Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO- RTM II.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703449024)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O tato é o primeiro sentido que se desenvolve e permanece ativo, mesmo depois que a visão e a audição começam a desaparecer. Contudo, sabemos que existem indicações e contra indicações para aplicação do toque assim como, a pressão que deverá ser levada em consideração de acordo com o tecido. Levando em consideração o acima descrito, dê exemplos de pressão e profundidade no ato do toque e diga ao menos 2 contra indicação para a utilização do toque na área afetada.
		
	
	Feridas abertas e Dor
	 
	Feridas abertas e Doenças de pele
	
	Dor e Ruborização
	
	Edema e dor
	
	Cicatriz e suor
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703508150)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre os efeitos fisiológicos da terapia manual nos mais diversos tecidos do corpo, assinale a correta:
		
	
	O ácido láctico, principal catabólito dos músculos, não sofre efeito das técnicas de terapia manual, sendo uma limitação para a aplicação nos esportes;
	 
	Nas membranas recíprocas, podemos ter efeito na melhora da circulação de líquidos que protegem o SNC;
	
	Na pele, temos vários efeitos, mas a produção de colágeno pela terapia manual é praticamente nula, pois existe necessidade de aumento de temperatura para estimular essa proteína;
	
	A terapia manual em tecidos moles pode aumentar a densificação dos mesmos, favorecendo a prevenção de processos como as artroses;
	
	Nenhuma acima é correta.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703448965)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	As comunicações, que transmitimos por meio do toque, constituem o mais poderoso meio de criar relacionamentos humanos.... Por isso, o contato manual possibilita a transmissão de mensagens ao outro, sobre como estamos nos sentindo. Baseado nesta afirmação descreva qual estrutura do corpo consegue perceber e diferenciar estas informações, e cite qual a estrutura que é responsável em todas as estruturas corporais transformar este estimulo sensitivo em estimulo motor.
		
	
	Tendão e Cérebro
	 
	OTG e Fuso neuro muscular
	
	Músculo e Vísceras
	
	Cérebro e unidades motoras
	 
	Cérebro e órgãos proprioceptivos
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703485047)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O fisioterapeuta lida, diariamente, com situações que requerem uma boa visão ética e profissional, traduzida por meio de uma boa postura. Nas questões abaixo, marque a alternativa que se evidencia uma correta postura fisioterapêutica profissional
		
	
	A postura profissional ideal é aquela que permite o paciente identificar a hierarquia imposta pelo terapeuta que deve trata-lo sempre como alguém inferior a seus conhecimentos
	
	O toque terapêutico é só aquele pertinente às técnicas manuais utilizadas na terapia manual, não cabendo outros tipos de toque como afagos ou similares.
	
	A ideia de que lisonjeios ou cantadas está presente no cotidiano profissional deve ser encarado como inevitável, independente da postura profissional adotada.
	
	Pacientes com vínculos pessoais com o terapeuta devem ser tratados mais informalmente durante o toque, para facilitar a manutenção dessa relação.
	 
	A confiança do paciente por seu terapeuta traduz, nessa relação profissional, uma boa conquista terapêutica, possivelmente traduzida por uma boa postura ao agir.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703448796)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O toque, por si só, traduz efeitos positivos e/ou negativos que deverão ser observados conforme os objetivos pretendidos em um processo de reabilitação. Na prática, o toque utilizado terapeuticamente requer atenção para facilitar sua proposta dentro de um programa de tratamento. Das alternativas abaixo, qual traduz fundamentos terapêuticos no ato de tocar?
		
	 
	Dar foco e objetividade ao toque, explicando, desde a avaliação, a necessidade e as intenções dos toques pretendidos.
	
	Estimular aleatoriamente tecidos corporais, desconsiderando a condição psicossomática evidenciada em alguns pacientes.
	
	Tocar é sempre terapêutico, já que as mãos tendem a estimular áreas que necessitam atenção manual, independente do estímulo gerado.
	
	Tocar os pontos íntimos deve ser estimulado de forma informal e natural, sem maiores preocupações além da própria técnica escolhida.
	
	Considerar a postura profissional facilita a visão de toque terapêutico, principalmente no rigor e imposição necessários ao tratamento.

Outros materiais