Buscar

ativ 32884 aula 1 e2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AULA 01 e 02
	
ATIVIDADE AULA 01
Segundo Lacombe (2011, p. 381) as empresas que não treinam e desenvolvem seus funcionários, podem enfrentar dificuldades competitivas por falta de gente preparada para seus cargos. Na sua opinião, como a política de Treinamento é desenvolvida pelas organizações. Pode citar exemplos que conhecer.
 Resposta. Pode-se concluir, o treinamento como ensino, capacitação, aprendizagem, educação, desenvolvimento, dentre outros conceitos, a grande importância de investimentos em diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoal. Além disso, destaca-se também que tem que haver uma verificação da eficácia desse treinamento.
Através disso, consequentemente, haverá uma minimização de riscos financeiros, devido à dificuldade de calcular o retorno do investimento já que treinamento e desenvolvimento não é algo palpável e normalmente obtêm-se o retorno a longo prazo.
02. Qual a Relação entre Treinamento e desenvolvimento Organizacional? Justifique sua resposta. 
Resposta. Há uma diferença entre treinamento e desenvolvimento organizacional, embora seus métodos sejam similares para afetar a aprendizagem, sua perspectiva de tempo é diferente. O treinamento é focalizado no cargo atual buscando melhorar habilidades e competências do presente. O desenvolvimento de pessoas focaliza nos cargos a serem ocupados futuramente, e as novas habilidades e competências que serão requeridas.
03. Avaliar o desempenho humano é uma atitude estratégica da organização. Qual relação podemos fazer entre a AVALIAÇÃO e o TREINAMENTO organizacional? Comente seu ponto de vista. 
Resposta. Sim, pois a importância e a necessidade de sua aplicação para obter vantagem competitiva no mercado, além de avaliar a contribuição de seus colaboradores para alcançar os resultados esperados, proporcionam à empresa uma visão melhor de suas estratégias e de como elas estão sendo aplicadas, além de identificar as deficiências de cada área. A avaliação de desempenho é um instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos por um empregado ou por um grupo, em determinado período e área específica (conhecimentos, metas, habilidades, atitudes, entre outras).
04 . Após o treinamento, com o objetivo de redução de riscos, deve-se montar um plano de aproveitamento desse pessoal, de modo que eles desenvolvam um trabalho á altura do treinamento que receberam, pois pode ocorrer a criação de expectativas por parte dessas pessoas, que não sejam alcançadas, havendo assim um desestímulo ao trabalho. Na sua percepção, de que forma essa situação pode ser evitada de forma prática? Argumente seu ponto de vista.
Resposta. Deve-se verificar se os objetivos foram atingidos, se os treinados conseguiram assimilar o que lhes foi transmitido e se poderá realmente ser utilizado no dia a dia. A responsabilidade pelo desenvolvimento de cada pessoa só depende de dela mesma, ou seja, cada pessoa é responsável por seu próprio desenvolvimento. Se o funcionário tem interesse em desenvolver competências para determinada função, ele terá oportunidade, a qual será oferecida pela empresa, porém, quem desejar “ser desenvolvido” não conseguirá. As organizações agem como facilitadoras desse desenvolvimento, mas a iniciativa deve ser tomada pelo funcionário e desenvolver novas competências.
BOM TRABALHO! 
ATIVIDADE AULA 02 
Costa curta Junqueira e Ferreira Vianna (1999), destacam quatro importantes pontos do processo de treinamento e gerenciamento da Gestão do Conhecimento ligados ao Capital Intelectual das empresas. Liste e comente sobre eles. 
Resposta. 1. Empresas vão operar cada vez mais em redes (networks); em progressão geométrica, pequenos núcleos de grandes cérebros serão capazes de criar negócios de grande porte através de sua capacitação de concertação, formação de empresas em rede e desenvolvimento de marca. O ativo tangível destas networks será uma parcela cada vez menor do valor do negócio estruturado.
2. Os serviços serão cada vez mais importantes na formação do PIB; as previsões podem ser aterradoras, mas devem ser levadas em consideração. Estarão acontecendo mudanças consideráveis em alguns países onde muitos estarão produzindo produtos físicos que a nação necessita. Com isso, o trabalhador aumentará cada vez mais o valor agregado a produção, incorporando inteligência e não capital físico aos empreendimentos.
3. Mega softwares virão revolucionar a organização das empresas; Mesmo a parte tradicional remanescente das organizações sofrera uma brutal revolução ficando a atividade burocrática humana praticamente zerada.
4. No mundo da infinitização do comércio virtual, a logística com base em forte capacitação informática será cada vez mais um efetivo atributo de sucesso. No momento em que o ponto mais distante de um pais e do mundo for possível comprar produtos e a competitividade exigir custos compatíveis, empresas estruturadas verticalmente ou em rede deverão dominar o fator crítico de sucesso de logística.
02. As organizações do terceiro milênio se distinguirão através dos recursos humanos. E para tal eles deverão estar felizes, comprometidos e altamente preparados para as frequentes mudanças que com certeza acontecerão. Uma das grandes áreas que recebe a incumbência de administrar este desafio é a área de Treinamento e Desenvolvimento. Como a Gestão do Capital Intelectual pode ser estratégica e contribuir nesse processo? Justifique sua resposta.
Resposta. Lida com o alcance dos objetivos, treina os trabalhadores da organização nos requisitos básicos necessários a fim de competir no mercado altamente competitivo, desenvolve competências, dissemina a cultura, os valores, a missão, a visão, os objetivos, as metas da organização; discute questões de clima organizacional, entre outros. É responsável pelo processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que vai ocupar.
03. A modalidade EAD de formação é um “caminho sem volta” segundo especialistas. E isso prova a legalidade da modalidade de ensino. Esse processo tem fortalecido as organizações, pois agrega valor ao capital intelectual. De que forma esse aspecto pode ser considerado como um diferencial de competitividade? Justifique. 
Resposta. As empresas, para manter-se no mercado competitivo da atualidade, exigem profissionais cada vez mais especializados. O antigo trabalhador passa a ser um colaborador, com visão globalizada dos problemas e soluções. As tarefas cada vez mais complexas necessitam de reciclagem constante e compartilhamento das informações num todo. Nesse aspecto a EAD aparece como um sistema de apoio para facilitar os meios de aprendizagem na Educação Corporativa, objetivando desenvolver pessoas e talentos humanos, por meio da interatividade, autonomia e flexibilidade. 
A EAD via Web passa a ser uma excelente opção para minimizar a dificuldade das empresas em identificar os seus profissionais de hoje, prepará-los para a liderança eficaz de amanhã, reciclando continuamente seus conhecimentos numa cultura de aprendizagem continuada voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional. A pessoa torna-se um profissional dinâmico, com visão sistêmica e, ao mesmo tempo, empreendedor, com conhecimentos práticos para criação e resolução de questões mercadológicas. 
BOM TRABALHO!

Continue navegando