Buscar

AD2 EBC 2014 2 - ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD2
Período - 2014/2º (outubro de 2014)
Disciplina: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Coordenador: Prof. Dr. Maxwel Ribeiro Moreira
GABARITO
AD2:
Explique como foram feitos os tabelamentos de preços no lançamento dos planos econômicos do período da chamada Nova República, no plano do governo Collor e no plano do governo Itamar Franco.
Todos os tabelamentos de preços foram feitos no nível do consumidor final.
No Plano Cruzado os preços em geral foram tabelados, por tempo indeterminado, no nível do consumidor final, segundo os valores vigentes no dia 27 de fevereiro de 1986. A única exceção ficou por conta das tarifas industriais de energia elétrica, que foram reajustadas em 20%.
No Plano Bresser foi determinado o congelamento, pelo prazo máximo de noventa dias, de todos os preços, inclusive os referentes a mercadorias, prestações de serviços e tarifas, nos níveis dos preços já autorizados ou dos preços à vista efetivamente praticados em 12 de junho de 1987. Ficou definido também que, após esse congelamento de preços, haveria uma fase de flexibilização.
No Plano Verão os preços em geral foram tabelados, por tempo indeterminado, no nível do consumidor final, segundo os valores vigentes em 15 de janeiro de 1989. No dia anterior foram autorizados os seguintes aumentos de preços: 14,8% para a energia elétrica; 19,9% para a gasolina; 30,5% para o álcool; 33,3% para o pão; 35,0% para as tarifas telefônicas; 47,5% para o leite e 63,5% para as tarifas postais.
No Plano Collor ficou definido que no primeiro dia útil de cada mês, a partir do dia 1º de maio de 1990, seria divulgado o percentual de reajuste máximo mensal dos preços autorizados para as mercadorias e serviços em geral e que no primeiro dia útil após o dia 15 de cada mês, a partir do dia 15 de abril de 1990, seria divulgada a meta para o percentual de variação média dos preços durante os trinta dias contados a partir do primeiro dia do mês em curso.
No Plano Real não foi utilizado o tabelamento de preços.

Outros materiais