Buscar

RESUMO DE ALGUMAS AULAS DE HISTÓRIA DO DIREITO

Prévia do material em texto

RESUMO DE ALGUMAS AULAS DE HISTÓRIA DO DIREITO
Formas de transmissão das primeiras regras:
Os direitos não eram escritos e as regras eram transmitidas através de reuniões periódicas dos povos, o líder era quem transmitia a outra forma era através de provérbios. 
PANORAMA GERAL
Local: Irã/Iraque
Crescente fértil: Rios tigres e Jordão
A escrita cuneiforme surgiu a 3 mil a.C. numa cidade chamada Lagos. Urukagina: Tido como grande líder, legislador. Foi um ditador de normas sociais de como se portar. Eram normas sociais e não jurídicas. As normas jurídicas tem punição por parte do estado enquanto as normas sociais são livres de punição. Urukagina não ditava regras e sim, normas de regulamentação sem punição.
AS PRIMEIRAS LEIS E O CÓDIGO DE HAMURABI
O corpo de leis mais antigo é o de UR-Nammu, fundador da 3ª dinastia. UR 2111-2034 a. C. As leis eram escritas em tabletes de argila. Mas, o que realmente importa é o código de 1902. No Irã/Iraque arqueólogos encontraram uma pedra de 2,5 m de alturae havia 282 artigos talhados na pedra e eis que temos o código de Hamurabi.
A Babilônia de Hamurabi “Porta dos Deuses”
Conhecido por ser um grande jurista, conquistou muitos territórios através de guerras. Hamurabi foi um grande estrategista e utilizou de três mecanismos de unificação para que todos agissem da mesma forma e assim não ocorressem conflitos. 
LÍNGUA, DIREITO, RELIGIÃO.
Criou uma língua oficial chamada “Arcádio”;
Criou o panteão dos Deus: templo onde todos juntos cultuavam todos os Deuses;
Criou o código de Hamurabi: juntou o direito de todos os povos e criou o código.
Obs. Deu tão certo que 1000mil anos após sua morte seu código ainda era utilizado.
A importância é maior que 282 códigos/artigos, ele criou a organização judiciária e reorganizou todo o judiciário. Criou tribunais civis dependentes do soberano, mas que se sobrepunham a justiça sacerdotal. A justiça antes era sacerdotal e qualquer leigo no assunto dava a sentença. Ele criou a figura do funcionário público. Regulamentou cuidadosamente o procedimento das ações, compreendendo aqui, a propositora, o recebimento ou não pelo juiz, a instrução processual complementada com o departamento de testemunhas, as diligências “in locus”, finalmente a sentença. A justiça de Hamurabi incluía ministério público e um direito processual. 
Regulamentou os tramites das ações: Analisava se aquela ação seria julgada ou não. Temos que provar o alegado.
Obs. Diligência “in locus”: quando o juiz se deslocava para averiguar o local.
Descoberto em 1902, o direito evoluiu de acordo com a sociedade.
	PRINCIPAIS NORMAS DO CÓDIGO DE HAMURABI	
CRIME DE FALSO TESTEMUNHO:
O único meio de provar algo era por meio de testemunha e a pena do falso testemunho era a morte, assim como para roubo e receptação. Quem alega, tem que provar o alegado.
Obs. Hoje a pena são de 4 anos, antiga era a morte ou a mesma pena.
MUSKENUM: eram a classe intermediaria, funcionários responsáveis pela aplicação.
Quem mente se entrega e se descobria através da contradição.
CRIME DE ESTUPRO:
Havia previsão legal do estupro de virgens casadas, mulheres que já tinham firmado o contrato de casamento, mas que ainda não coabitavam com seus maridos. A punição era a morte do estuprador.
O CASAMENTO:
Era monogâmico. O homem só podia ter uma mulher, mas podia ter amantes e elas só teriam direito depois que tivessem filho e o direito era apenas do filho.
ESCRAVOS:
Era considerado escravo os prisioneiros de guerra e os maus pagadores, estes até saldarem a divida.
DIVÓRCIO:
O marido poderia repudiar a mulher no caso de negligência da mesma em seus deveres de mulher e de dona de casa para com ele e a mulher só poderia repudiar o homem por má conduta e está tinha que ter uma conduta ilibada.
ADÚLTERIO:
Apenas a mulher era criminosa pelo crime de adultério, enquanto o homem era no máximo cumplice, já que ao homem era permitido o concubinato. O homem poderia perdoar a mulher e ela não seria morta. A morte era por apedrejamento e os meios de se provar o adultério eram dois: por flagrante ou testemunha perante o juiz.
ADOÇÃO:
Se uma criança for adotada logo após seu nascimento, não haverá possibilidade de ser reclamada;
Se a criança for adotada para ser ensinada e isso de fato estiver acontecendo, essa criança não pode ser reivindicada;
Se a criança adotada quando tiver mais idade e reclamar por seus pais biológicos, ela deverá ser devolvida;
Se o adotado renegar-se a adoção, seria severamente punido;
Se o casal adotante tiver filhos após a adoção e desejar devolver o adotado, esse terá direito a uma indenização patrimonial.
HERENÇA:
O primogênito tem a escolha e era dividida entre todos e em partes iguais;
A mulher não tinha direito a herança;
O pai podia deserdar e com o falecimento de cujos, se realizava o inventário. 
TRABALHO:
Não havia regras sobre o direito do trabalho, entretanto haviam normas relacionadas com o trabalho. Por exemplo: Norma que punia o erro médico.
LEI DE TALEÃO
A lei (ou pena) de talião é o ponto principal e fundamental para o Código de Hamurabi. O termo vem do latim “talionis”, que significa “como tal”, “idêntico”. A pena que se baseia na justa reciprocidade do crime e da pena, frequentemente simbolizada pela expressão “olho por olho, dente por dente”. Ela se faz presente na maior parte dos duzentos e oitenta e dois artigos do código. Muitos delitos acabam tendo com sanção punitiva o talião, ou às vezes a pena de morte.
DIREITO HEBREU (HEBRAÍCO)
Origem: Mesopotânea (crescente fértil)
Século XVIII a. C.
Diretamente relacionada a Deus e diferente dos outros povos, tinham crença em um único Deus (Monoteísmo). Esse Deus havia se mostrado por livre vontade para um ancião, se revelando “Abraão” e por isso se titulavam os escolhidos. Lei hebraica é inspirada em Deus ou expirada por Deus.
PECADO X CRIME
Rabinos eram os responsáveis pela administração do Direito (JUSTIÇA), todavia havia possibilidade de adaptar de acordo a evolução da sociedade. Uma característica importante: era imodificável.
ESTUDO DA PALAVRA
A lei mosaica: A base da lei mosaica pode ser encontrada nos dez mandamentos, estes que teria sido escritos pessoalmente por Deus. Os dez mandamentos era uma aliança entre Deus e o povo escolhido.
Torá: Pentateuco: Primeiros 5 livros da bíblia que contam as leis dos judeus. 
Deuteronômio “ A segunda lei”, era o mais importante.
A tradição indica Moises como o autor do Pentateuco. Idade do autor: XIII a. C.
Havia também uma civilização extra mosaica. 585. A. C. Rei Nabuco, sucessor de Hamurabi. Surgiu entre os próprios hebreus e seu direito era oral.
Mishná: Considerado um dos documentos mais importantes. Escapa da lei hebraica. Assemelha-se muito ao código civil.
ALGUMAS LEIS DO DEUTERONOMIO
JUSTIÇA: 
Imparcialidade por parte do juiz, o juiz é neutro, vai ter um conhecimento que vai deixa-lo parcial. Cada cidade possuía um juiz e um tribunal. 
Veta-se a corrupção ao juiz, não era bem vista.
PROCESSO:
Havia uma instrução processual, não se permitia o julgamento sem investigação prévia, assim como não se permitia o julgamento por causas naturais. As provas são de suma importância (Testemunhas).
PENA DE TALIÃO:
Mais antiga que o código de Hamurabi, também se aplicava, mas de forma mais branda, pois se faz toda uma investigação prévia. (Não tão severa) 
INDIDUALIDADE DA PENA: 
Pune-se apenas aquele que comete o crime. Obs. Até hoje.
LAPIDAÇÃO “Apedrejamento”:
A morte de qualquer pessoa: Idolatras, feiticeiros, filhos rebeldes e por fim, as adulteras.
CIDADES REFÚGIO:
Uma cidade que dava refúgio para que tudo andasse de acordo, para assim garantir um julgamento justo. A preocupação com a justiça era tanta, que a lei estabeleceu cidades asilo, onde pessoas com problemas poderiam se refugiar para que a justiça fosse feita com calma e não, no calor das emoções. Mas o tribunal do júri quem vai julgar.
Homicídio voluntário “Há intenção de matar”, tem como punição a morte.
