TITULO DO PROJETO.praticas corporais
4 pág.

TITULO DO PROJETO.praticas corporais


DisciplinaPraticas Corporais II5 materiais71 seguidores
Pré-visualização1 página
TITULO DO PROJETO: Esportes não convencionais sempre convencem no âmbito escolar.
TEMA DA AULA: Ultimate Frisbee.
PÚBLICO ALVO: Alunos dos 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
OBJETIVOS GERAIS: Propor a integração dos alunos de forma divertida e criativa, agregando valores como o trabalho em equipe, ética, comunicação, relações interpessoais, planejamento e administração de conflitos de maneira justa e não prejudicial contra o time adversário, proporcionar benefícios físicos, sociais e mentais.
OBJETIVO DO JOGO: Fazer gols recebendo, no ar, o frisbee lançado pelo companheiro e aterrissando dentro da área de gol.
LOCAL: Quadra poliesportiva.
DURAÇÃO: 02 aulas de 50 minutos.
CONTEUDOS: Serão trabalhados valores do esporte bem como sua história e prática, diversão, educação, sociabilidade e respeito mútuo, em forma de jogos e individualmente.
MATERIAIS: Frisbee ou similar (tampas de lixeira médias e pequenas ou pratinhos de vaso de planta médios e pequenos ou pratos de papel de 25 cm de diâmetro, fita adesiva, tesoura e canetinha para confeccionar.
RECURSOS: Para dar início à aula sobre o Frisbee o professor (a) poderá introduzir o tema através de cartilha explicativa e vídeos relatando um pouco da origem e a história deste esporte bem como os contextos onde ele é mais praticado. O professor terá a sua disposição o material disponível na internet.
AQUECIMENTO: Alongamento de membros superiores e inferiores e deslocamento em duplas e em trios, depois arremessos do disco em duplas ou trios visando o passe sem deixar cair.
DESENVOLVIMENTO: As aulas serão desenvolvidas em turmas mistas e consiste em teoria e práticas, com explicação e aplicação dos conteúdos utilizando a cartilha explicativa do frisbee; após será ensinado à parte prática que se dividirá em sete passos; marcação, aprendendo o Fake, CUT mudança repentina de direção, passe e lançamento,pulando e recebendo, pedindo falta, siga o disco. Depois o professor poderá dividir a turma em duplas ou trios, cada grupo com um frisbee, e propor que lancem um para o outro em diversas situações, os alunos poderão propor outras formas, bem como adaptar as regras do ultimate frisbee.
VOLTA À CALMA: 5 minutos de caminhada combinada com membros superiores (balançar dos braços para frente para trás, em círculos e tapa nas costas. Em seguida 5 minutos de alongamentos estáticos, trabalhando bem os membros inferiores para evitar lesões no futuro.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com este trabalho consegui demonstrar que a educação física possui um leque de conteúdos para serem abordados e desenvolvidos e é o papel do professor proporcionar novas experiências para seus alunos. Esta proposta de aplicar o frisbee no ambiente escolar, mostrando que é possível desenvolver esportes não convencionais sem espaço adequado e materiais oficiais, proporciona aos alunos condições para criar, inventar, descobrir movimentos novos reelaborando conceitos.
Conclui-se que os jogos não convencionais contribuem na formação da criança, influenciando na sua formação pessoal e construindo a formação de seu caráter.
RELATÓRIO
Foi muito positiva a minha visita a E. E. Capitão Alberto Graf de ensino fundamental e médio, o professor atuante da área de educação física, Edmilson Penha, desenvolve dois esportes não convencionais, o boxe e o badminton, tendo boa aceitação pelos alunos. Observei que dentro da proposta pedagógica de ensino, conforme explicou o professor não falta material e equipamentos para trabalhar com os alunos, bem como o espaço usado a quadra poliesportiva, encontra-se em bom estado de conservação e totalmente coberta.
O professor Edmilson, aprovou o meu plano de aula e resolveu colocá-lo em prática nas próximas aulas. Convidou-me para estagiar com ele e desenvolver esse trabalho e difundir o jogo frisbee não só no ensino fundamental mas também no ensino médio. Fiquei muito feliz pelo apoio do professor e motivado, pois sem duvida é um profissional atuante e sério e aberto as novas experiências da área.
DADOS DA ESCOLA VISITADA:
E. E. Capitão Alberto Graf
Rua Cajamar nº 95 CEP. 07713-125
Vila Miraval \u2013 Caieiras-SP Tel. 11-4605-2590
Professor Edmilson de Penha Banho Moraes Cref- 14817-G
e-mail, E005575A@educacao.sp.gov.br