Buscar

Tratamento farmacológico de Doenças Imunes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tratamento farmacológico de Doenças Imunes
Antagonistas da Histamina: atuam em receptores da histamina, por meio do antagonismo competitivo e com isto suprimindo a ação da histamina.
Receptores:
Receptor H1: atuam nas reações alérgicas e pseudo alérgicas (há liberação de hitamina mas não existe mecanismo clássico de alergia tipo I) causando prurido, dor, broncocontrição, constrição de artérias pulmonares, vasodilatação, aumento da permeabilidade dos pequenos vasos e contração intestinal
Receptor H2: aumento da secreção do suco gástrico, efeitos cronotrópicos e inotrópicos positivos a nuvel de coração que provocam vasodilatação.
Receptor H3: efeito essencialmente no SNC, atuam como neurotransmissores
Receptor H4: mais recente
Propriedades: apresentam ação anticolinérgica (efeito colaterais), anti-adrenérgica (diminui sistema nervoso autônomo), serotonino e dopamino adrenérgicos (ocorre basicamente nos de primeira geração ou clássicos) (Os efeitos colaterais são reduzidos ou abolidos nos AH1 de segunda e terceira geração). Deve-se evitar aplicação tópica sobre a pele e associação com o uso de antibióticos macrolídeos e antifúngicos (cetoconazol) por risco de superdosagem e intoxicação, levando a arritmias e parada cardiorrespiratória, devido a decomposição destas drogas pelo sistema hepático citocromo P450. *os de primeira geração são mais utilizados devido seu efeito antiprurido.
Indicações: urticária com ou sem angioedema; dermatite atópica; rinites e rinosinusites; conjuntivites alérgicas; anafilaxia local e sistêmica (junto com outros medicamentos). 
Drogas:
Anti H1: desclorfeniramina e hidroxizina
Anti H2: cimetidina, ranitidina, famotidina, nizatidina
Toxicidade e reações Adversas: Sedação (anti H1 de 1ª geração); diminuição da habilidade; queixas gastrointestinais (efeito colinérgico); cefaleia, mialgias, astenia, reações cutâneas; boca seca, impotência, retenção urinária (indivíduos idosos); tonturas, confusão mental; delírios; visão turva; ginecosmastia e galactorreia (anti H2 – principalmente cimetidina); aumentam a biodisponibilidade do etanol. 
Corticosteroides: considerados o padrão ouro no tratamento das doenças alérgicas, tem efeitos bem mais amplos como antiinflamatórios, e são considerados os mais perfeitos e completos. Foram sintetizados a partir do inicio dos anos 50 (Fluorcortisona, prednisolona), com a posterior descoberta de novas classes, que reduziram os graves efeitos colaterais do início. 
Mecanismo de ação: indução de efeito anti-inflamatório (inibição da expressão de citoquinas; inibição de moléculas pró-inflamatórias; inibição de produção e sobrevivência de eosinófilos; inibição do influxo de células inflamatórias); redução do edema; regulação beta adrenérgica.
Vantagens: potencia; ação local prolongada; raros efeitos sistêmicos; Rápida metabolização sistêmica; poucos efeitos adversos locais; muito eficazes nas rinites e asmas. 
Indicações: urticária com ou sem angioedema; anafilaxia sistêmica – choque; dermatite atópica; rinite e asma alérgica DAUVA.
Efeitos Colaterais: HAS; DM; infecções; miopatias; depleção de potássio; aumento do peso; osteopenia; hipercatabolismo; labilidade emocional; acne, estrias, púrpuras; catarata prematura; necrose asséptica.
Estabilizadores de Mastócitos: cromoglicato dissodico Neodocromil
Mecanismo de ação: atuam através do bloqueio da degranulação de mastócito pela inibição dos canais de cálcio de membrana, com supressão da liberação de histamina e redução dos sintomas de alergia, com exceção de edema e obstrução nasal. Possuem também uma ação anti-inflamatória pela inibição da quimiotaxia e migração das células inflamatórias.
Indicações: rinite alérgica leve a moderada; conjuntivite alérica; asma alérgica (quando não podem utilizar os corticoesteroides); alergia alimentar (VO cromoglicato). *são indicados apenas para o tratamento profilático, já que se a histamina já tiver sido liberada, essas drogas não atuam. 
Antagonistas do leucotrienos: Singulair, accolate, montelair
Mecanismo de ação: atuam suprimindo a ação dos cisteinil-leucotrienos LTC4 3 LTE4, que são importantes mediadores na asma. Ação destas drogas ocorre ao nível da síntese de Cisteinil-leucotrienos no metabolismo do ácido araquidônico e na inibição da 5-lipoxigenase; Atuam também no antagonismo do receptor para cisteinil-leucotrienos no sítio de ação. 
Alfa-simpático miméticos: atuam na terapia sintomática das reações alérgicas, em utilização tópica nasal, combatendo os processos de edema, obstrução e rinorreia. A utilização deve ser apenas num período de 7 dias pois o uso prolongado pode levar à ressecamento da mucosa nasal e rinite medicamentosa (Dependência medicamentosa). Exemplos: Nafazolina, Oximetazolina, Xilometazolina, em forma de gotas ou sprays nasais.
Anticolinérgicos: atuam através do bloqueio dos receptores ACh dos vasos, levando a redução da rinorreia, hipersecração pulmonar e obstrução. A sua utilização é tópica 2 a 3 vezes ao dia em forma de spray, ou capsulas para inalação.Exemplos: Brometo de ipratropio, Brometo de tiotropio (DPOC).
Broncodilatadores:

Outros materiais