Buscar

Procedimento Bibliográfico e Documental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Procedimento Bibliográfico e Documental
Engenharia Civil
Heleno Henrique Coelho Bucar
Murilo Amaral Poll
Prof. MSc. Pierre Soares Brandão
Palmas – TO, 2014
Definição de Procedimento Bibliográfico
O Procedimento Bibliográfico ou fontes secundárias, é um processo de documentação indireta, que tem por intuito a obtenção de dados, principalmente através de livros e artigos científicos.
“trata-se do levantamento de toda a bibliografia já publicada em forma de livros, revistas, publicações avulsas em imprensa escrita, [documentos eletrônicos] [...].” 
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E.M. Metodologia do trabalho científico. 5.ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2001. p. 43-44.
“a pesquisa bibliográfica é uma busca apurada em livros, revistas, sites, jornais, documentários a respeito de um assunto.” (SEVERINO, 2000)
Objetivos
Identificar conceitos, técnicas e ferramentas que servem de base para o desenvolvimento de nosso trabalho; 
Identificar técnicas, e autores com trabalhos semelhantes ou precursores ao nosso; 
Identificar necessidades, situações e resultados, que justifiquem nosso trabalho. 
Ela tem o objetivo “[...] auxiliar o pesquisador no desenvolvimento de sua pesquisa, pois ela irá apresentar e explicar o conhecimento atual sobre o tema selecionado e identificará pesquisas feitas, dentro do campo escolhido.” (SEVERINO, 2000)
Características
Produzir o trabalho a partir do maior número possível de material bibliográfico publicado;
Procurar se ater somente àqueles trabalhos que dizem respeito ao tema por você explorado, ou seja, compartilhar com ideias que realmente sejam pertinentes;
Ampliar a pesquisa, fazendo uso não somente de livros técnico-científicos, mas recorrer também a outras fontes;
Se possível, utilizar material somente de primeira mão, de modo a evitar o uso  do apud, o qual equivale a “citado por”, consequentemente revelando um material de segunda mão.
Dados produzidos em campo, laboratório e documentos 
Livros
Livros e artigos com relatos de pesq.
Pesquisa bibliogr.
(cada qual com
sua fonte)
Teoria do Conhecimento
Vantagem
A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente.
Desvantagem
O ponto negativo deste método é porque muitas vezes são encontrados dados equivocados, ou processados incorretamente. Por causa disso é necessário que o pesquisador esteja atento para não acreditar em informações erradas e sempre buscar o maior número de fontes possíveis.
Exemplo
AS CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
A metodologia aplicada para fundamentação desta pesquisa, será de natureza exploratória, do tipo Pesquisa Bibliográfica analisando autores e instituições especializadas que trataram sobre o assunto, sendo isto feito através de pesquisas em sites especializados, material didático fornecido e leitura realizada em livros indicados ao Curso de Administração.
BOSAN, Aroldo Natel. As características do comportamento empreendedor. Fundação Educacional Miguel Mofarrej, Faculdades Integradas de Ourinhos, 2008. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/producaoacademica/empreendedorismo/1286/download/> Acesso: 19 mai. 2014.
Definição do Procedimento Documental
O Procedimento Documental é a que utiliza o material que não tenha tratamento analítico ou que possa ser reelaborado. A pesquisa documental é considerada de primeira mão que estão em arquivos de instituições públicas e privadas, relatórios de pesquisas, cartas, contratos, diários, biografias, etc.
A principal diferença entre a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental é que “[...] a pesquisa bibliográfica utiliza-se das contribuições de vários autores sobre certa temática, já a documental baseia-se em materiais que não tiveram um tratamento analítico ou que podem ser reelaboradas pelos objetivos da pesquisa”. (BEUREN, 2003)
“ A pesquisa documental é realizada a partir de documentos considerados cientificamente autênticos e é muito utilizada nas ciências sociais, afim de comparar fatos, estabelecendo suas características [...]” (PÁDUA, 1997)
Objetivos
Tem como objetivo investigar fontes primárias que se constituem de dados que não foram codificados, organizados e elaborados para os estudos científicos – tais como: documentos, arquivos, plantas, desenhos, fotografias, gravações, estatísticas e leis -, a fim de descrever e analisar situações, fatos e acontecimentos anteriores, bem como comparar com dados da realidade presente.
“A pesquisa documental recorre a fontes diversas, sem tratamento analítico, tais como: jornais, revistas, relatórios, estatísticas, cartas, filmes, fotografias, pinturas, etc.” (FONSECA, 2002).
Características
 Fontes de Documentos
Arquivos Públicos
Arquivos Particulares
Fontes Estatísticas
  Tipos de Documentos
Escritos
Outros
Tirado do site: http://www.reocities.com/sfdsilva/trabalhos/administracao/coletadados.htm
17
Vantagens
É uma fonte rica e estável de dados;
Custo baixo, pois exige apenas disponibilidade de tempo;
Não exige contato com o sujeito da pesquisa, que pode ser difícil ou até mesmo impossível.
Desvantagens
Subjetividade do documento;
Para garantir a representatividade os pesquisadores usam um grande número de documentos e selecionam outros aleatoriamente.
Exemplo
A construção da pesquisa documental: avanços e desafios na atuação do Serviço Social no campo educacional
São apresentados, nesse próximos capítulos, os dados obtidos pela pesquisa documental e de campo orientados durante esse estudo, pela pesquisa bibliográfica.
PIANA, Maria Cristina. 4 A Construção da Pesquisa Fundamental: Avanços e Desafios na atuação do Serviço Social no campo educacional. In_____. A construção da pesquisa documental: avanços e desafios na atuação do serviço social no campo educacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. cap. 4, p. 121-166. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana-9788579830389-05.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais