Buscar

Contos Pré-Modernistas

Prévia do material em texto

CONTOS PRÉ- MODERNISTAS
 Essa fase de transição entre a produção literária do final do século XIX e o movimento modernista, trouxe para as composições dos escritores brasileiros visões muitas vezes divergentes e outras vezes conturbadas. O que vemos nesse período são obras cheias de crenças e diferentes verdades.
 No conto de Neto Coelho, O duplo. Que traz uma intrigante historia do “desdobramento da personalidade” da personagem. Onde o mesmo em meio a um súbito momento de inquietação, se vê como num espelho um ser tal como ele mesmo, fato que desperta um debate sobre o mistério sobre o que não conhecemos.
 Monteiro Lobato em A colcha de retalhos, mexe com nosso imaginário. No conto, cada retalho costurado significava uma espécie de materialização dos sentimentos, de uma etapa da vida da neta da personagem Joaquina. O inusitado é que o ultimo espaço reservado para o ultimo retalho, que seria do vestido de noiva de sua neta não pode se concretizar. Daí o trato do autor os questionamentos sobre nossa forma de pensar, porque nem sempre as coisas saem como planejamos. A visão do mesmo para como nos comportamos diante de certas situações e como vemos o mundo a nossa volta. Essa talvez seja a essência trazida no contexto do conto de Lobato: Vermos além de nos mesmos.
 O homem que sabia javanês de Lima Barreto, é um conto que narra à história de um malandro que, no começo do século XX, finge saber o javanês para conseguir um emprego e afinal fica famoso como um dos únicos tradutores desse idioma. 
 Lima Barreto faz uma crítica a sociedade do começo do século XX, pois o Brasil encontrava-se em uma fase de transição. Na época o Brasil vivia a chamada política do “café-com-leite”, onde os grandes latifundiários do café dominavam a economia. Com tantos acontecimentos não historia pra contar. O autor utiliza uma linguagem simples que também pode ser observada na obra “A nova Califórnia”. 
http://www.brasilescola.com/literatura/pre-modernismo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_homem_que_sabia_javan%C3%AAs
http://biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://biblio.com.br/conteudo/LimaBarreto/LimaBarreto.htm
http://www.solar.virtual.ufc.br/

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes