Buscar

exame fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Feedback negativo: Quando ocorre a queda de um hormônio no nosso organismo, como por exemplo, queda no hormônio da tireoide, ocorre a liberação do hormônio que estimula o hormônio da tireoide, fazendo com que a hipófise produza TSH.
O TSH estimula a tireoide, assim os hormônios T3 E T4 são liberados. Quando há um aumento na produção dos hormônios tireoidianos ocorre uma inibição dos hormônios tireoidianos, assim diminuindo a produção de T3 e T4. 
Ou seja, ocorre uma queda na produção de um hormônio. Então um hormônio que estimule a produção do hormônio faltante vai até o hipotálamo e faz com que a hipófise produza o hormônio em falta. Quando esse hormônio é produzido e já está em uma quantidade grande, ocorre a operação inversa, que seria a inibição de hormônios, fazendo que a glândula não produza mais os hormônios que antes faltavam. 
Objetivo: manter o equilíbrio/homeostase do nosso corpo.
Feedback positivo: Nem sempre é usado. Aumenta o estimulo de produção de algum hormônio. 
Ex: Na hora do parto. Quando está próximo do bebe nascer, o útero manda para o hipotálamo que consecutivamente, manda para a hipófise que naquele útero já não tem espaço para aquele bebe. A hipófise, por sua vez, produz a oxitocina que faz com que a parede do miométrio contraia e a cada contração ‘’sobe’’ para a hipófise uma mensagem que diz que é necessário mais hormônio que ajude nessa contração do útero até que o bebe nasce. A partir deste momento, do nascimento do bebê, já não há mais estímulos para contração do útero.

Outros materiais