Buscar

Privatização dos recursos hídricos e ecoeficiência

Prévia do material em texto

QUESTÃO SOCIAL NO CONTEXTO BRASILEIRO E LOCAL
Atividade 4
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Vamos ler o seguinte trecho da Reportagem:
Privatização dos recursos hídricos ameaça acesso à água, garantem entidades
“Até chegar à torneira de cada residência, o percurso da água pode passar pela contaminação por agrotóxico, por interesses econômicos de hidrelétricas privadas, ou por esgoto sem tratamento. Estes e outros fatores colocam em risco o acesso à água como um direito, e geram estimativas de problemas hídricos para dois terços da população do mundo em 2025, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para defender o acesso à água como um direito, entidades e movimentos sociais do Brasil preparam o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), previsto para ocorrer em paralelo ao 8º Fórum Mundial da Água, em março de 2018. O evento oficial reunirá governo e grandes empresas privadas do ramo, com uma programação voltada à lógica mercantilizada de exploração dos recursos hídricos.
No Paraná, o Comitê de mobilização do Fama foi lançado no mês de outubro, em Maringá. A audiência pública “Água é um direito, não mercadoria”, realizada na manhã desta quarta-feira (29) na Assembleia Legislativa do Paraná, está entre as ações de formação e preparação do Comitê acerca do tema.
(...)
‘O controle da água é necessário para a soberania dos povos. Se não lutarmos por isso, a Coca-cola, Danone, Pepsi, Nestlé dominaram tudo’, alertou Joseanair Hermes, assessora da Cáritas do Paraná, durante a audiência pública. A Cáritas é uma das entidades componentes do Comitê do Fama do Paraná”.
 
Fonte: O BRASIL de Fato. Por Ednubia Ghisi. 01.dez.2017. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2017/12/01/pr-or-privatizacao-dos-recursos-hidricos-ameaca-acesso-a-agua-garantem-entidades/, acesso em 21.fev.2018.Com relação ao trazido pelo texto, é correto afirmar que:
I – As entidades sociais veem como ganho social a privatização da água;
II – Os grandes conglomerados alimentícios interessam-se na privatização da água;
III – Os riscos do acesso à água como um direito são reais, segundo a ONU, e ferem com os princípios de qualidade de vida defendidos pela organização internacional.
A partir da leitura da reportagem e dos materiais da disciplina é correto dizer o que se afirma em:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
II e III.
	Resposta Correta:
	b. 
II e III.
	Feedback da resposta:
	Parabéns, resposta correta!
I – Incorreta. As entidades sociais veem como perda social a privatização da água.II – Correta. III – Correta. 
