Buscar

Online 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

elementos essenciais para a produção de um determinado produto ou serviço.Online 9 A Escassez Dos Recursos Naturais
Recursos Naturais
Recurso natural é qualquer insumo (de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção). Portanto, recurso natural é algo útil. 
Existe um envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processos tecnológicos para utilização de um recurso.
Recursos naturais e economia interagem de maneira bastante evidente, uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é economicamente viável.
Exemplo dessa situação é o álcool que, antes da crise do petróleo de 1973, apresentava custos de produção extremamente elevados diante dos custos de exploração de petróleo.
Hoje, no Brasil, o álcool ainda pode ser considerado um importante combustível para automóveis, além de ser um recurso natural estratégico e de alta significância pela possibilidade de renovação e consequente disponibilidade.
Assim, na definição de recurso natural, encontramos três tópicos relacionados:
Finalmente, algo se torna um recurso natural caso sua exploração, processamento e utilização não causem danos ao meio ambiente.
Economia, tecnologia e meio ambiente.
O fato de não ter sido levado em conta à questão ecológica nas últimas décadas, gerou aberrações. O uso de elementos extremamente tóxicos como recursos naturais é um triste exemplo.
Chumbo e Mercúrio
Podemos citar o chumbo e o mercúrio que, dependendo das concentrações utilizadas, chegam a causar a morte de seres humanos.
Classificação dos recursos naturais - Os recursos naturais podem ser classificados em dois grandes grupos: os renováveis e os não renováveis. Os recursos renováveis são aqueles que, depois de serem utilizados, ficam disponíveis novamente graças aos ciclos naturais (água, ar, biomassa etc.). Os recursos não renováveis, como o próprio nome diz, são aqueles que, uma vez utilizados, não podem ser reaproveitados. Um exemplo é o combustível fóssil que, depois de ser disponibilizado para mover um automóvel, por exemplo, está perdido para sempre (como é o caso do petróleo).
Atenção: Dentro dos recursos não renováveis há duas classes: a dos minerais não energéticos (fósforo, cálcio etc.) e a dos minerais energéticos (combustíveis fósseis e urânio).
É importante ter o conhecimento de que há situações nas quais um recurso renovável passa a não ser mais renovável. Isso ocorre quando a taxa de utilização supera a capacidade máxima de sustentação do sistema. Veja o exemplo a seguir que ilustra bem esta situação:
Um campo de pastagem comum é utilizado coletivamente por alguns fazendeiros. O capim, evidentemente, é um recurso renovável (biomassa). Entretanto, os fazendeiros, visando ao aumento de seus lucros imediatos, colocam o número máximo de cabeças de gado neste pasto, uma vez que o campo é comum a todos.
O resultado dessa atitude é a depleção (redução) de um recurso, que era renovável, até níveis que inviabilizam sua renovação. 
A poluição é outro fator que mexe muito com os recursos naturais, tornando-os cada vez mais escassos. Poluição é uma alteração indesejável nas características físicas, químicas ou biológicas da atmosfera, litosfera ou hidrosfera que causa ou pode causar prejuízo à saúde, à sobrevivência ou às atividades dos seres humanos e outras espécies. Pode ainda deteriorar materiais.
A partir da Revolução Industrial, o crescente número de indústrias e a aglomeração da população nos grandes centros provocou sérios problemas de poluição do ar, da água e do solo.
Por isso começamos a falar em Ética Ambiental. Assim, no mínimo, dirimimos(extinguir) os problemas gerados pela má administração do nosso planeta. 
Entendendo a cultura ambiental no Brasil
Na década de 1970, o Brasil viveu o período conhecido como “milagre econômico”. As taxas de crescimento na economia eram da ordem de 10% ao ano.
No mundo, se instaurava a discussão sobre como seriam as consequências do desenvolvimento econômico a qualquer custo. 
Cientistas americanos elaboravam um relatório denominado “Limites do Crescimento”, proliferando a ideia de que os países que não tivessem alcançado o desenvolvimento até então, deveriam “abrir mão” disso em favor da vida no planeta.
O Brasil, em defesa de sua economia, protestou o pensamento de estabelecer um limite para o seu crescimento. Sai vitorioso, porém sua imagem é seriamente abalada em função da falta de comprometimento com a saúde ambiental.
Os principais jornais da época (nacionais e internacionais) divulgaram a atitude do Brasil como um “elogio à poluição”.
Em entrevista, integrantes do ministério da economia declararam que “se os países ricos não queriam poluição, suas indústrias seriam bem-vindas no Brasil”.
Agora, além da imagem de torturadores, por causa da ditadura militar, ainda éramos chamados de poluidores!
Em 1973, para nos livrar de tal acusação e para dar uma satisfação à opinião pública, criamos uma autarquia, subordinada ao Ministério do Interior, para cuidar da conservação do meio ambiente e do uso racional dos recursos naturais, a Sema - Secretaria Especial do Meio Ambiente. 
A ética na proteção do meio ambiente
“É imprescindível que além das normas incriminadoras coexistam a fiscalização, a aplicação efetiva e consciente da população sobre a importância de preservar e tutelar esse recurso natural, enquanto não sobrevier este conjunto continuar-se-á a observar a impunidade e o aumento de animais em extinção”.
.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes