Buscar

Atividades Aula 1 ativ 32858

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso: Pedagogia 
Disciplina: Fundamentos da Linguística Aplicada
Professora: Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi 
httpAt 1 LA 2018-2
Atividade 1 a ser postada no portfólio 1 .
Obrigatoriamente antes de elaborar suas atividades leia critérios avaliativos para elaborar textos I e II.
1-Para que você realize com sucesso a atividade que segue, releia a aula 1, tantas quantas vezes se faça necessário, vá à ferramenta Arquivo e leia o texto intitulado “História da Linguística 1”. Se necessário vá à rede também e pesquise.
Reflita sobre o que leu e elabore um texto expositivo, que não ultrapasse as 16 linhas, expondo acerca dos estudos sobre a linguística, assim como conceito, objeto e os modelos teóricos da mesma.
Seja claro em suas exposições e lembre-se de que seu texto é um texto acadêmico que deve seguir a norma padrão da língua Portuguesa e atentar à coesão e coerência textuais.
Seu texto pode/deve basear-se em leituras, pesquisas, mas de forma alguma deve conter cópias de trechos de outros textos, sem as devidas citações, caso seja necessário, ou de outros colegas.
Não faça parágrafos com menos de 4 linhas! Use times 12, cor preta e e nunca apenas 1 parágrafo.
De acordo com Sgarbi (2018 p.8), a linguagem é uma das formas com que o homem procura dominar o mundo em que vive, explicando tudo que o rodeia e transforma isto em conhecimento que dá suporte para a aquisição de mais e mais informações. A partir daí nasceu a curiosidade do homem pela linguagem e a necessidade de estudar sua evolução.
No século XX fundada por Ferdinand de Saussure, surge a linguística, ciência destinada ao estudo científico da linguagem verbal humana, tendo como principal objeto de estudo a língua, ela propõe-se a descrever a história das línguas e seus fenômenos. “É a ciência que dá origem as explicações, à evolução, à descrição e a utilização das estruturas das palavras, frases, orações e textos” (SGARBI, 2018 p.6).
Levando em conta apenas o estudo de textos escritos, como lendas, mitos, cantos, rituais e estórias o linguista é o indivíduo que irá se dedicar ao estudo da linguagem e para realizar esta tarefa, ele utilizará os conteúdos da Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática. 
A linguística pode apresentar-se ainda em outras áreas como a Linguística Textual, Análise da Conversação, Análise do Discurso, História das Ideias Linguísticas, Sociolinguística, Neolinguística, Psicolinguística, Aquisição da Linguagem e Línguas Indígenas (SGARBI, 2018).
SGARBI, Nara Maria Fiel de Quevedo. Fundamentos da Linguística Aplicada. In: A Linguística. 1-Introdução aos estudos sobre a Linguística. 2-Conceito, objeto e modelos teóricos da Linguística. Dourados: Unigranet, 2018/2. p.6-9.
2- Leia atentamente ao texto em Arquivos “SAUSSURE, OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS NO SÉCULO XX E A LINGUÍSTICA APLICADA”, e, explique, na citação que segue, o que é a linguagem como prática social.
Máximo 10 linhas. 
“Para a Linguística Aplicada o objeto de investigação é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem de língua materna ou estrangeira, seja em qualquer outro contexto onde surjam questões relevantes sobre o uso da linguagem (MENEZES, 2008).”
Não faça parágrafos com menos de 4 linhas! Use times 12, cor preta e nunca apenas 1 parágrafo.
A linguagem se configura como uma prática social por meio do processo de interação da vida mental e da vida cultural, é pela linguagem que o homem se constitui como sujeito tornando-se um multiplicador de ideias. O mundo é formado por sociedades que estão interligadas, que ora influenciam e ora são influenciadas pela linguagem, pela cultura, e até mesmo pela história.
Influências estas que são consolidadas pela língua, vem sendo solidificadas e manifestadas ao longo da história por meio de discursos que refletem e retratam as sociedades através da regularidade de uma prática. Através da língua que o homem assimila a cultura, faz com que ela se eternize e se transforme. Assim como a língua, cada cultura possui características específicas que identificam cada sociedade.
DA COSTA, Hilda Rodrigues. Saussure, os estudos linguísticos no século XX e a Linguística aplicada. REVELLI Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG – Inhumas, ISSN Nº 1984-6576. V. 1, Edição número 2, p. 78-91, outubro de 2009. Disponível em: [http://plataformaead.unigran.br/app/arquivos] Acesso em: 03 setembro de 2018.
3-Tomando como ponto de partida a aula número 3, e ainda, o texto que está na ferramenta arquivo, intitulado : “ O preconceito linguístico”, elabore um texto reflexivo, sem uso da primeira pessoa do singular , e que não ultrapasse as 12 linhas, o qual trate sobre a importância do professor, que trabalha com alfabetização, em compreender a linguagem enquanto instrumento maior de interação da criança com o mundo, tendo claro, enquanto educador, a forma como deve ser abordada a linguagem no contexto educacional: escola.
De acordo com Sgarbi (2018 p.15), a linguagem é responsável pela interação social da criança com o mundo, é por intermédio dela, que o aluno passa a existir como sujeito. Neste contexto cabe ao professor trabalhar a capacidade linguística do aluno, desta forma, ele se sentira estimulado e valorizado.
O professor precisa reconhecer que a diversidade cultural está presente na sala de aula, para então trabalhar a língua, mostrando aos alunos, a existência de variantes linguísticas advindas de diferentes culturas e grupos sociais, que devem ser acima de tudo respeitadas, considerando que não existe uma maneira certa ou errada de falar, o que existe são variedades linguísticas distintas, dentro de uma mesma língua em contextos sociais diferentes. 
Cabe à escola fazer o aluno exercitar a capacidade de raciocínio desenvolvendo sua habilidade de interagir de forma crítica com o mundo a sua volta. Promover debates, combatendo o preconceito a discriminação. “O papel da escola é possibilitar que o aluno continue a se expressar na variedade local do português, garantindo, ao mesmo tempo, que ele tenha acesso ao português padrão oral e escrito” (RCNEI, 1998, p.123).
SGARBI, Nara Maria Fiel de Quevedo. Fundamentos da Linguística Aplicada. In: A Linguagem e a educação. 1-A Linguagem como Fenômeno Social. 2-A Línguagem e a Escola. Dourados: Unigranet, 2018/2. p.15-17.
RODRIGUES, Fábio Della Paschoa. Preconceito linguístico e não-linguístico na escola/livro didático. Disponível em: [http://plataformaead.unigran.br/app/arquivos] Acesso em: 03 setembro de 2018.
4)- Assista ao vídeo: “Introdução aos estudos linguísticos”, faça mais pesquisa, além do vídeo e então explique em um texto com no máximo dez linhas :
a- O que são os níveis de fala? Como atuam no processo comunicativo? De dois exemplos de níveis de fala? 
b- O que vem a ser significante e significado que compõem o signo? Em que medida eles fazem parte do nosso dia a dia?
Não faça parágrafos com menos de 4 linhas! Use times 12, cor preta e nunca apenas 1 parágrafo.
A fala é adquirida naturalmente, nas relações sociais e nas relações dialógicas do cotidiano, tendo carácter individual e particular, pois, cada indivíduo pode escolher os elementos da língua que lhe convém. Devido a estas individualidades a fala é dividida em níveis: nível coloquial e o nível formal.
O nível coloquial também conhecido como popular, é a fala despojada utilizada pela maioria das pessoas no seu dia a dia em situações informais, no trabalho, entre amigos, sem nenhuma preocupação em seguir as normas gramaticais. Enquanto que o nível formal também conhecido como culto, é a fala utilizada em situações formais, neste nível existe a preocupação por parte do falante em obedecer às regras gramaticais estabelecidas pela língua.
A fala é um tipo de linguagem verbal, que como, a linguagem não verbal é constituída por signos. O signo é tudo aquilo que representa alguma coisa para alguém sendo composto por um significante e um significado.O significante compõe a parte física da palavra, ou seja, é a forma gráfica e fonética do signo que forma a palavra. Enquanto que o significado é o conceito transmitido pelo significante, ou seja, a ideia que se tem de determinada palavra. Desta forma, os signos fazem parte do nosso dia a dia há todo momento, pois, segundo Saussure, citado por Sgarbi, “tudo que é existente e conhecido é representado por um signo”.
SGARBI, Nara Maria Fiel de Quevedo. Aula: Introdução aos estudos linguísticos. Disponível em: [http://plataformaead.unigran.br/app/videos] Acesso em: 12 setembro de 2018.

Outros materiais