Buscar

Avaliação III Metodologia Científica Avaliação Final (Discursiva) 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia Científica - Dissertativa
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (345352)
Metodologia Científica (FIL13)
Prova: 4774146
QUESTÃO 1:
Os artigos científicos são o produto de pesquisas realizadas por acadêmicos, professores e cientistas, que, através de metodologias específicas, tentam esclarecer ou compreender algum fenômeno. Obviamente que todos os resultados obtidos podem e devem ser contestados, a cada nova publicação, pois a ciência não é estanque. As informações que abastecem um artigo científico ou paper podem ser provenientes de projetos independentes (por simples interesse do cientista), ou ainda de trabalhos acadêmicos. Quais são esses trabalhos que permitem posteriormente a publicação de trabalhos em revistas científicas periódicas sob o formato de artigo?
RESPOSTA ESPERADA:
Os principais trabalhos que culminam na produção de artigos científicos são as monografias (cursos de especialização lato sensu), dissertações de mestrado e ainda as teses de doutorado (ambas stricto sensu). Apesar destes trabalhos não apresentarem o formato de artigo, suas informações são importantíssimas para que o conhecimento seja divulgado em revistas e periódicos. Muitas vezes, no próprio corpo de uma tese de doutorado e/ou dissertação de mestrado, estas são divididas em capítulos, onde cada capítulo corresponde a um artigo.
QUESTÃO 2:
O ato de pesquisar é inerente ao ser humano, pois este deseja saber sobre o ambiente que o cerca. No entanto, essa curiosidade o levou a patamares nunca antes imaginados. Levando essas considerações para os tempos de hoje, qualquer profissional deve dispor de um perfil analítico e também curioso. Sem dúvida, essas características tornam qualquer profissional mais arrojado e, portanto, empreendedor. Assim sendo, de que outra forma a pesquisa poderia contribuir para a formação profissional?
RESPOSTA ESPERADA:
A função da pesquisa não é apenas gerar conhecimentos novos ou, ainda, formar um pesquisador. Muito além disso, prepara o profissional para operar entre a teoria e a prática. Muita ênfase é dada ao conhecimento teórico, no entanto aquele profissional capaz de reagir positivamente a um ambiente em constantes mudanças, trazendo soluções criativas, é o profissional desejado no mercado. No que diz respeito a esses atributos, o profissional pesquisador, frente ao desafio, reage criativamente e com alta resiliência. 
QUESTÃO 3:
Durante o processo de escrita de um artigo ou paper, é comum consultarmos diferentes obras e autores que são especialistas em um determinado assunto. Alguns deles são referências de destaque e suas obras, verdadeiros clássicos. No entanto, quando essas obras, ou seja, o livro ou artigo original, não estão mais disponíveis, recorremos a um meio cientificamente correto para citar determinado autor ou obra. Qual o nome dessa possibilidade? Disserte sobre esse recurso.
RESPOSTA ESPERADA:
Esse mecanismo ou meio cientificamente correto é fazer uso da "citação da citação" ou ainda o "apud", ou seja, quando não temos uma obra original, mas encontramos o respectivo assunto abordado e citado em outro trabalho ou artigo que temos à nossa disposição, podemos citar primeiro o autor daquele pensamento, colocando "apud" e referenciando a obra que temos disponível. O primeiro autor é sempre o "dono" da ideia, nunca aquele através do qual temos acesso à informação integral. Do ponto de vista científico, não há nenhum problema em trabalharmos assim, mas, obviamente, se temos a obra original, podemos não somente explorar um fragmento de ideia que está citado em outro artigo, mas termos acesso a todo raciocínio de um pesquisador. Ao expormos com nossas palavras esses pensamentos que estão na obra original, há mais credibilidade para o nosso trabalho. Imagine que, ao usarmos uma determinada ideia em um artigo não original, estaremos correndo sério risco de distorcermos aquilo que os autores pensaram e publicaram sobre aquele assunto.

Outros materiais