Buscar

av2 avaliação cinetico funcional II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

10- A goniometria é uma das técnicas mais usuais para mensuração da amplitude de movimento (ADM) articular. Durante a mensuração, o Fisioterapeuta deve observar: a) posição do paciente,  b) amplitude normal de movimento articular, c) posição do pivô, d) posição do braço fixo, e)posição do braço móvel. Com base na sequência metodológica apresentada para a medição do movimento de flexão do cotovelo, assinale a alternativa CORRETA.
	Decúbito dorsal (supinação), 120° a 130° de ADM, epicôndilo medial do úmero, face medial do braço ao longo de seu eixo Longitudinal e face medial do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.
 
 
	Decúbito dorsal, 120° a 160° de ADM, epicôndilo lateral do úmero, face medial do braço, ao longo de seu eixo longitudinal e face medial do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.
 
	Decúbito ventral (pronação), 120° a 130° de ADM, epicôndilo lateral do úmero, face lateral do braço, ao longo de seu eixo longitudinal e face lateral do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.
 
	Decúbito ventral (pronação), 140° a 160° de ADM, epicôndilo medial do úmero, face medial do braço, ao longo de seu eixo longitudinal e face medial do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.
 
	Decúbito dorsal, 140° a 145° de ADM, epicôndilo lateral do úmero, face lateral do braço, ao longo de seu eixo longitudinal e face lateral do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.
11- Dentre os exames abaixo, qual é considerado um exame operador-dependente
Imagem de Ressonância Magnética (RM).
Artrografia
Ultra sonografia diagnóstico
Tomografia Computadorizada (TC).
Imagem de Radiologia simples
12- Durante a coleta da história clínica após a paciente ter referido sua queixa principal, a mesma falou também sobre outras intercorrências em sua história: refere ter feito cirurgia de mama há aproximadamente 8 meses para retirada de tumor benigno, fez lipoaspiração, tem sinusite, e fez cirurgia de vesícula. Essas informações fazem parte da:
História clínica
História da doença atual(HDA)
História Familial
Queixa principal(QP)
História patológica pregressa(HPP)
13- Assinale a alternativa CORRETA
Faz parte da inspeção avaliar se há sensibilidade tátil, térmica e dolorosa no paciente.
Estimular o paciente a relatar a seqüência de fatos que culminaram com os sinais e sintomas
apresentados atualmente é parte integrante da história patológica pregressa.
Na queixa principal são determinados o sintoma-guia e a época na qual iniciou a sintomatologia.
Nome, idade e endereço faz parte da história clínica.
O questionamento sobre o estado de saúde dos pais e irmãos faz parte dos antecedentes familiares.
14- Com relação à discrepância de membros inferiores (MMII), verifique as afirmativas e assinale a alternativa correta: I. No caso de discrepância aparente, o indivíduo apresenta ossatura maior em um dos membros; II. No caso de discrepância real, os valores de mensuração de MMII a partir da cicatriz umbilical até os maléolos mediais, são iguais; III. Os pontos de referência para mensuração de MMII são a espinha ilíaca ântero superior e maléolo lateral; IV. A discrepância aparente pode ser resultado de alguma deformidade em articulação coxofemoral ou de obliquidade pélvica; V. Não há possibilidade de averiguar se a discrepância de MMII é real ou aparente, sem o uso de uma fita métrica. 
Somente II, III e IV estão corretas
Somente II e V estão corretas
Nenhuma está correta
Somente I e IV estão corretas
Somente IV está correta
15- Paciente refere que suas queixas surgiram há 4 anos de forma espontânea, com dor no ombro, depois em punho e dedos, com edema às vezes em punho e dedos. A dor não tem horário para aparecer. Assinale a alternativa correspondente a história que a paciente está descrevendo:
História social
História patológica pregressa
Queixa Principal
História da doença atual
História Funcional
16- Durante a Anamnese, um paciente relata: tabagismo, pais hipertensos e cirurgia bariátrica realizada há 2 anos. Estas informações fazem parte, respectivamente, de quais itens da entrevista:
História fisiológica, História patológica pregressa e História social
História fisiológica, História social e História patológica pregressa
História patológica pregressa, História Social e História familiar
História Social, História familiar e História patológica pregressa
História social, História familiar e História fisiológica
17- O Risco potencial de o paciente estar apresentando uma patologia grave é chamado no na literatura de "bandeiras vermelhas". Essas indicam a necessidade de envolver uma avaliação com o profissional médico. Constituem-se bandeiras vermelhas:
Fadiga injustificada
Perda de apetite
Todas as alternativas estão corretas
	
	
Dor persistente a noite
	
	
	
	
	
Perda inexplicada de peso
18- O teste de força muscular manual destina-se a avaliar a capacidade de o músculo desenvolver tensão contra uma resistência. Algumas etapas são seguidas para realizar este teste. Verifique nas afirmativas abaixo e organize a sequência correta para sua aplicação: I. estabilizar o segmento articular proximal; II. explicar sua finalidade ao paciente e, em seguida, posicioná-lo; III. pedir ao paciente que realize ativamente o movimento através da sua amplitude disponível; IV. instruir o paciente a cerca do movimento a ser realizado, realizando-o passivamente;
II; III; IV; I.
	
	
III,II,IV
II, I; III; IV.
III; IV; I; II.
	
	
II; I;IV;III
19- De acordo com o modelo patocinesiológico, uma doença tal como artrite reumatóide, provoca lesões nos componentes ósseos, em conseqüência das alterações degenerativas que ocorrem nas articulações. Ainda de acordo com o modelo patocinesiológico podemos afirmar que: I - Leva a limitações da função, bem como, em muitos casos, à deficiência; II - Em decorrência da ação recíproca, as identificações das alterações secundarias que se manifestam em cada um dos sistemas é tão importante quanto a compreensão do efeito primário que a patologia exerce sobre os componentes do sistema; III - Leva a incapacidade do Sistema Nervoso para recrutar unidades motoras e impulsiona-las em freqüência elevadas; IV - Leva a modificação das necessidades metabólicas durante a atividade e como conseqüência alteração do condicionamento aeróbico.
Estão corretas: I, II e IV
As alternativas II e IV estão corretas
Apenas a alternativa II está correta
	
	
Estão corretod: I,II E III.
	
	
Todas as alternativas estão corretas
20- Dentre os exames abaixo, qual é considerado um exame operador-dependente:
Artrografia,
Imagem de Ressonância Magnética (RM),
Imagem de Radiologia simples,
Tomografia Computadorizada (TC).
Ultra sonografia diagnóstico,
21- Assinale (V) quando a afirmativa tratar de Diagnóstico Fisioterapêutico
Determinação da causa e natureza das condições patológicas da doença.
A atenção especial é dada à doença e o tratamento é monodisciplinar.
Conclusão emitida sobre conjunto de informações acerca da funcionalidade do corpo humano.
Fornece bases para prescrição de exercícios mais seguros e confiáveis em diversos períodos da doença, como por exemplo no período pré e pós operatório.
Constituem componentes relevantes para sua elaboração: avaliação isocinética, questionários de qualidade de vida e índices funcionais.
22- Considere que um rapaz de 25 anos, referindo que durante um treino amador de futebol sofreu torção no joelho direito. Essa dor persiste há 15 dias e acompanha-se da de sensação de estalido, bem como de falseio durante a marcha. Há limitação de ADM de joelho para flexão e presença de edema residual no joelho. Com base nesse quadro clínico e considerando que esse paciente buscou atendimento fisioterápico, na avaliação seria correto.
Uma das formas de examinar a dor seria aplicando a Escala Visual Analógica importante na aferição da intensidade da dor.
O estalido pode ser confirmado realizando-se o teste de gaveta anterior.O edema não implica diretamente na restrição do movimento e como este é residual não tem relevância.
	
	A sensação de falseio é um indicador de frouxidão ligamentar e deve ser avaliada movimentando-se passivamente o membro do paciente. 
23- Uma mulher de 36 anos queixa-se de dor crônica nas costas há 06 meses. A dor vem aumentando de intensidade progressivamente e piora com o repouso e ao levantar-se pela manhã da cama. Quando presente a dor é localizada na região lombar e irradia-se para nádega e face posterior da coxa esquerda. Com base nos testes específicos, assinale a opção que poderia determinar se a dor é por compressão do nervo ciático ou por encurtamento dos ísquios tibiais.
	
		
	
Manobra de lasegue.
Teste de Hoover
Teste de thomas
Teste de patrick
Teste de Trendelenburg
24- D. Glória, secretária, de 39 anos é encaminhada para fisioterapia com quadro de tendinite de supra espinhoso à direita. Na avaliação fisioterapêutica, foi solicitado à paciente que tente tocar com a mão direita o ângulo inferior e superior da escápula do mesmo lado. Poderia-se dizer que o fisioterapeuta está avaliando:
a ADM total de flexão de ombro
a ADM total de rotação medial e lateral de ombro
a mobilidade de fibras superiores de trapézio
a circundução de ombro
o teste de botão acromial
25- Na avaliação cinético-funcional de Pedro, 42 anos de idade, com seqüela de entorse do tornozelo direito, de grau II, em fase crônica, identificou-se: pequeno edema residual na face lateral do tornozelo e dor no ligamento talofibular anterior, tanto na palpação quanto na fase de pré-impulsão da marcha. Verificou-se, ainda, força muscular de grau 4, segundo a escala de Oxford, para os músculos fibulares e tibial anterior, que se apresentavam ligeiramente encurtados. A crioterapia por imersão foi um dos métodos de tratamento indicados. Grau 4 de força muscular na escala de Oxford significa:
vence uma força máxima imposta pelo avaliador
vence apenas a força da gravidade
arrasta o membro
vence uma força submáxima imposta pelo avaliador
arrasta o ombro

Outros materiais