Buscar

Conceitos de Competitividade e Estratégia Empresarial

Prévia do material em texto

1)
Entre os modelos de competitividade podemos destacar a Matriz BCG, criada na década de 70 pelos consultores da Boston Consulting Group. A matriz une o grau de participação relativa do ___________ e o grau de crescimento do ___________, resultando em quatro quadrantes nos quais os produtos da empresa podem ser enquadrados e analisados em termos de ______ __ ______.
Marque a alternativa que completa as lacunas referente a definição da Matriz BCG.
Alternativas:
caixa, caixa, clico de vida
ambiente, produto, ciclo de caixa    
mercado, mercado, ciclo de vida
CORRETO
produto, mercado, ciclo de caixa    
produto, produto, ciclo de vida    
Código da questão: 7855
2)
O MIT através de pesquisas do mercado atual, identificou que a maioria das empresas interrompe o desenvolvimento de novos produtos para concentrar os esforços na melhoria dos produtos já existentes.
Segundo Hashimoto "As grandes empresas devem aprender que...".
Alternativas:
“...a inovação não precisa ser algo diferente, pode apenas acontecer na repetição de algo já existente. Qualquer pequena mudança que traz um produto pode ser considerada inovação. ”    
“...a inovação não precisa ser nada estrondoso, radical, de grande proporção ou impacto. Qualquer pequena mudança que traz algo novo pode ser considerada inovação. ”    
CORRETO
“...a inovação precisa ser nada estrondoso, radical, de grande proporção ou impacto. Qualquer mudança que traz algo novo pode ser considerada inovação. ”
“...a inovação precisa ser nada estrondoso, radical, de grande proporção ou impacto. Qualquer grande mudança que traz algo novo pode ser considerada inovação. ”  
“...a inovação precisa ser algo estrondoso, radical, de pequena proporção ou impacto. Qualquer grande mudança na produção de algo já existente pode ser considerada inovação. ”    
Código da questão: 9345
3)
A estratégia de diferenciação, parte do pressuposto de que, o cliente está disposto a pagar mais do que paga ao concorrente, se perceber algum diferencial no produto relevante. Nesse tipo de estratégia, o produto deve ser desenvolvido considerando todas as possibilidades de adicionar valores na forma de qualidade, funcionalidades, serviços ou design. Analise e marque a alternativa coerente com a estratégia de diferenciação.
Alternativas:
trabalhar com baixo custo não é compatível com a estratégia de diferenciação, porque qualquer diferenciação deve ter um custo, e esse custo deve ser incorporado ao preço final do produto.  
CORRETO
trabalhar com alto custo não é compatível com a estratégia de diferenciação porque qualquer diferenciação deve ter um custo, e esse custo deve ser incorporado ao preço final do produto.    
com a estrutura operacional mais enxuta e eficaz possível, a estratégia não é compatível com nenhuma outra que exija investimentos em características adicionais, melhor qualidade, ou que ofereça serviços agregados.
a estratégia não é compatível com nenhuma outra que exija investimentos em características adicionais, melhor qualidade, ou que ofereça serviços agregados.    
trabalhar com alto custo é compatível com a estratégia de diferenciação devido absorção da tecnologia, e esse custo deve ser incorporado no custo operacional.    
Código da questão: 7278
4)
As empresas aprenderam a estruturar seus processos internos, estabelecer controles sobre as operações e organizar a distribuição das tarefas através da burocratização. Isto representou o início do que chamamos hoje de "organização".
Classifique em verdadeiro (V) ou falso (F) o cenário atual das organizações:
( ) as empresas se encontram hoje numa fase em que se busca o equilíbrio entre liberdade e burocracia
( ) as organizações enxutas têm mais vantagens, elas se dividem em unidades menores e autônomas e têm mais chances de eliminar o lado ruim da burocracia
( ) apontamos como desvantagens das organizações enxutas o compartimento das unidades menores e autônomas e a grande complexidade burocrática que perpetua nas CV.
( ) muitas empresas conseguiram se livrar da burocracia. Tornaram-se ágeis e dinâmicas depois de acabar com as ações e pessoas que atravancavam o desempenho através da burocracia.
Alternativas:
V– F– F – F   
V– V – F – V     
CORRETO
V– V – F – F     
V– V – F – F      
V– V – V – V 
Código da questão: 8445
5)
Com o BSC, a empresa tem alguns direcionadores, que indicam tendências e mostram o progresso de áreas-chave para a implantação da estratégia, permitindo correções e ajustes de curso para atingir as metas financeiras no futuro. Um dos indicadores do BSC é a Perspectiva do Aprendizado e do Crescimento.
Marque a alternativa que apresenta o conceito e definição de Perspectiva do Aprendizado e do Crescimento.
Alternativas:
são indicadores relacionados com a capacidade de continuar a desenvolver os talentos humanos, identificando e aprimorando as lideranças, melhorando a eficiência operacional e gerando mais valor para a perspectiva cliente, aumentando a eficácia dos processos internos.
CORRETO
medidas específicas que indicam os fatores sobre o negócio que são importantes sob a perspectiva do cliente. São estes fatores que resultarão em efeitos imediatos nos objetivos financeiros da organização, mantendo a relação causa e efeito.    
são indicadores relacionados com a capacidade de produção, servem de base para a definição de metas de todas as outras perspectivas do BSC, indicam os fatores sobre o negócio que são importantes sob a perspectiva do cliente.  
estes indicadores ressaltam o que é importante nos processos para atender às necessidades dos clientes, o fluxo da cadeia de valor interna, a entrega dos produtos e serviços e as atividades de apoio, além de atividades relacionadas com fornecedores e de garantia de qualidade.    
informa se a estratégia da empresa está contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros. Os indicadores servem de base para a definição de metas de todas as outras perspectivas do BSC.    
Código da questão: 7272
6)
Uma análise importante para se demonstrar em estratégia são os poucos elementos do negócio que representam grande importância em termos de diferencial estratégico e competitivo. Estes dependem muito de uma série de variáveis da constituição do negócio que, juntas, correspondem a elementos que nenhum ou poucos concorrentes conseguem imitar. De acordo com o enunciado, marque a alternativa referente aos fatores abordados nos conceitos de estratégias.
Alternativas:
Fatores de sucesso ou FS
Fatores idiossincráticos ou FI  
Fatores relevantes de sucesso ou FRS    
Fatores idiossincráticos de sucesso ou FIS    
Fatores Críticos de Sucesso ou FCS    
CORRETO
Código da questão: 7190
7)
O modelo das forças competitivas parte do pressuposto de que nenhuma empresa é competitiva porque ela simplesmente quer. Deixadas ao acaso, as empresas tendem a cair na rotina e na repetição dos processos, honrando o velho ditado que diz "em time que está ganhando não se mexe". Ao contrário, segundo Porter, as empresas só são competitivas porque elas são forçadas a serem. As cinco forças de Porter são fundamentadas em cinco vertentes:
Alternativas:
Rivalidade entre concorrentes; Produtos substitutos; Cliente; Novos entrantes e; o Fornecedor, tema central das cinco forças.  
Produtos substitutos; Fornecedor; Rivalidade entre concorrentes; Novos entrantes e; Cliente, tema central das cinco forças.    
Rivalidade entre concorrentes; Fornecedor; Cliente; Novos entrantes e; Produtos substitutos, tema central das cinco forças.    
Rivalidade entre concorrentes tema central das cinco forças; Produtos substitutos; Fornecedor; Cliente; Novos entrantes.    
CORRETO
Produtos substitutos; Fornecedor; Cliente; Rivalidade entre concorrentes e; Novos entrantes, tema central das cinco forças.
Código da questão: 7852
8)
O princípio de _________________ou ______________ é a criação de novos negócios separados da organização-mãe a partir de ideias baseadasem oportunidades identificadas, de fato têm interesse mais estratégico do que financeiro. Criar um negócio fora da estrutura da empresa a deixa livre dos controles e processos burocráticos que, embora necessários às grandes organizações, acabam por tirar a flexibilidade e o dinamismo de pequenos negócios nascentes.
