Buscar

Prova 1- Carlos Alberto-UFBA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 Prova Eng 041 
1 semestre de 2017
1-. Explique porque o plano de escorregamento de uma estrutura CFC é mais compacto que o plano de escorregamento de uma estrutura CCC, através do cálculo da densidade planar.
2-. Explique porque a quantidade de deformação sofrida por uma liga de aço por uma laminação a quente pode ser limitada pela presença de inclusões ou de segregações comtdas na liga. 
3- Considere 3 ligas de alumínio 3003(Al-0,12Cu-1,2Mn-0,1Zn) que estão nas seguintes condições: estado bruto de fusão (liga A), laminada a frio (liga B), e laminada a quente (liga C). Considerando que quando ocorreu o processo de recristalização a recristalização ocorreu em toda a liga e que a liga A não foi submetida a nenhum tratamento mecânico e/ou térmico, responda as seguintes questões.
a). Diferencie as ligas B e C em relação aos me3canismos de endurecimento presentes na liga.
b) Cite um mecanismo de endurecimento que ocorre na liga A e cite um mecanismo de endurecimento que não ocorre na liga A, mas ocorre na liga C e justifique a sua resposta.
4- a) Explique as diferenças entre célula de discordância e sub grão
b) Explique a diferença entre uma discordância em aresta e um contorno de macla.
5- Explique porque o tratamento realizado para refinar os grãos de uma liga de aço que envolve a realização de um trabalho a frio seguido por um tratamento térmico de recozimento é geralmente realizado mais de uma vez para que o tamanho médio dos grãos desejado seja alcançado, permitindo obter as propriedades desejadas. 
6- Explique porque a adição de Ti e/ou Nb em uma liga de aço inoxidável ferritico que apresenta uma estrutura totalmente ferritica atenua a deterioração das propriedades mecânicas na junta soldada dessa liga causada pelo processo de soldagem.
1 Prova Eng 042 
1 semestre de 2017
1.- Excluindo o fato de a liga inoxidável ferritica apresentar um custo inferior ao da liga inoxidável austenitica, explique porque em determinadas regiões do escapamento de um veiculo é utilizada uma liga de aço inoxidável ferritico contendo Mo em vez de ser utilizada uma liga inoxidável austenitica que pode apresentar uma resistência a corrosão significativamente superior a da liga ferritica. 
2- Descreva três situações nas quais uma liga inoxidável super duplex apresenta uma resistência a corrosão por pite inferior a de uma inoxidável super austentica, mesmo considerando 	que a liga super duplex apresenta um PREN (numero equivalente de resistência a corrosão por pite) superior ao da liga super austenitica.
3- Explique porque as ligas inoxidáveis austeniticas que apresentam maior resistência mecânica são as ligas que apresentam uma menor quantidade de elementos de liga. 
4- Explique porque em determinadas ligas inoxidáveis super martensitcas a presença da austenita retida é desejada enquanto que nas ligas inoxidáveis martensiticas convencionais a presença da austenita retida tem que ser evitada. 
5- Descreva duas características de uma liga inoxidável duplex que fazem com que essa liga apresente uma resistência mecânica significativamente superior a de uma liga inoxidável ferritica. 
6- a) Descreva dois procedimentos que podem ser utilizados para melhorar a soldabilidade de uma liga inoxidável duplex e explique porque essa melhora ocorre.
b) Descreva dois procedimentos que podem ser utilizados para melhorar a soldabilidade de uma liga inoxidável martensitica e explique porque essa melhora ocorre.

Outros materiais