Buscar

9 ano (Salvo Automaticamente)

Prévia do material em texto

Escola Municipal de Ensino Fundamental Léo Heck
	Data:___/___/2018
	Nota:_____________________
	Professora: Daiah Meireles
	Aluno(a):
	Série:
Lista de exercícios de matemática
 A sombra de um prédio, em um terreno plano, em uma determinada hora do dia, mede 15 m. Nesse mesmo instante, próximo ao prédio, a sombra de um poste de altura 5 m mede 3 m. A altura do prédio, em metros, é:
a) 25		b) 29		c) 30		d) 45		e) 75
Qual é a medida do segmento AB?
a) 1	b) 2	c) 3	d) 4	e) 5
Numa cidade do interior, à noite, surgiu um objeto voador não identificado, em forma de disco, que estacionou a 50 m do solo, aproximadamente. Um helicóptero do exército, situado a aproximadamente 30 m acima do objeto, iluminou-o com um holofote, conforme mostra a figura anterior. Sendo assim, pode-se afirmar que o raio do disco mede, em m, aproximadamente:
a) 3,0		b) 3,5		c) 4,0		d) 4,5		e) 5,0
Sabendo que as retas a, b e c são paralelas, utilize o Teorema de Tales e determine o valor de x na figura a seguir:
Na figura a seguir temos que a // b // c // d. Aplicando o Teorema de Tales determine os valores de x, z e y.
Aplique o Teorema de Tales no intuito de determinar o valor de x, sabendo que as retas a, b e c são paralelas.
Três terrenos têm frente para a rua A e para a rua B, como na figura. As divisas laterais são perpendiculares à rua A. Qual a medida de frente para a rua B de cada lote, sabendo que a frente total para essa rua tem 180m?
No desenho abaixo estão representados os terrenos I, II e III.
Quantos metros de comprimento deverá ter o muro que o proprietário do terreno II construirá para fechar o lado que faz frente com a Rua das Rosas?
A sombra de um poste vertical, projetada pelo sol sobre um chão plano, mede 12 m. Nesse mesmo instante, a sombra, de um bastão vertical de 1 m de altura mede 0,6 m. Qual a altura do poste?
A sombra de uma pessoa que tem 1,80 m de altura mede 60 cm. No momento, a seu lado, a sombra projetada de um poste mede 2 m. Se, mais tarde, a sombra do poste diminui 50 cm, a sombra da pessoa passou a medir:
Determine x
Um obelisco de 12 m de altura projeta, num certo momento, uma sombra de 4,8 m de extensão. Calcule a distância máxima que uma pessoa de 1,80 m de altura poderá se afastar do centro da base do obelisco, ao longo da sombra, para, em pé, continuar totalmente na sombra.
Uma rampa de inclinação constante, como a que dá acesso ao Palácio do Planalto em Brasília, tem 4 metros de altura na sua parte mais alta. Uma pessoa, tendo começado a subi-la, nota que após caminhar 12,3 metros sobre a rampa está a 1,5 metros de altura em relação ao solo.
Faça uma figura ilustrativa da situação descrita. 
Calcule quantos metros a pessoa ainda deve caminhar para atingir o ponto mais alto da rampa.
Uma estaca tem 150 cm e projeta uma sua sombra 2,20 m ao mesmo tempo em que um poste projeta uma sombra de 490 cm. Qual é a altura aproximada do poste em metros? Utilize duas casas decimais.
Na figura a seguir, as duas retas são paralelas de modo que os triângulos são semelhantes. Determine x e y. 
4
x
9
6
 r
 s 
8
 y
Determine o valor de x no triângulo abaixo. 
Na figura a seguir, os ângulos C = E =100o . Os ângulos B = D =50o , BC = 2 cm, AB = 4 cm, DE = 6 cm e AE = 9 cm
Calcule AC = x e AD = y
Bons Estudos!!!

Outros materiais