De acordo com os conceitos apresentados, marque a alternativa com temas que completam às lacunas.
Alternativas:
Empreendimento Corporativo; Corporate Venture    
CORRETO
Corporate Venture; Intraempreendedorismo
Empreendimento Corporativo; Organizações Ambidestras  
Intraempreendedorismo; Empreendimento Corporativo    
Organizações Ambidestras; Corporate Venture    
Código da questão: 7143
9)
São inúmeras as formas de se aplicar o simples exercício de pensar à frente do tempo para antecipar dificuldades e se precaver contra incertezas. O planejamento de vendas, orçamentário, de capacidade, de pessoal, operacional, financeiro são exemplos de _____________________________.
Marque a alternativa que completa a lacuna.
Alternativas:
planejamento tático.
planejamento operacional.    
planejamento estratégico.  
CORRETO
estratégica financeira.    
estratégia operacional.    
Código da questão: 7275
10)
Ao contrário dos modelos de capital de risco tradicionais, nos quais investidores financiam o surgimento e o crescimento de novos negócios, desde que tenham alto potencial de crescimento rápido, com vistas à valorização do negócio quando da sua venda no futuro, as Corporate Ventures têm interesse mais estratégico do que financeiro. O CV apresenta abordagens "spin-off" e "spin-in". Marque a alternativa que caracteriza os modelos de Corporate Venture.
Alternativas:
“Spin-in” ocorre quando a empresa cria uma incubadora dentro da organização, porém de forma isolada. São desenvolvidas em estruturas enxutas e simples, gera inovação e o negócio ganha porte de projeto. Entretanto, quando uma grande empresa nasce em qualquer lugar, nas mãos de vários empreendedores e com recursos próprios, e então uma organização sólida associa-se a ela, traz estrutura, gestão e capital para investir no seu crescimento e ajuda este grande negócio a crescer pausadamente, acontece o “Spin-off”
“Spin-off” ocorre quando a empresa cria uma incubadora dentro da organização, porém de forma isolada. São desenvolvidas em estruturas enxutas e simples, gera inovação, iniciam as vendas iniciais e o negócio ganha porte suficiente. Entretanto, quando uma pequena empresa nasce em qualquer lugar, nas mãos de um empreendedor e com recursos próprios, e então uma organização sólida associa-se a ela, traz estrutura, gestão e capital para investir no seu crescimento e ajuda este pequeno negócio a crescer rapidamente acontece o “Spin-in”
CORRETO
“Spin-off” ocorre quando a empresa cria um novo produto inovador através do seu portfólio atual. São desenvolvidas em estruturas complexas, gera inovação, iniciam as vendas iniciais e o negócio ganha porte suficiente. O “Spin-in” acontece quando uma pequena empresa nasce em qualquer lugar, nas mãos de um empreendedor e com recursos próprios, e então uma organização sólida associa-se a ela, traz estrutura, gestão e capital para investir no seu crescimento e ajuda este pequeno negócio a crescer rapidamente.
“Spin-in” ocorre quando a empresa cria uma incubadora dentro da organização, porém de forma isolada. São desenvolvidas em estruturas enxutas e simples, gera inovação, iniciam as vendas iniciais e o negócio ganha porte suficiente. Entretanto, quando uma grande empresa nasce em qualquer lugar, nas mãos de um empreendedor e com recursos próprios, e então uma organização sólida associa-se a ela, traz estrutura, gestão e capital para investir no seu crescimento e ajuda este grande negócio a crescer rapidamente acontece o “Spin-off”
“Spin-in” ocorre quando a empresa cria um novo produto inovador através do seu portfólio atual. São desenvolvidas em estruturas complexas, gera inovação, iniciam as vendas iniciais e o negócio ganha porte suficiente. O “Spin-off” acontece quando uma pequena empresa nasce em qualquer lugar, nas mãos de um empreendedor e com recursos próprios, e então uma organização sólida associa-se a ela, traz estrutura, gestão e capital para investir no seu crescimento e ajuda este pequeno negócio a crescer rapidamente.

Outros materiais

Perguntas Recentes