Buscar

Resumo filme Questão de honra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
CURSO DE DIREITO
DISCIPLICA: LINGUAGEM JURÍDICA 
DOCENTE: ELIANA CAMARGO MOREIRA
ACADÊMICA: CAMILA ALVES
PAPER SOBRE O FILME “QUESTÃO DE HONRA”
 O filme “Questão de honra” trata da morte do soldado Santiago em virtude da aplicação de um código vermelho, que é uma medida disciplinar não legal, aplicada a soldados que estão fora dos padrões impostos pelo batalhão, ou que não cumprem as ordens de seus superiores. Santiago foi punido com o código vermelho, pois pediu transferência em forma de carta, após passar por uma série de humilhações e desentendimentos com seus superiores devido estar abaixo do nível de seus colegas e não conseguir desenvolver suas tarefas de modo exemplar, porém o mesmo possuía um problema cardíaco que foi negligenciado, e em troca dessa transferência entregaria o segredo de um colega que teria disparado o rifle para fora dos muros do batalhão. 
 O que Santiago não esperava é que essa carta acabaria nas mãos de seus superiores que mandaram ordenar o código vermelho através de dois de seus colegas, porém devido a seu problema cardíaco seu quadro se agravou e o levou a morte.
No filme, os colegas de Santiago que foram ordenados a aplicar o código vermelho são defendidos por Kaffee, e alegam que apenas estavam executando ordens, que não tinham intenção de matar Santiago, e que dentro do batalhão as ordens deveriam ser cumpridas sempre.
 Em relação ao júri realizado pude constatar que se não fosse o poder de persuasão de Keffee e sua oratória, muito de seu trabalho poderia ter sido em vão, Keffee conseguiu enxergar no seu rival seus pontos fracos, suas brechas, e fazer delas sua maior cumplice para a vitória. O advogado vendo que o réu era um homem orgulhoso usou seu poder de coação para que o réu confessasse.
 O filme é interessante para os estudantes de direito porque mostra como o empenho não apenas no tribunal, mas fora é necessário. Eles utilizaram muito a parte lógica do contexto, visto que não haviam provas o suficientes para apresentar. Fora isso mostram como a ética e a coragem muitas vezes são necessárias em um caso. Vale ressaltar que Keffee e seus colegas enfrentavam um renomado coronel, com um currículo perfeito, e caso perdessem o caso colocariam suas carreiras em risco, porém foram destemidos e o enfrentaram com êxito.
 Keffee também, como a maioria dos advogados recém formados era novo, porém mesmo com muitas dúvidas, no final conseguiu enxergar que era capaz de lidar com um caso como esse, o que é muito encorajador para os estudantes de direito.
 Portanto, o filme “Questão de honra” demonstrou quanto um advogado precisa se preparar para enfrentar assuntos muitas vezes delicados e desafiadores, visto que em diversos casos enfrentarão réus de suma importância, como foi o exemplo do coronel Jesseep. Além disso nos mostra também o trabalho árduo de um advogado dentro e fora dos tribunais, como sua oratória e poder de persuasão são importantes e por último, mas não menos importante que o comodismo mesmo que sendo o caminho mais fácil nunca é a melhor resposta.

Outros materiais