Buscar

DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR
1-) O docente de ensino superior, ao assumir uma disciplina, deve estar atento para certas especificidades, em virtude das peculiaridades que estão presentes neste nível de ensino. Neste sentido, ao estabelecermos a didática como princípio fundador de todas as disciplinas, analise as seguintes alternativas:(I) A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar a teoria em prática. (II) A didática estuda os diferentes processos que envolvem a metodologia.(III) A didática é a parte da pedagogia que trata das normas científicas da atividade educativa.
I e II estão corretas.
Somente a I está correta.
II e III estão erradas.
II está errada.
Todas estão corretas.
2-) O contexto histórico do ensino brasileiro apresenta fatos marcantes e por isso, considera-se verdadeira a seguinte questão:
Os jesuítas, na época da colônia, foram considerados os primeiros educadores no Brasil, cujos ensinamentos eram direcionados para a política.
Os jesuítas voltavam-se para o ensino do catecismo, bem como a instrução dos colonos.
Os mais abastados tinham o ensino era diferenciado.
Os princípios estavam voltados para a formação do homem universal e político.
A função principal da didática centralizava-se no aspecto humanista.
3-) O planejamento escolar deve ser visto como “guia” em todo IES (Instituto de Ensino Superior). Nos seus vários níveis, o planejamento serve como fundamento para todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com esses pressupostos, analise as alternativas: I)O planejamento de ensino deve estar alicerçado nas linhas-mestras de ação da escola, isto é, no planejamento curricular. II)É a tradução, em termos mais próximos e concretos, da ação que ficou configurada no âmbito do plano de ensino. III)O planejamento deve ser visto como metodologia, uma espécie de guia de ação.
I e II estão corretas.
Somente a I está correta.
I e III estão erradas.
II está correta.
Todas estão corretas.
4-) Planejar é estabelecer as etapas pelas quais um objetivo pode ser atingido, a partir de uma situação inicial dada, com os meios de que dispomos (de fato ou potencialmente). Nesse sentido, podemos dizer que o planejamento envolve quatro elementos necessários para a sua compreensão, são eles:
1-Processo; 2-Eficiência; 3-Prazos; e 4-Metas.
1-Projeto; 2-Organização; 3-Cronograma; e 4-Metas.
1-Organização; 2-Projeto; 3-Cronograma; e 4-Prazos.
1-Cronograma; 2-Projeto; 3-Prazos; e 4-Documentação.
5-) Ao elaborar planos, seja de disciplina, de unidade ou de aula, os professores deveriam iniciar pelos objetivos, por isso, como sabemos, planejar deveria fazer parte das nossas ações, principalmente nas nossas atividades profissionais. Em se tratando da docência, este item então dever ser de extrema relevância, em virtude dos elementos que envolvem o processo ensino-aprendizagem. Por isso o professor deveria levar em consideração:
A duração, os objetivos, o conteúdo programático, os recursos didáticos, as estratégias de ensino e os procedimentos de avaliação.
As estratégias, a metodologia, os objetivos, a avaliação e os conteúdos.
Os objetivos, o conteúdo, a metodologia, o plano de aula.
A metodologia, o conteúdos, a avaliação, a didática e as estratégias.
6-) O plano de disciplina significa uma previsão de atividades, assim como um instrumento com vistas a pontuar a relação interdisciplinar e também um roteiro apontando para os direcionamentos das disciplinas. Com base nesses pressupostos, analise as alternativas a seguir: I)A metodologia da disciplina devem observar a ementa cadastrada da disciplina disponível nas secretarias dos departamentos. II)Os objetivos de ensino explicitam como será desenvolvida a disciplina (aulas teóricas, aulas práticas, visitas, trabalhos de campo, palestras, estudo dirigido, etc..). III)O programa explicita os tópicos que serão abordados na disciplina, observando o conteúdo da ementa cadastrada da disciplina, preferencialmente numerando ou dividindo em capítulos para que possa ser referenciado explicitamente no calendário (cronograma) de atividades.
I e III estão corretas
III está correta.
I e III estão erradas.
II está correta.
II e III estão erradas.