TESTEMUNHAS:
De suma importânciatambém, o detalhe era que não admitia apenas uma testemunha, uma aqui é insuficiente para comprovar a ocorrência do fato. O crime de falso testemunho aqui é uma pena equivalente a daquele que seria condenado.
MATRIMÔNIO: 
Não havia previsão legal para o matrimônio, esse era um assunto particular das famílias.
ADULTÉRIO:
A mulher seria morta por apedrejamento. O homem se tivesse relação com uma mulher casada, ambos seriam mortos.
DIVÓRCIO:
Se a mulher não desse filho ou desse apenas filhas mulheres ou por má conduta.
ESTUPRO:
A pena é a morte e a morte de ambos, pois a mulher poderia ter gritado por socorro. Salvo se ocorre em lugar remoto. 
Obs. Hoje é considerado estupro tanto de homem quanto de mulher, desde 2010.
HERANÇA E PRIMOGENITURA:
A mulher não tem direito a herança, apenas os filhos homens seriam beneficiários da herança, podendo, todavia o primogênito poderia se beneficiar em detrimentos dos demais filhos.
DEFLORAÇÃO:
Poderia ser considerado um crime, se a vítima não fosse comprometida. Deveria ser paga uma indenização em prata, além do que, teria que desposa-la e jamais poderia se divorciar. 
ESCRAVOS:
Seria apenas os prisioneiros de guerra e estes poderiam ser vendidos.
O CÓDIGO DE MANU “PAI DA HUMANIDADE”
Filho de Brahma (Deus Hindu);
Índia – Sociedade dividida em castas;
1300 a 800 a. C.
O nascimento é que vai indicar em que casta nasceu;
São 4 as castas, independentes do dinheiro;
É considerado crime hediondo o casamento entre pessoas de castas diferentes.
Dizem que os braços do Deus Brahma criaram as castas altas e os membros inferiores deram origem às castas mais baixas.
Brâmanes: São a casta mais pura tanto física quanto espiritual. Possuem os melhores ofícios, são a casta social mais alta e todas devem obediência a eles, pois eles possuem trações de divindade.
Kasatryas: Casta dos guerreiros, os grandes líderes e reis originavam-se delas, mesmo os reis, deviam obediência aos brâmanes, pois eles são divindades.
Varsyas: Casta dos comerciantes.
Sudras: Classe social inferior, serviam de mão de obra para todas as outras classes. Homens livres que pelo código de Manu eram obrigados a servir as demais castas.
Art. 910 Mas que ele brâmane obrigue ele a servir.
Art. 411 Ainda que um senhor isente de suas condições de servir, ele ainda deve servir.
Chandalaopalha: Não são sequer considerados humanos, pois tudo aquilo que não se origina do Deus Brâmane é considerado impuro.
Art.751 Espírito de porco se servir com obediência, na vida posterior pode reencarnar numa outra casta.
MULHER:
Era considerado um ser inconstante, portanto não testemunhava, exceto em casos de excepcionais ou casos de mulher.
UM SUDRA POR TODOS OS CRIMES
Dependendo do caso, as testemunhas deveriam passar por uma prova de fogo e passando por ela sabia-se se estava falando a verdade ou não. A um mentiroso era aplicado todos os crimes do processo.
FALSO TESTEMUNHO:
Poderia em vida e após a morte, pagaria também na próxima vida, além de perder bens.
CASAMENTO:
A criança muitas vezes já é comprometida antes mesmo de nascer e quanto mais cedo casar, melhor. 
Um homem de 24 anos com uma de 8 anos
Um homem de 30 anos com uma de 12 anos
Obs. Possuem justiça própria.
DIVÓRCIO:
Prévia expressamente o divorcio, mas não trás os motivos. Dó ocorria o divórcio se a esposa tivesse algum tipo de deficiência.
DEFICIÊNCIAS: Defeitos de fertilidade, incluindo o nascimento exclusivo de mulheres, assim como a mortalidade infantil e a infertilidade.
Se a esposa fosse virtuosa e tivesse uma conduta ilibada, o homem jamais poderia se divorciar.
MULHERES:
Situação de total subordinação ao homem. A crença prega que elas tinham ligações com o mal.
 À vontade da mulher jamais deve ser levada em conta.
A mulher não tem o direito à propriedade.
Art. 419 Dia e noite deve estar sobre a dependência. 
Art. 422 Se não fossem vigiadas trariam a desgraça para seus familiares.
FUNÇÕES DA MULHER: 
Mãe
Dona de casa
Responsáveis por cuidar ou gerir as finanças

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes