temporária ou permanente da força de trabalho por via da extinção de um ou vários níveis hierárquicos
	 
	é uma técnica não muito conhecida no mundo e visa a eliminação de processos desnecessários que engessam a empresa e contribuem para a tomada de decisão.
	
	é uma forma que as empresas encontram para recuperar a sua competitividade é reduzindo o número de pessoas e consequentemente os custos.
	
	é usado como forma de reduzir custos das empresas que, por esta via, procuram recuperar a sua competitividade e sustentabilidade futuras.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703854396)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em toda a literatura encontramos na própria definição da Administração de Recursos Humanos o compromisso com a motivação, satisfação ou bem-estar dos recursos humanos. Assim, compete à Administração de Recursos Humanos:
		
	
	Realizar a avaliação de posicionamento no mercado.
	
	Realizar a avaliação individual dos membros da equipe.
	 
	Realizar a avaliação coletiva ou institucional.
	
	Realizar a avaliação coletiva ou tático-operacional.
	
	Realizar a avaliação do alcance da metas de venda.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703854891)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Cia. Norueguesa Viking de Navegação nomeou Eric para trabalhar na filial brasileira. Sua função principal era tornar a cultura organizacional da filial brasileira idêntica à da matriz, mantendo o clima organizacional favorável. Isso não foi uma tarefa fácil para Eric, considerando que
		
	
	as culturas são tão espontâneas e ocultas que não podem ser diagnosticadas ou intencionalmente alteradas.
	
	o clima organizacional se origina das maneiras informais de proceder, enraíza-se nas atitudes de seus membros e torna-se irreversível.
	 
	as culturas proporcionam continuidade e estabilidade aos membros da organização, facilitando a satisfação e a motivação para com o trabalho.
	
	a existência de várias subculturas em uma única cultura organizacional impede a manutenção de um bom clima organizacional.
	
	para entender a cultura e o clima de uma organização é necessária uma experiência pessoal tão profunda que, em muitos casos, inviabiliza sua administração.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.