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“A TJA possui uma política ambiental bastante proativa, incidindo na ecoeficiência e inovação. Praticamente toda a frota da TJA incorpora motores Euro 5 e Euro 6, minimizando a emissão de gases poluentes. Nos últimos anos, tem vindo a incrementar na sua frota, veículos movidos exclusivamente a gás natural, tendo já em 2018 a TJA voltado a investir em mais 5 viaturas a GNL.As viaturas a GNL, comparando com as viaturas a Diesel, apresentam as seguintes vantagens:
• Redução de TCO;
• Até 20% poupança de combustível vs diesel Euro VI;
• Mais autonomia (até 1.500 km);
• Menor emissões de ruido.”
Fonte https://posvenda.pt/tja-investe-5-veiculos-gnl/Disponível em 14/02/2018.
Com base na temática, avalie as afirmativas a seguir:
I. A ecoeficiência tem como objetivo a redução do consumo de recursos, minimizando o uso de energia, água e solo, incentivando a reciclagem e durabilidade do produto.
II. A ecoeficiência tem como objetivo a redução do impacto na natureza, evitando a dispersão de gases e substâncias tóxicas, promovendo o tratamento dos resíduos e utilizando os recurso de modo sustentável;
III. A ecoeficiência tem como objetivo a diminuição do valor agregado dos produtos e serviços, fornecendo mais benefícios para clientes, mesmo que para isso aumente o uso de recursos mas com a mesma funcionalidade.
Está correto o que se afirma apenas em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I e II
	Resposta Correta:
	a. 
I e II
	Feedback da resposta:
	Parabéns!
I. Correta
II. Correta
III. Incorreta
A ecoeficiência tem como objetivos:
• a redução do consumo de recursos, minimizando o uso de energia, água e solo,incentivando a reciclagem e durabilidade do produto;
• a redução do impacto na natureza, evitando a dispersão de gases e substâncias tóxicas,promovendo o tratamento dos resíduos e utilizando os recurso de modo sustentável;
• o aumento do valor agregado dos produtos e serviços, fornecendo mais benefícios paraclientes, com menor utilização de recursos mas com a mesma funcionalidade.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Vamos ler a seguinte nota:
Volkswagen afasta gerente-geral por testes de emissão de gases com macacos
Frankfurt (Alemanha), 30 jan (EFE).- A fabricante de automóveis alemã Volkswagen, afastou seu gerente-geral, Thomas Steg, após ser divulgada a realização de testes nos quais macacos foram expostos a emissões de diesel para supostamente demonstrar que este combustível não é nocivo à saúde, informou nesta terça-feira a companhia.
Em um comunicado, a Volksvagen apontou que a direção da empresa se reuniu hoje e ‘aceitou o pedido de licença temporária’ de Steg e o retirou de suas funções ‘até que o ocorrido seja completamente esclarecido’.
‘O senhor Steg declarou que assume toda a responsabilidade. Isso eu respeito’, afirmou o presidente da empresa Matthias Müller, segundo nota da empresa.
Disponível em: UOL ECONOMIA [Online], https://economia.uol.com.br/noticias/efe/2018/01/30/volkswagen-afasta-gerente-geral-por-testes-de-emissao-de-gases-com-macacos.htm, acesso em 21.fev.2018.
 