7-) O plano de aula deve promover a inter-relação de determinada técnica de ensino aos objetivos e aos conteúdos de uma aula. Dentre as técnicas de ensino utilizadas, as aulas expositivas são classificadas como o método de ensino mais tradicional. A respeito desta técnica não podemos afirmar:
Consiste na apresentação de um tema logicamente estruturado. Essa técnica é das mais antigas no campo do ensino, assim como a cópia, o ditado e a leitura.
Muitos teóricos consideram a aula expositiva um método tradicional, alguns até almejam o fim dessa prática. Mas, esse método dito ‘tradicional’ ainda continua vivo diante de tantas inovações tecnológicas dispostas no mundo contemporâneo, e, algumas vezes, se faz necessária a implantação desse tipo de aula.
Ao pensarmos numa aula expositiva, por exemplo, temos que superar aquela visão totalmente tradicional do professor que repete conceitos, memorizados a partir de suas leituras, adaptados para certas faixas etárias as quais se destinam suas aulas e que, monotonamente são apresentados perante uma sala de alunos, com energia e disposição, que acabam frustrados pela inoperância desse tipo de trabalho.
Nas aulas expositivas os métodos, numa perspectiva moderna, constituem o ponto de partida para a determinação das ações de ensino.
8-) Dentre os problemas relacionados às aulas expositivas, observamos que, em muitos casos, há preocupação, por parte do docente, na exposição da matéria, todavia esse pode não atentar-se para despertar a atenção do aluno, outro problema está relacionado ao fato de muitos docentes falam muito rápido, dificultando o entendimento do conteúdo, bem como há também outros que falam muito devagar. Outra questão foca-se na questão de que algumas aulas expositivas caracterizam-se pelo monólogo. Diante do exposto, escolha a alternativa que representa uma limitação das aulas expositivas:
Podem ser adaptadas a públicos variados e também ser fácil para introduzir vários conteúdos.
Facilita trabalhar com os conteúdos de forma organizada e permite uma interação direta, o que não é possível em outros meios, como este a distância, por exemplo.
Permite a exposição de conteúdos que não estão ainda publicados em artigos ou livros e o professor pode controlar o assunto em relação à sequência e duração da exposição.
Depende do domínio do docente e pode não levar em consideração as diferenças individuais.
9-) A forma tradicional da educação está em questionamento, visto que esse modelo de ensino, com o professor em frente de uma sala de aula e os alunos em suas cadeiras, sem interagir ou participar, tal forma é considerada ultrapassada por alguns teóricos da área da educação. Nesse sentido, a ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) é considerada uma metodologia nova, que abrange várias práticas pedagógicas. Assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso, nas opções abaixo e em seguida, escolha a sequência correta das alternativas sobre a característica incorreta que representa a ABP. ( ) A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma estratégia em que os estudantes trabalham com o objetivo de solucionar um problema. Esta estratégia é centrada no estudante, o qual deixa de ser um receptor passivo e assume o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado ( ) Embora não constitua a única prática pedagógica, predomina para o aprendizado de conteúdos cognitivos e integração de disciplinas. ( ) É baseado no estudo de problemas propostos com a finalidade de fazer com que o aluno determine determinados objetivos. ( ) A ABP é o eixo principal do aprendizado teórico do currículo de algumas escolas de Medicina, cuja filosofia pedagógica é o aprendizado centrado no aluno. ( ) Esta metodologiaé informativa à medida que estimula uma atitude ativa do aluno em busca do conhecimento e não meramente informativa como é o caso da prática pedagógica inovadora
V – F – V – V- F
V – V – F – V – F
F – F – V – V – F
V – V – F – F – V
F – V – V – F – F
10-) A avaliação, em muitos casos, representa um método autoritário e também punitivo. Por isso ao observarmos e identificarmos alguns aspectos da avaliação, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso, nas opções abaixo e em seguida, escolha a sequência correta das alternativas sobre a avaliação da aprendizagem. ( ) Muita relação com o que foi ensinado: porque muitos professores não elaboram provas de acordo com os objetivos. ( ) Pode ser fonte de ansiedade e stress: terrorismo por parte de alguns docentes. ( ) Privilegia o controle da retenção de conhecimentos: ênfase na memorização e no apreender. ( ) Leva a injustiças: há casos que o docente elabora provas com uma ou duas perguntas para dificultar a correção.
F- F- V - F
V – V – F -V
F – V – F – F
F – V – V – F

Outros materiais