Buscar

A importância do Jornalismo Para a Democracia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TRABALHO FINAL Fundamentos de Jornalismo – 2018.1 - Profa. Gislene Silva
Aluno: LUCAS VINICIO STANK DA SILVA
QUESTÃO: Com base nas leituras e discussões em sala de aula no decorrer da disciplina Fundamentos do Jornalismo, semestre 2018.1, discuta a ideia de que o jornalismo é fundamental para a operacionalização de um governo democrático.
O jornalismo livre é uma das peças chave para a operacionalização de um governo democrático, pois é ele que nessa sociedade capitalista onde as megalópoles vêm se tornando cada dia mais comuns, traz à tona o que é chamado de interesse público. O jornalismo é o que dá ao povo a capacidade de tomar decisões e participar da vida pública. A ideia é a de que só cidadãos bem informados têm a capacidade de tomarem as melhores decisões. Nas primeiras democracias, a ateniense e a romana, os cidadãos iam respectivamente a ágora e ao fórum para se informar e debater, hoje o lugar para se informar e debater são as inúmeras formas de mídia 
Outro papel do jornalismo é dar voz para os sem-voz, fazendo assim com que a democracia seja mais plena podendo ouvir mais indivíduos e assim os atendendo de melhor forma. Segundo Kovach e Rosenstiel, “ao combinar a busca das vozes ignoradas com as trapaças não descobertas, os primeiros jornalistas estabeleceram firmemente como um princípio vital do ofício” . (KOVACH; ROSENSTIEL, 2004. p.174)
O jornalismo livre que zela pelo interesse público também depende da democracia. Segundo Soares (2009, p.105) Regimes totalitários também têm comunicação política, mas é realizada como autopromoção do regime e sem debates, diferentemente da comunicação política num regime democrático, onde há debates e a necessidade de responder críticas de partidos ou candidatos adversários. Um grande exemplo disso ocorreu na ditadura militar brasileira, quando o governo federal controlou e censurou os jornais do país levando os jornalistas e editores a completar as partes censuradas com receitas de bolo e poesias.
A liberdade de expressão é um princípio fundamental da democracia , pois sem ela o cidadão perde sua soberania e sua capacidade de se autogovernar. O jornalismo é quem leva importantes informações e promove debates, dando voz para todos os lados em uma eleição e oferecendo ao povo tudo que ele necessita para fazer a melhor escolha. A liberdade de expressão, segundo Mills (apud Martins Neto, 2008,p.53) a liberdade deve ser protegida de interferências governamentais para se poder chegar à verdade
Jornalismo e democracia andam na mesma via que um outro conceito, o de interesse público. Para Gomes (2009), esse é o conceito que legitima o jornalismo, é ele que demonstra à sociedade o quanto ela depende do jornalismo.
O fenômeno aqui referido com interesse público não é propriamente uma palavra-chave que em todos os discursos de autolegitimação se apresente com a mesma terminologia. É um tema, que pode ser apresentado através da expressão <<interesse público>> ou de vários outros termos do mesmo campo semântico. No fundo se quer dizer o mesmo quando se fala de serviço ao interesse público ou quando, alternativamente, 
afirma-se que o jornalismo serve à <<coisa pública>>, à <<sociedade>>, ao <<bem comum>> etc., mantendo-se inalterada a ideia de que aquilo que for do interesse e da concernência da cidadania será objeto eminente do serviço que o jornalismo presta à sociedade. (GOMES, 2009, p.70)
Porém, atualmente outra barreira tenta diminuir a liberdade de expressão do jornalismo, a publicidade. Depois que se descobriu que se podia lucrar com a venda de jornais, empresas começaram a anunciar nos periódicos. Isso causa algumas situações que podem atentar a liberdade do jornalista, como a proibição de cobrir certa problemática pois incomodaria algum anunciante e este poderia retirar seu anúncio no jornal. Ou a cobertura de eventos privados (inauguração de lojas por exemplo) como se fossem de interesse público. Por esse motivo o jornalismo e o jornalista devem ser financeiramente independentes para poder fazer o seu trabalho perante a sociedade de forma isenta. Apesar de se manter com vendas e assinaturas, o jornalismo deve se manter desinteressado lembrando da sua função social que é ser o cão de guarda da sociedade.
O jornalismo pode também ser visto como Fórum Público, pois ele de certa forma define o que será tratado pelos indivíduos da sociedade durante um certo período. Um exemplo disso foi quando o congresso manteve votações de projetos polêmicos como a PEC do Teto, que congela os gastos em alguns serviços públicos por 20 anos no dia do acidente envolvendo a equipe da Chapecoense. Os jornais deram a devida atenção à tragédia e deixaram as votações de lado. O público não obteve o conhecimento necessário para protestar contra ou a favor dessas decisões.
O jornalismo e a democracia necessitam um do outro para existir em sua plenitude. Na sociedade atual, da qual o tempo e o espaço são bens preciosos, o jornalismo se apresenta como a ágora de nossos tempos, onde cidadãos debatem para conseguir mostrar que os seus ideais farão nossa sociedade progredir e chegar a um patamar mais elevado.
REFERÊNCIAS
KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os Elementos Do Jornalismo: O que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo: Geração Editorial, 2003.
SOARES, Murilo Cesar. Representações, jornalismo e a esfera pública democrática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
MARTINS NETO, João dos Passos. Fundamentos da Liberdade de Expressão. Florianópolis: Insular, 2008.
GOMES, Wilson. Jornalismo, fatos e interesses : ensaios de teoria do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2009.

Outros materiais