Buscar

Gabarito AP1 setembro 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Gabarito da Avaliação Presencial – AP1
Período - 2014/2º (setembro de 2014)
Disciplina: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Coordenador: Prof. Dr. Maxwel Ribeiro Moreira
	Boa Prova!!!
Questão 1 ( 3,0 pontos):
Como que as empresas multinacionais que operavam no Brasil fizeram para remeter recursos para o exterior de forma ilegal no auge da crise do Milagre Econômico Brasileiro?
No auge da crise, as empresas multinacionais que operavam no Brasil usaram e abusaram dos recursos do subfaturamento e do sobrefaturamento para fazerem remessas ilegais de dólares para o exterior. A matriz (empresa sede) dessas empresas passou a centralizar as compras e as vendas das suas filiais. As compras (matérias-primas, tecnologia) da filial junto à matriz eram sobrefaturadas; assim, eram enviados para a matriz mais dólares do que deveriam. As vendas (produtos finais) para a matriz eram subfaturadas e assim a matriz, ao revender no mercado internacional o que comprava das suas filiais, obtinha um lucro que tinha deixado de ser computado no país em que a filial operava.
Questão 2 (4,0 pontos):
Sabemos que o II PND (1975-1979) foi lançado num contexto de crise do Milagre Econômico Brasileiro já configurado. Tendo presente os compromissos assumidos no texto do II PND, com relação ao campo econômico, marque como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo:
2.1. ( F ) Manter o crescimento, mas com taxas um pouco abaixo das observadas nos últimos anos.
2.2. ( V ) Conter a inflação de maneira gradual. 
2.3. ( V ) Manter em relativo equilíbrio o balanço de pagamento.
2.4. V ) Realizar uma política de distribuição de renda pessoal e regional, simultaneamente com o crescimento econômico.
Questão 3 (3,0 pontos):
Com relação aos resultados do II PND marque como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo:
3.1. ( V ) A dívida externa bruta cresceu ao longo de todo o período de vigência do II PND..
3.2. (V) As taxas anuais de inflação no período do II PND oscilaram, mas indicando uma tendência de crescimento.
3.3. (F) No período de 1975 a 1979 foram registrados constantes déficits na balança comercial brasileira porque os valores anuais das exportações diminuíram e os valores anuais das importações cresceram, exceto no ano de 1977.
Observações quanto ao gabarito:
A divulgação desse gabarito tem por objetivos: a) apresentar os pontos que deveriam estar presentes no conteúdo das respostas e que servirão de referência para a correção das provas; (b) apresentar uma redação com uma estrutura lógica e coerente para os pontos que deveriam estar presentes nas respostas; (c) seguir exatamente o que está no material didático da disciplina para que o(a) aluno(a) possa localizar a pergunta e a resposta nesse material.
O que está sendo avaliado é o domínio do conteúdo das aulas. O esperado e desejado é que cada aluno(a) construa sua própria redação. Isso significa dizer que as respostas dos alunos, obviamente, não têm que ser idênticas à redação do gabarito, mas o seu conteúdo sim.

Outros materiais