Buscar

O Dilema dos Valores na Ética Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 4: O Dilema dos Valores
As responsabilidades éticas correspondem a valores morais específicos.
Os valores morais dizem respeito as crenças pessoais sobre o comportamento eticamente corretos ou incorreto, tanto por parte dos indivíduos quanto com relação aos outros.
Assim, valores, moral e ética se complementam.
Complexo
Qual desses valores tem mais peso relativo: 
( )Liberdade de expressão
( X )Direito a privacidade
Principalmente, quando lembramos que privacidade leva à intimidade, há que se traçar um limite entre o interesse privado e o público.
Assim, o direito à privacidade cessaria quando a ação praticada tivesse relevância pública.
No mundo corporativo, empresarial, o que deve prevalecer?
O que deve prevalecer na empresa: o respeito aos prazos de entrega dos produtos ou a qualidade dos resultados?
O respeito estrito à privacidade dos funcionários, permitindo o acesso à internet, ou a “tolerância zero”, isto é, a proibição ao uso de equipamentos da empresa para qualquer finalidade particular?
O dilema dos valores
O caso Goodrich1
Como vimos, no final da década de 1960, a empresa B.F. Goodrich tinha um contrato com a força aérea norte-americana para equipar seus novos aviões A7D com freios de ar comprimido. O prazo de entrega era muito curto, mas os executivos resolveram cumprir o contrato a todo custo.
Os primeiros testes mostraram que os freios estavam falhando. A data de entrega chegou e os freios foram entregues assim mesmo. O avião de prova teve um acidente. 
Uma investigação mostrou que as falhas do desenho original nunca foram corrigidas e que vários engenheiros tinham falsificado os relatórios dos primeiros testes para cumprir os prazos. O interessante é que todos eles estavam convencidos de que fizeram o que a empresa esperava que fizessem.
The priest
Outro choque entre valores pode ser apreciado no filme The priest. Em segredo de confissão, um padre descobre que uma garota de 14 anos vem sofrendo repetidos abusos sexuais. E quem é o causador? O pai dela! 
A dor e o medo da garota são grandes, mas, embora o sigilo confessional proíba o sacerdote de falar ou de fazer algo, ele fica revoltado com as barbaridades que lhe foram relatadas. 
Qual a orientação a seguir? O religioso arrisca insinuações e roga ao pai para que mude de comportamento. Este manda meter-se na própria vida! Logo depois, a mãe da garota descobre o drama da filha e pressiona o padre para que ele a ajude de algum modo. Preso a seus juramentos, este nada faz. A mãe, então, o amaldiçoa, predizendo-lhe os horrores do inferno!
Aturdido pelo conflito de valores, o sacerdote fica dilacerado. Como fixar uma precedência entre o dever do sigilo, o anseio por justiça e a compaixão pelo sofrimento alheio? No filme, a primazia do segredo da confissão (sacramento da penitência) deixa o padre de mãos atadas.
Manville Corporation
Vejamos mais um exemplo na esfera empresarial. A Manville Corporation teve sérios problemas com pessoas que reclamaram por terem ficado doentes após 15 ou 20 anos de exposição aos produtos de asbesto (amianto). 
As demandas alcançaram a espantosa cifra de um bilhão de dólares. Daí em diante a empresa decidiu não mais fabricar ou vender produtos até que pudessem ser manufaturados e usados com segurança, não só nos Estados Unidos, mas no mundo todo. Empenhou-se em testes exaustivos e passou a colocar rótulos nas embalagens, em 12 idiomas diferentes. Todos os rótulos apresentavam um grande “C”. 
Então, autoridades e clientes japoneses disseram à empresa que, se o rótulo viesse escrito em japonês, não fariam negócio. Se fosse em inglês, ainda ia. A operação a ser desenvolvida com o Japão representava vinte milhões de dólares e estava à mercê de concorrentes dispostos a tudo. A Manville Corporation, todavia, não arredou pé de sua política. Em consequência, perdeu grande parte da operação.
Aos poucos, porém, foi sendo recuperado o terreno perdido, pois os japoneses reconsideraram sua posição e o governo japonês fez saber à Manville que admirava sua coragem. 
Vale lembrar que a postura da Manville se deveu a uma reação ao seu passado repulsivo: ela havia ocultado deliberadamente de seus empregados os riscos de se trabalhar com o asbesto.

Outros materiais