Lida a notícia, considere a afirmação:
(I) Um teste como esse pode ser encarado como marketing positivo à empresa
PORQUE
(II) Cria polêmica que divulga a marca e pode levar a um aumento de vendas.
É possível considerar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Ambas as asserções são incorretas.
	Resposta Correta:
	b. 
Ambas as asserções são incorretas.
	Feedback da resposta:
	Sim!! Ambas as asserções são incorretas. Um teste como esse pode ser encarado como marketing negativo à empresa, dado a apresentar o sofrimento de animais, tanto que o gerente responsável foi afastado. Ele cria polêmica, porém pode levar a uma diminuição na venda de produtos da marca.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Em 2015, o Papa Francisco tornou pública a encíclica Laudato sí (Louvado sejas), em que trata do meio ambiente e da atual crise ecológica, segundo texto abaixo:
O ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto; e não podemos enfrentar adequadamente a degradação ambiental, se não prestarmos atenção às causas que têm a ver com a degradação humana e social. De fato, a deterioração do meio ambiente e a da sociedade afetam de modo especial os mais frágeis do planeta: “Tanto a experiência comum da vida quotidiana como a investigação científica demonstram que os efeitos mais graves de todas as agressões ambientais recaem sobre as pessoas mais pobres”. Por exemplo (...), a poluição da água afeta particularmente os mais pobres que não têm possibilidades de comprar água engarrafada, e a elevação do nível do mar afeta principalmente as populações costeiras mais pobres que não têm para onde se transferir. O impacto dos desequilíbrios atuais manifesta-se também na morte prematura de muitos pobres, nos conflitos gerados pela falta de recursos e em muitos outros problemas que não têm espaço suficiente nas agendas mundiais.
Apud http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html
No texto apresentado, o papa coloca:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
a importância de preservar o bem comum, sobretudo a água potável.  
	Resposta Correta:
	e. 
a relação entre a desigualdade social e a fragilidade do equilíbrio ecológicoplanetário. 
	Feedback da resposta:
	Você errou.
A frase introdutória “O ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto” revela o argumento sociológico do Papa, segundo o qual existe uma relação íntima entre a degradação do meio ambiente e o impacto social, sobretudo em relação às populações mais pobres.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As inovações tecnológicas na informação e comunicação tornaram-se um fato nas relações sociais contemporâneas e colaboram para um aumento na integração das pessoas neste início do século XXI. Sobre as modificações nas práticas culturais decorrentes dessas novas tecnologias informacionais, é correto afirmar: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
As novas tecnologias de informação e comunicação têm sido utilizadas nas ações coletivas de pessoas envolvidas com as demandas dos movimentos sociais. 
	Resposta Correta:
	a.
As novas tecnologias de informação e comunicação têm sido utilizadas nas ações coletivas de pessoas envolvidas com as demandas dos movimentos sociais. 
	Feedback da resposta:
	Parabéns, resposta certa! As novas tecnologias de informação e comunicação (como a internet, por exemplo) possibilitaram novas formas de articulação política. Isso tem modificado o tipo de ação empreendida pelos movimentos sociais, que agora passam a ter novas possibilidades de reivindicação. 
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia:
CAPÍTULO VIDO MEIO AMBIENTE
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Fonte: Constituição Federal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 16 nov. 2012. 
Nos últimos anos tem aumentado a demanda por direitos ambientais, tal como está expresso na Constituição da República Federativa do Brasil.
Os direitos de meio ambiente podem ser classificados como: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Direitos de terceira geração, como os direitos coletivos.  
	Resposta Correta:
	d. 
Direitos de terceira geração, como os direitos coletivos.  
	Feedback da resposta:
	Parabéns, resposta correta!
Os direitos ambientais se enquadram nos direitos coletivos, de terceira geração. Vale ressaltar que a noção de direitos mundiais não é utilizada pela sociologia.  
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Nas últimas décadas do século XX, com a intensificação do crescimento econômico e a abertura dos mercados através da globalização, os problemas ambientais se agravaram e foram ganhando cada vez mais visibilidade, chamando a atenção da população mundial, especialmente pelos impactos do chamado aquecimento global.
Considerando este contexto, e sua atuação, como assistente social, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O crescimento econômico segue acompanhado por uma degradação ambiental que provoca inúmeros conflitos.
PORQUE
II. De acordo com o levantamento realizado pela Organização GlobalWitness em 2016, o Brasil é o pior país para o ativismo ambiental.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	b. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta!
As duas afirmativas são verdadeiras. Entretanto a II não justifica a I.
A partir da Revolução Industrial, ocorrida a partir do século XVIII, a sociedade passou por profundas transformações que não se limitam ao modo de produção, mas se estendem para o modo de vida do ser humano. Assim, o consumo passa a nortear a sociedade, intensificando sobremaneira a utilização dos recursos naturais para a produção de um número cada vez maior de mercadorias (BAUDRILLARD, 2007). Neste contexto, as atividades empresariais são responsáveis por uma grande degradação socioambiental ao longo de suas cadeias produtivas. Assim, desastres e crimes ambientais são recorrentes ao longo de todo o século XX e início do século XXI (POTT; ESTRELA, 2017), estando a maioria relacionada com atividades radioativas e petroleiras, que contaminarammilhares de pessoas, levando muitas à morte e causando graves impactos ambientais.O crescimento econômico, portanto, segue acompanhado por uma degradação ambiental queprovoca inúmeros conflitos. De acordo com o levantamento realizado pela Organização GlobalWitness em 2016, o Brasil é o pior país para o ativismo ambiental.
	
	
	
Pergunta 8
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática.SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas.
Disponível em: http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).
Conforme o excerto, os movimentos sociais colaboram para o processo de construção democrática, porque 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.   
	Resposta Correta:
	b. 
pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.
	Feedback da resposta:
	Resposta errada.
As ONGS – Organizações Não Governamentais – também conhecidas como Terceiro Setor agrupam agentes sociais que não são integralmente representados pelas instituições governamentais.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia a Reportagem abaixo:
Selo de "cozinha responsável" estreia em fevereiro em SP
22.jan.2018
“Com uma oficina de compostagem de alimentos orgânicos, na tarde do dia 22, uma equipe do Clarion, da rede de restaurantes Badebec, cumpriu mais uma das etapas de treinamento para a obtenção do primeiro selo de Cozinha Saudável Responsável (CSR) de São Paulo. O certificado será dado no próximo dia 9 de fevereiro.
Para obter o selo o estabelecimento tem de se submeter a um processo educativo para atender a 28 critérios que vão do abastecimento ao descarte, passando peal elaboração do cardápio, pela comunicação eficaz com os clientes e pelo engajamento em campanhas pela diminuição do consumo de carne.
Ele também pode ser adotado em hoteis, refeitórios de escolas, hospitais e indústrias e é baseado em cinco ‘pilares’: alimento, saúde, ética sócio-ambiental, bem-estar da equipe e arte/cultura.
No cardápio, 100% dos ingredientes devem estar livre de químicos, devem ser privilegiados alimentos sustentáveis, como orgânicos, integrais, naturais e comprados de produtores locais.
(...)
Na cozinha, a regra geral é aproveitar integralmente os ingredientes e evitar o desperdício dos alimentos frescos.”
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/01/1952516-selo-de-cozinha-responsavel-estreia-em-fevereiro-em-sp.shtml, acesso em 21.fev.2018.
Sobre o trecho, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
A iniciativa de criação do selo pode ser considerada ecológica porque procura abranger os variados níveis de produção, transporte, comercialização e transformação dos alimentos, pensando-se nas questões de desperdício, descarte e reaproveitamento.
	Resposta Correta:
	c.
A iniciativa de criação do selo pode ser considerada ecológica porque procura abranger os variados níveis de produção, transporte, comercialização e transformação dos alimentos, pensando-se nas questões de desperdício,descarte e reaproveitamento.
	Feedback da resposta:
	Parabéns, resposta correta!
A iniciativa de criação do selo pode ser considerada ecológica porque procura abranger os variados níveis de produção, transporte, comercialização e transformação dos alimentos, pensando-se nas questões de desperdício, descarte e reaproveitamento. As questões relacionadas a marketing se colocam ao selo; todavia, não é esse marketing o garantidor de um balanço ambiental/ecológico às práticas do restaurante.A iniciativa de criação do selo pode ser considerada ecológica porque procura abranger os variados níveis de produção, transporte, comercialização e transformação dos alimentos, além de pensar em questões de responsabilidade social e econômica.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A partir da Revolução Industrial, ocorrida a partir do século XVIII, a sociedade passou por profundas transformações que não se limitam ao modo de produção, mas se estendem para o modo de vida do ser humano. Teve-se um aumento de atividades industriais e também uma interferência no meio ambiente.Com base na temática avalie as afirmativas a seguir:
I. As atividades empresariais são potencialmente prejudiciais para o meio ambiente.
II. As atividades empresariais necessitam de gestão profissional e estratégias de prevenção e mitigação para que os impactos negativos e as externalidades geradas por ela possam ser minimizados.
III. A partir da década de 60, ocorreu um aumento no debate acerca dos impactos das atividades produtivas no meio ambiente.
Está correto o que se afirma apenas em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I, II e III
	Resposta Correta:
	c. 
I, II e III
	Feedback da resposta:
	Parabéns, resposta correta!
Todas as alternativas estão corretas. As atividades empresariais são, portanto, potencialmente prejudiciais para o meio ambiente e necessitam de gestão profissional e estratégias de prevenção e mitigação para que os impactos negativos e as externalidades geradas por ela possam ser minimizados.O debate acerca dos impactos das atividades produtivas no meio ambiente se iniciou de maneira mais acentuada a partir da década de 1960. A publicação do livro Primavera Silenciosa, de Rachel Carson, em 1962, denunciando os perigos do DDT, um pesticida utilizado na agricultura, gerou grande repercussão, movimentando a sociedade em torno do tema (CARSON, 1962).
	
	
	
Sábado, 15 de

Outros materiais