Buscar

Administração & Mercado de Trabalho _ Aula_01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Administraçaõ e Mercado de Trabalho 
PROFESSOR PAULO COSTA 
Rio de Janeiro
*
O mercado de trabalho busca administradores em diversas áreas nas quais se exige a profissionalização da gestão.
*
De acordo com dados fornecidos pelo INEP(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) nos últimos anos, o curso de Bacharelado em Administração é o mais procurado dentre todas as carreiras de nível superior no Brasil. 
*
As organizações e a administração
Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo , o sucesso ou insucesso das organizações depende da qualidade de sua administração. 
*
Administração
“Administração é a arte de fazer coisas através de pessoas”  Mary Parker  
"A Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos."  Stoner 
*
*
“Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos. A tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio de pessoas de maneira eficiente e eficaz”.  
 						Chiavenato 
*
*
Processo de Administrar: 
PLANEJAR (Eficácia) 
ORGANIZAR (Eficiência) 
LIDERAR (Eficácia) 
CONTROLAR (Eficiência)
*
*
Eficiência
Eficiência é relativa aos meios, como fazer as coisas da melhor maneira possível. Ser eficiente significa executar da melhor maneira possível, evitando desperdícios e maximizando a produtividade.
*
*
Eficiência
Segundo Stoner , eficiência é a capacidade de minimizar o uso de recursos para alcançar os objetivos da organização, para Drucker , eficiência é “fazer as coisas certo”.
*
*
Eficácia
Eficácia se relaciona aos fins, qual o objetivo correto a se perseguir. É mais importante que a eficiência, pois sem o direcionamento correto.
*
*
Eficácia
Em uma analogia simples, um processo muito eficiente e pouco eficaz seria como ter a uma indústria com a melhor produção de cerveja em um local onde o consumo de bebidas alcoólicas é proibido.
*
*
Eficácia
Segundo Stoner ,eficácia é a capacidade de determinar objetivos apropriados, para Chiavenato a eficácia de uma empresa refere-se à sua capacidade de satisfazer necessidades da sociedade por meio do suprimento de seus produtos (bens ou serviços)”.
*
*
As organizações e administração
As organizações são grupos estruturados de pessoas que juntas trabalham para alcançar objetivos comum
*
Quem estabelece objetivos
 e guia a organização de forma a alcançá-los?
*
São os administradores .Eles preparam a organização para a mudança, procurando adaptá-la a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível. 
*
*
Para uma organização ser bem-sucedida, ela depende de seus administradores. 
Não existe um modelo que defina como deve ser um administrador de sucesso.
*
*
Embora alguns administradores demonstrem alto grau de comprometimento tentando preservar a equipe, buscando seguir as estratégias da empresa, não é suficiente é necessário passar a inspiração que a equipe espera e gosta de ver em um líder .
 
*
*
 O administrador precisa aprender, que mais que qualidades e preocupações técnicas, é preciso também se preocupar em como fazer para manter uma equipe produtiva, inspirando a "paixão" nas atividades rotineiras.
*
*
Porém, quando essas características vêm recheadas de carisma, paciência, motivação, inspiração, inteligência emocional, demonstrar cooperação, ser excelente na comunicação com colaboradores, o desempenho como administrador pode ser conquistado de forma muito mais fácil e sem resistência dos envolvidos.
*
*
As organizações e administração
Os administradores administram organizações de todos os tamanhos, com as mais diversas finalidades, e podem ser responsáveis pelas organizações como um todo ou apenas por uma unidade ou equipe.  
*
*
As organizações e administração
Em que consiste o trabalho de um administrador ?
Por que a administração é uma atividade tão importante ?
Por que é importante estudar administração ?
Quais são os desafios das organizações ?
*
*
*
*
2-O Processo de Administração
As atividades de administração ou gestão não estão circunscritas ao presidente ou aos diretores da organização. Muitas outras pessoas na estrutura hierárquica têm igualmente funções da administração, como, por exemplo, os gerentes, os supervisores, os líderes de equipe, entre outros. 
*
*
2-O Processo de Administração
Atividades do administrador
*
*
A importância dos estudos para melhor entendimento
Seja qual for o nível organizacional, o tipo ou dimensão da organização, ou a área funcional, os administradores planejam, organizam, dirigem e controlam. 
Podem variar a importância e o tempo dedicado a cada uma dessas funções. No entanto, para compreender a essência do trabalho de um administrador, é necessário conhecer:
*
*
3-Os Administradores e a Administração
*
*
Desafios das organizações
 O contexto atual das organizações estimula algumas reflexões sobre os desafios da Administração enquanto prática e como ciência.
 	Pode-se resumi-los em quatro pontos principais: 
pressões ligadas à globalização,
pressões relativas ao controle de custos,
pressões que se referem às relações de confiança entre todos os envolvidos na organização.
*
*
Globalização
As conclusões mais recentes indicam que, do ponto de vista econômico, a globalização não passa de regionalização,pois a maior parte das empresas ainda prefere investir em territórios mais próximos do ponto
de vista geográfico e cultural.
*
*
Controle de custos
No contexto organizacional, espera-se que os indivíduos sejam independentes da organização, pois devem assumir que o emprego é temporário e dependente do desenvolvimento de competências-chave (as que interessam à organização em dado momento).
*
*
Frases notáveis Peter Drucker
“Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite.”
“Existe o risco que você não pode jamais correr, e existe o risco que você não pode deixar de correr.”
“O problema em nossas vidas não é a ausência de saber o que fazer, mas a ausência de fazê-lo.”
*
*
 Bom estudo !
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais