Buscar

O que é Avaliação Nutricional Subjetiva Global (ASG)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é uma Avaliação Nutricional
Diferente de uma triagem nutricional que identifica indivíduos desnutrido ou em risco de desnutrição, almejando determinar se existe risco nutricional e se é necessária avaliação nutricional mais detalhada. A Avaliação Nutricional, além de detectar desnutrição, classifica seu grau e permite coleta de informações que auxiliem em sua correção.
O que é Avaliação Nutricional Subjetiva Global (ASG)
A avaliação nutricional subjetiva foi descrita há quase duas décadas, pelo Detsky et al. (1987) apud Duarte e Castellani (2002) para avaliar pacientes cirúrgicos em período pós-operatório. Além disso tem como objetivo revisar os estudos de validação de avaliação nutricional subjetiva descritos nas literaturas nas últimas duas décadas. Foi realizada uma revisão sistemática no MEDLINE utilizando o descritor “subjective global assessment” e selecionados os trabalhos mais relevantes. 
Trata-se de um método clínico de avaliação do estado nutricional, simples, de baixo custo e não-invasivo, podendo ser realizado à beira do leito. Avaliar o estado nutricional do paciente internado pode ser um desafio, principalmente em entidades onde os recursos humanos e materiais são escassos. Vários estudos mostram a alta incidência de desnutrição intra-hospitalar o que, consequentemente nos leva a uma elevação nos custos hospitalares, aumento no tempo de internação, maiores complicações e mortalidade, evidenciando a necessidade de uma intervenção rápida. A Avaliação Subjetiva Global (ASG) tem sido largamente utilizada como triagem nutricional, nesta forma de avaliação, realiza-se anamnese, exame físico, avalia-se perda ponderal e grau de estresse, atribuindo-se pontuação para classificação em bem nutrido, desnutrido moderado e desnutrido grave.
Ela irá considerar não apenas as alterações da composição corporal, mas também alterações funcionas do paciente. Os resultados por se tratar de método subjetivo, sua precisão irá depender dar experiencia do observador. Porém, quando usado por observadores experientes, apresenta boa precisão diagnóstica. A avaliação nutricional subjetiva foi legitimada através da validação convergente, onde o método foi comparado com outros métodos objetivos de avaliação nutricional, e da validação preditiva, mostrando que a técnica identificou pacientes de alto risco para desenvolver complicações pós-operatórias. Ela tem se mostrado boa opção na avaliação nutricional de pacientes cirúrgicos e algumas modificações têm sido sugeridas para o uso do método também em outras especialidades. A experiência do observador é de extrema importância, uma vez que dela depende a precisão do método. Quando realizada por um examinador bem treinado propicia o diagnóstico de pacientes desnutridos com base em dados coletados a partir de sua história clínica e exame físico. É um instrumento tanto para o prognóstico quanto para o diagnóstico nutricional.
propicia o diagnóstico de pacientes desnutridos com base em dados coletados a partir de sua história clínica e exame físico. É um instrumento tanto para o prognóstico quanto para o diagnóstico
Alteração no peso corporal: relaciona o tempo com o percentual de perde peso. 
Modificação na ingesta alimentar: avalia-se a parte quantitativa ou qualitativa, duração da modificação, bem como se descarta qualquer intencionalidade. 
Presença de sinais e sintomas gastrointestinais: consideram-se essas alterações significativas quando ocorrem diariamente por mais de duas semanas.
Capacidade funcional: relata alterações na duração e intensidade das atividades diárias. 
Demanda metabólica resultante de doença catabólica (queimadura, sepse, neoplasia, etc).
A avaliação subjetiva global tem sido amplamente estudada e, atualmente, encontram-se adaptações validadas para atender situações clínicas diversas como nefropatias, oncologia, hepatopatia, HIV/AIDS e pacientes geriátricos.

Outros materiais