Buscar

MULTICULTURALISMO E EDUCACAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MULTICULTURALISMO E EDUCACAO
1-) Com base no conteúdo estudado na unidade 1, compreendemos que o homem é ser capaz de produzir cultura ao passo que também é produzida por ela. Dessa forma, assinale a alternativa que melhor explica porque o homem diferencia dos demais seres vivos:
Diferencia-se dos demais seres vivos porque é capaz de comunicar-se com outros homens por meio da linguagem.
Diferencia-se por ser que se organiza e vive em sociedade em contato com outros homens.
Diferencia-se pela capacidade de movimentar-se e de andar.
Porque é um ser social capaz de interagir com outros homens e o meio e nesse processo dialético, transforma o meio em que vive e ao mesmo tempo transforma a si mesmo.
2-) O chamado fenômeno de globalização divide opiniões daqueles que se posicionam contra e a favor. Um filósofo americano, em entrevista à revista veja posiciona-se a favor da globalização, veja um trecho a seguir. Kwame Anthony Appiah: filho de inglesa e africano, com parentes em uma dezena de países, considera absurdo tentar preservar a pureza das culturas regionais. Veja – A globalização deixou o mundo mais homogêneo culturalmente? Appiah – A globalização tem como centro as megacidades, como a Cidade do México, São Paulo, Calcutá ou Hong Kong. Esses são lugares absolutamente heterogêneos. São Paulo tem a maior população japonesa fora do Japão, mas também tem habitantes de muitos outros lugares do mundo. Nova York tem a maior população judia fora de Israel. Os meios de transporte modernos e as trocas culturais através da mídia eletrônica permitem uma grande diversidade cultural nesses lugares. A homogeneização é mais visível em pequenos povoados de países pobres. É lá que alguns se chocam em ver Coca-Cola, aparelhos de rádio ou outros indícios da cultura externa. Não há nada de errado na homogeneização global. É ela que permite que mais comunidades tenham água tratada e encanada. Os serviços básicos de saúde se expandiram. Não há como ser contra esse fenômeno. (VEJA, 2006). Frente a esse posicionamento. Assinale a alternativa correta que conceitua a globalização:
Constitui pela expansão do capitalismo no mundo a partir das determinações de ordem econômica que se manifestam sobre os Estados Nacionais.
Caracteriza-se pelo momento de colonização em que os europeus chegaram ao Brasil e iniciaram a exploração do novo território.
Resume-se pelo investimento e aperfeiçoamento das tecnologias para ampliar a melhor produção e escoamento de produtos.
Constitui-se pelo momento em que foi instaurado os blocos econômicos de caráter regional, como: Nafta, Mercosul, e União Européia, as quais propunham a integração e fortalecimento de determinados Estados nacionais.
3-) Segundo Gonçalves e Silva (2004), o multiculturalismo tem seu bojo em países em que a diversidade cultural é um problema, quando o que se está em voga é a construção de uma unidade nacional. Nesse contexto, é correto afirmar que o multiculturalismo na atualidade implica:
Posicionar-se avesso às políticas que buscam construir uma unidade nacional, ignorando suas tendências homogeneizantes e abstendo-se de opiniões que possam contribuir com essas tendências.
Reconhecer a existência da diversidade cultural a partir de um princípio ético que orienta a ação de grupos contra o processo de homogeneização da cultura do grupo dominante.
Concordar e fomentar as políticas de homogeneização cultural, a fim de combater a fome, a miséria e exclusão e promover a igualdade social.
Promover as políticas de homogeneização cultural, inculcando um padrão cultural de forma a uniformizar um modo de vida adequado e eficiente para toda sociedade.
4-) De acordo com a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural a: “[...] diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades [...]”. Nesse sentido é correto conceber a diversidade:
Como um conjunto de diferentes grupos sociais vivendo isoladamente num mesmo espaço físico, sem contato uns com os outros e portando de uma cultura singular preservada durante a história.
Como manifestações artísticas produzidas por diferentes grupos que se limitam a: construções, monumentos e artesanatos produzidos por esses grupos.
Como patrimônio comum da humanidade a ser reconhecida e consolidada em beneficio das gerações presentes e futuras.
Como algo restrito às características fenotípicas de determinadas pessoas ou grupo social.
5-) Frente ao que foi estudado na unidade 3, observamos que em termos humanos, a constituição da identidade se inicia desde a origem da vida e se estende ao longo da vida. Dessa forma, é correto afirmar:
A identidade é constituída estritamente na singularidade por meio de reflexão sobre si mesmo.
A identidade é constituída num processo contínuo, processualmente construída nas relações sociais.
A identidade é produto da sociedade, isto é, determinada a partir de padrões da cultura dominante.
A identidade é adquirida em algum momento da vida, quando um indivíduo se reconhece num grupo.
6-) Embora a intolerância, o preconceito e a discriminação possam assumir o mesmo sentido e significado, ainda assim, cada qual compreende uma definição terminológica. Define-se por preconceito:
Visão pré-concebida e sem fundamento.
Distinção, separação e excluir.
Repúdio ao outro e ao diferente.
Ação de violência física ao outro.
7-) Numa escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, uma professora decorava a sala de aula para o Natal com muitos anjinhos, todos “loirinhos” e de olhos claros. Quando interrogada por que apenas anjos loiros de olhos claros, a professora sorriu e explicitou que era menos trabalhoso recortar a mesma cartolina: a amarela, para assim produzir os anjos (TRINDADE, 2000). Com base no que foi estudado na disciplina, podemos realizar a seguinte leitura dessa situação:
É apenas uma situação corriqueira no espaço escolar, sem maiores danos ou conseqüências que possa ser considerado, uma vez que a professora não teve o intuito de promover práticas de intolerância, preconceito e discriminação.
É uma situação de explícita violência à diversidade étnica, intencionalmente pensada pela professora para agredir os alunos que não possuem as mesmas características dos anjos.
É uma situação que se configura no meio escolar de forma sutil, nem sempre consciente, mas, que manifesta os padrões da cultura dominante incidentes nesse espaço e tende a colaborar com a reprodução da desigualdade cultural.
É uma situação estruturada pelos dirigentes da escola e repassada à professora com o objetivo de legitimar um arbitrário cultural.
8-) Segundo Pierre Bourdieu, o espaço social engloba campos em que os agentes sociais travam lutas simbólicas e tendem a se posicionar hierarquicamente a partir de uma lógica de classificação a partir do volume de capitais desses agentes. Define-se por capital cultural institucionalizado:
Bens materiais e serviços adquirido e acumulado por meio de dinheiro como: empresas, imóveis, carros, roupas de grife, funcionários que lhes prestam serviços.
Certificados escolares, diplomas de graduação e pós-graduação.
Posse de bens culturais como: obras de arte e livros.
Domínio de línguas estrangeiras, formas de comportar-se e manter hábitos da alta cultura.
9-) Atualmente a educação brasileira formulou questões voltadas para a inclusão social, visando, por exemplo, garantir os direitos das populações afrodescendentes. Sobre a lei 10.639/03, é correto afirmar que:
É resultado exclusivamente das políticas públicas brasileiras contra discriminação racial para se redimir do longo período de discriminação e violência praticadas contra o negro no período de expansão colonial.
Compreende as políticas afirmativas que garantem as cotas para afro-brasileiros para o acesso ao ensino superior brasileiro.
Torna obrigatório inserir a história da África na Educação Infantil, em todas as escolas brasileiras.
Visa incluir no currículo oficial da Rede de Ensino Nacional a obrigatoriedadeda temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.
10-) Numa festinha da escola, foi “proibido” pela diretora, com apoio da maioria das professoras, que se tocasse o CD de determinado grupo musical bem popular. Uma professora, num tom irônico, diz: “Agora a ordem não é preparar para o trabalho? Então, não tem problema tocar esse CD, pois a maioria delas vai ser isso mesmo.” (TRINDADE, 2000, p. 10). Frente a essa situação e frente ao que foi estudado na unidade 5, é possível fazer a seguinte leitura:
A atitude da professora está correta, pois, promove uma educação que busca preparar o estudante para os desafios do mercado de trabalho.
A diretora está correta, uma vez que é necessário privar os estudantes a consumir músicas populares que não colaboram com o aprendizado do mesmo, ao passo que as músicas de cunho religioso e erudito são os mais adequados.
A diretora e a professora não gostam de música na escola, pois, elas defendem uma educação tradicional, com comportamentos adequados, não se admitindo momentos de lazer e descontração.
Tanto a diretora como a professora, fomentam posturas de intolerância à diversidade cultural. Especificamente, a professora, postula uma visão preconceituosa sobre as crianças e suas origens sociais, suscitando pensar em ações discriminatórias no meio escolar.
11-) Numa festinha da escola, foi “proibido” pela diretora, com apoio da maioria das professoras, que se tocasse o CD de determinado grupo musical bem popular. Uma professora, num tom irônico, diz: “Agora a ordem não é preparar para o trabalho? Então, não tem problema tocar esse CD, pois a maioria delas vai ser isso mesmo.” (TRINDADE, 2000, p. 10). Frente a essa situação e frente ao que foi estudado na unidade 5, é possível fazer a seguinte leitura:
A atitude da professora está correta, pois, promove uma educação que busca preparar o estudante para os desafios do mercado de trabalho.
A diretora está correta, uma vez que é necessário privar os estudantes a consumir músicas populares que não colaboram com o aprendizado do mesmo, ao passo que as músicas de cunho religioso e erudito são os mais adequados.
A diretora e a professora não gostam de música na escola, pois, elas defendem uma educação tradicional, com comportamentos adequados, não se admitindo momentos de lazer e descontração.
Tanto a diretora como a professora, fomentam posturas de intolerância à diversidade cultural. Especificamente, a professora, postula uma visão preconceituosa sobre as crianças e suas origens sociais, suscitando pensar em ações discriminatórias no meio escolar.

Outros materiais