Buscar

Aterro Sanitàrio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aterro Sanitàrio 
Impactos Ambientais 
Profº Simone 
Alunos 	 - Marcio Junior Cavalcanti Faria 
		 - Ranaia Nobre da Fonseca 
O que é um aterro sanitário?
Modernamente, é uma obra de engenharia que tem como objetivo acomodar no solo resíduos no menor espaço prático possível, causando o menor dano possível ao meio ambiente ou à saúde pública;
O objetivo principal do aterro sanitário é o de melhorar as condições sanitárias relacionadas aos descartes sólidos urbanos evitando os danos da sua degradação descontrolada.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) 
Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
São divididos em dois tipos:
Aterro convencional: formação de camadas de resíduos compactados, que são sobrepostas acima do nível original do terreno resultando em configurações típicas de “escada” ou de “troncos de pirâmide”.
Aterro em valas: visa facilitar a operação do aterramento dos resíduos e a formação das células e camadas, assim sendo, tem-se o preenchimento total da trincheira, que deve devolver ao terreno a sua topografia inicial.
Impactos ambientais causados por aterros sanitários e suas medidas mitigadoras
Os impactos são divididos em três meios:
Meio Físico
Meio Biótico
Meio Sócio Econômico
Impactos no Meio Físico
Geração de gases: A decomposição de matéria orgânica existente na massa de resíduos, produz significativa quantia de gases, que têm como uma de suas principais características um forte odor e fácil inflamabilidade.
Medida Mitigadora: Implantação de sistema de drenagem de gases e tratamento de gases e cobertura da superfície do aterro.
Produção de Líquidos Percolados (chorume)
Grande potencial poluente, principalmente se infiltrar no subsolo e encontrar o lençol freático ou se escorrer superficialmente atingindo corpos d'água ou nascentes.
Medidas Mitigadoras: : Implantação de sistema de drenagem e tratamento de líquidos percolado. Impermeabilização do fundo do aterro. Implantação de sistema de interceptação e tratamento de plumas poluentes.
Impactos no Meio Fisico
Assoreamento e Obstrução de Cursos D'água Superficiais
A terra carregada pela ação das águas pluviais, atingem os cursos d' água próximos, promovendo o seu assoreamento e obstrução.
Medidas Mitigadoras: Plantio de gramíneas para contenção de áreas terraplanadas. Implantação de sistema de drenagem de águas pluviais.
Impactos no Meio Fisico
Deslizamento no Maciço de Resíduos
O deslizamento dos maciços é responsável por graves acidentes principalmente em aterros de grande porte. Quando na execução das camadas de resíduos, a compactação do lixo não for efetuada com a eficiência necessária, o maciço de resíduos apresentará grande instabilidade podendo deslocar-se principalmente em épocas mais chuvosas.
Medidas Mitigadoras: Readequação geométrica dos taludes, compactação de superfície do maciço e dos taludes, plantio de gramíneas.
Impactos no Meio Fisíco
Impactos no Meio Biólogico
Remoção de Cobertura Vegetal: Nas áreas de intervenção do aterro e de empréstimos para material de cobertura, ocorre a remoção da vegetação originalmente existente no local.
Medidas Mitigadoras: Implantação de projeto de revegetação da área.
Impactos no Meio Biológico
Afastamento da Fauna Silvestre
Com a eliminação da cobertura vegetal original e com a movimentação de pessoas e equipamentos envolvidos na operação do aterro sanitário, os animais silvestres que normalmente habitavam a área, afastam-se em busca de locais menos perturbados e adequados ao seu desenvolvimento.
Medidas Mitigadoras: Implantação de projeto de revegetação da área, principalmente após encerramento da atividade.
Impactos no Meio Biológico
Desenvolvimento de Vetores
A grande presença de matéria orgânica na massa de resíduos é um forte atrativo para animais e insetos responsáveis pela transmissão de diversas doenças tais como ratos, moscas e baratas, que se alimentam e se proliferam na área dos aterros sanitários.
Medidas Mitigadoras: Execução de planejamento efetuado (Dedetização, desratização...). Cobertura da superfície de lixo e eliminação de poças d’água.
Impactos no Meio Biológico
Impactos no Meio Sócio Econômico
Desvalorização Imobiliária: Os imóveis localizados na área de influência direta de aterros com condições inadequadas, são sensivelmente desvalorizados devido à degradação ambiental do seu entorno.
Medidas Mitigadoras: Execução de medidas planejadas e melhoria nos acessos da região.
Queda na Qualidade de Vida da População do Entorno
Em aterros onde não existe o controle de acesso de pessoas, pode ocorrer a presença de catadores em busca de materiais que possam ser vendidos como sucata. 
Medidas Mitigadoras: Implantar usinas de reciclagem de lixo, empregando preferencialmente os catadores.
Impactos Socio Economico
ENCERRAMENTO DE ATERROS SANITÁRIOS
Finalmente destacamos que o aterro sanitário não deve ser encerrado sem que sejam efetuadas as intervenções necessárias para a sua recuperação ambiental reduzindo-se o seu potencial impactante.
Principais intervenções: Cada aterro sanitário possui características que devem ser analisadas ao se planejar o encerramento. De acordo com as características levantadas, deve-se determinar as intervenções mais apropriadas para cada localidade.
Impactos no Meio Fisico
Impermeabilização Superficial: Sobre toda a superfície onde existem resíduos depositados, é necessário implantar uma camada impermeabilizante.
Plantio de Gramíneas: Sobre a camada impermeabilizante deve-se aplicar uma camada de terra apropriada para o plantio e cultivo de gramíneas.
Drenagem de águas pluviais: Sobre a superfície acabada do aterro, deverá ser implantado o sistema de drenagem para o escoamento das águas pluviais, protegendo os taludes e a superfície do aterro de erosões.
Implantação de Projeto Paisagístico e de Ocupação Futura da Área: No encerramento do aterro sanitário, deve ser desenvolvida a revegetação da área, conforme diretrizes aprovadas no estudo ambiental do empreendimento, da mesma forma que a ocupação prevista para a área deve ser implementada .
Principais Intervenções 
Monitorização Ambiental
Após o encerramento de um aterro sanitário, os impactos decorrentes da sua implantação, encerram-se apenas parcialmente, persistindo-se o risco de acidentes e de contaminação ambiental. É necessário, portanto, elaborar um Plano de Monitorização a fim de que se possa avaliar frequentemente parâmetros indicadores do risco e do potencial impactante do aterro.
Aterro Sanitário em Cuiabá 
Como funciona a operação para recebimento e destinação final?
Ao chegar no aterro da CGR o caminhão é pesado, conferido a carga com a caracterização do resíduo e realizada análise laboratorial da mesma.
- Os resíduos são descarregados na célula do aterro previamente impermeabilizada.
- Logo após a descarga os resíduos são compactados e cobertos com uma camada de terra.
- Ao término de cada célula, planta-se grama para evitar a erosão do solo.
Quais os tipos de resíduos que a CGR-CUIABÁ recebe ?
*Classe I - Resíduos Perigosos: são aqueles que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especial em função de suas características. Por exemplo: Resíduos contaminados com algumas substâncias químicas e resíduos de saúde.
 **Classe IIA - Resíduos Não-inertes: são os resíduos que não apresentam periculosidade, porém não são inertes; podem ter propriedades tais como: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água. Por exemplo: areia de fundição, sucatas de materiais
ferrosos e não ferrosos, papel e papelão, alimentos com prazo de validade vencidos, resíduos domiciliares, etc.
 ***Classe IIB - Resíduos Inertes: são aqueles que não se degradam ou não se decompõem quando dispostos no solo. Estão nesta classificação, por exemplo, os entulhos de demolição, pedras e areias retirados de escavações. Muitos destes resíduos podem ser reaproveitados através de separação.
Lei prevê concessão de coleta, aterro e iluminação da Capital por 35 anos
O prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) deve entregar à concessão, por 35 anos, os serviços de limpeza urbana, coleta de lixo, tratamento e disposição final dos resíduos, bem como de manutenção da iluminação. A autorização foi dada por meio da aprovação da Lei Complementar número 368, de 26 de dezembro de 2014, sancionada ontem (5)
Noticia divulgada em 06/02/2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais