Buscar

Arquivo para Passei Direto

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201811491493)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a proposição CORRETA. A transferência da Corte portuguesa para o Brasil teve consequências no processo de autonomia política brasileira.
	
	
	A presença da Corte possibilitou um grande desenvolvimento econômico, político e cultural na Colônia, o que, paradoxalmente, acabou por retardar o surgimento de um sentimento autonomista e nacionalista entre os brasileiros.
	
	Os brasileiros, sentindo mais próximas as amarras metropolitanas, rebelaram-se e conquistaram a independência no mesmo movimento que varria as colônias ibero-americanas.
	 
	Foi possível ao governo metropolitano controlar o processo de independência do Brasil, que acabou ocorrendo de maneira lenta e gradual, diferentemente das demais colônias do continente sul-americano.
	
	A presença da monarquia no Brasil aguçou as contradições entre a Colônia e a Metrópole, levando a uma violenta separação, que se resolveu nos campos de batalha.
	
	Confrontada pela realidade brasileira e pelo alto grau de desenvolvimento político das instituições coloniais, a Coroa Portuguesa cedeu a independência de forma pacífica e generosa.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201811491312)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Após a descoberta, o litoral do Brasil começou a ser frequentado (e explorado) por outros estrangeiros como por exemplo os franceses. A Coroa portuguesa precisava, portanto, encontrar uma maneira de não perder suas terras conquistadas. A grande dificuldade dava-se pela grande extensão da costa brasileira. Quanto aos mecanismos encontrados pelos portugueses para defender suas terras na América não é correto afirmar:
	
	
	O sistema de capitanias hereditárias funcionou como uma ¿privatização da colonização¿ transferindo aos donatários direitos de exploração das terras;
	
	As sesmarias são documentos jurídicos usados pelos donatários para doar terras a colonizadores.
	
	Os donatários recebiam da Coroa portuguesa as cartas forais que disciplinavam direitos sobre a exploração, como cobrar impostos e exercer a jurisdição;
	 
	A colonização por meio das capitanias hereditárias obteve um grande sucesso e a coroa portuguesa procurou expandi-las numericamente para o interior;
	
	As Capitanias Hereditárias foram criadas com intuito de colonizar e demarcar a soberania portuguesa na América Portuguesa;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201811491827)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A tortura não era aplicada aos nobres e as penas para plebeus e nobres eram diferenciadas. As penas eram extremamente variadas. As penas de morte eram impostas, entre outras formas pelo esquartejamento, fogo, roda, forca e decapitação. Esta brutalidade do processo e das penas pode ser entendida através de vários fatores que são, para nós, hoje, ainda um tanto incomodamente próximos. As penas eram formas de vingança e não formas de inserir o indivíduo novamente na sociedade. A que legislação as afirmativas acima se referem e como se caracterizava?
	
	 
	Ordenações Filipinas.
	
	Código de processo penal de 1832.
	
	Código Penal de 1940.
	
	Código Criminal de 1830.
	
	Código Civil de 1916.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201811491608)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No século XVIII a produção do ouro provocou muitas transformações na colônia. Entre elas podemos destacar:
	
	
	a urbanização da Amazônia, o início da produção do tabaco, a introdução do trabalho livre com os imigrantes.
	
	a preservação da população indígena, a decadência da produção algodoeira, a introdução de operários europeus.
	
	a industrialização de São Paulo, a produção de café no Vale do Paraíba, a expansão da criação de ovinos em Minas Gerais.
	 
	o aumento da produção de alimentos, a integração de novas áreas e do comércio interno, a mudança do eixo econômico para o Sul e o surgimento de cidades na região mineradora
	
	a introdução do tráfico africano, a integração do índio, a desarticulação das relações com a Inglaterra.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201811491680)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Ufpb 2007) A independência política do Brasil não foi um movimento idílico, como mostram alguns livros didáticos. Na verdade, ela decorre de um processo que se iniciou nos chamados movimentos nativistas e se estendeu para além do 7 de setembro de 1822. Sobre esse processo, é correto afirmar:
	
	
	Algumas províncias que tinham maioria portuguesa em suas Juntas Governativas, após a proclamação da Independência, resistiram à separação entre Brasil e Portugal. Entre essas províncias, destacam-se Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraíba.
	 
	A Revolução do Porto e as medidas que se seguiram a esse acontecimento, em Portugal, evidenciavam interesses em recolonizar o Brasil. Essa possibilidade fermentou, ainda mais, na Colônia, o movimento pela autonomia política.
	
	O imperador, D. Pedro I, mesmo enfrentando resistência à proclamação da independência, em algumas regiões do país, não aceitou que mercenários, ou qualquer pessoa que não fizesse parte do exército regular, participassem da luta para assegurar a autonomia política.
	
	A instalação do Governo Português na Colônia, em 1808, é um dos fatores fundamentais para se entender a independência do Brasil. Entre as medidas adotadas de imediato por D. João, a diminuição de impostos gerou euforia e apoio ao novo governo, em diversos setores da sociedade.
	
	O projeto inicial de independência, encabeçado pelas lideranças advindas do clero, da magistratura e da burocracia, previa o rompimento com toda a estrutura colonial e a possibilidade do país se livrar, ao mesmo tempo, de duas dominações: a portuguesa e a inglesa.

Outros materiais

Perguntas Recentes