Atividade estruturada 2 saude do trabalhado....
3 pág.

Atividade estruturada 2 saude do trabalhado....


DisciplinaPsicologia, Saúde e Trabalho29 materiais97 seguidores
Pré-visualização1 página
Centro Universitário Estácio do Recife
Estudo dirigido 2 \u2013 Seminários Apresentados para Av1 (Resumo)
Disciplina: Psicologia e Saúde do Trabalhador
 Primeiro grupo- A organização do trabalho e a doença (Cap.6 \u2013 Livro: A loucura do trabalho- Dejours). 
Foi apresentado no dia 14/09/2017, por dois grupos o primeiro vem falando da base histórica de Dejours. E em seguida, com uma pergunta (Será que existe ou não doença no trabalho?). E fizeram uma apresentação, de uma empresa que contratou um funcionário com uma boa saúde, que depois apresentou um estresse pós-trabalho. Prejudicando a empresa e sem apoio dela para sua saúde no trabalho. 
O próximo grupo que também apresentou com o mesmo tema, vem falando das doenças somática, a teoria psicodinâmica do trabalho e psicanalise. A sua origem da somatização os tipos de estrutura mental e comprometimento do equilíbrio psicossomático. E foram apresentados por slide. Vem trazendo, a organização do trabalho determina o conteúdo da tarefa através da divisão do trabalho. O modelo operatório espontâneo, a organização do trabalho, fixadas pelas chefias e o comprometimento do psicossomático. \u201cQuando as defesas caracteriais e comportamentais não conseguem conter a gravidade dos conflitos ou a realidade\u201d, tais sujeitos não descompensam de um modo neurótico, nem de um modo psicótico. \u201cA desorganização á qual sucumbe o doente não se traduz por sintomas mentais, mas pelo aparecimento de uma doença somática (67)\u201d. A loucura do trabalho pagina 126. 
Segundo grupo- lesões por esforços repetitivos \u2013 l.e.r. aspectos psicológicos (livro: série saúde mental e trabalho- Liliana Guimarães e Sônia Grubits). 
Iniciaram apresentação, no dia 21/09 com a base teórica, em slide informado que a civilização humana foi decisivamente marcada pela sua capacidade de articulação social, tendo como um dos pilares fundamentais a organização do trabalho. Que o trabalho de caçar, pescar e construir era feito pelos os homens, e o de coletar, preparar os alimentos e cuidar das crianças cabia ás mulheres. Podemos dizer que isso a primeira divisão de trabalho. O trabalho é o fundamento da vida, tendo, de certo modo, criado o próprio homem. \u201cO papel do trabalho na transformação do macaco em homem\u201d (ENGELS, (1986)). Nos escritos mais antigos da História da humanidade, há relatos representando um testemunho de que este, dentro de determinadas condições, o trabalho serve também de instrumento de dominação, e mais, revela-se um instrumento capaz de produzir sofrimento, dor e morte. 
O próximo, grupo que também se apresentou no mesmo dia 21/09, vem definido o L.E.R: sintoma da organização do trabalho. Definição de L.E. R pelo INSS (1993): \u201cAfecções que podem acometer tendões, sinoviais, músculos, nervos, fáscias, ligamentos, isolada ou associadamente com ou sem degeneração dos tecidos, atingindo principalmente, porém não somente os membros superiores, região escapular e pescoço de origem ocupacional, de forma combinada ou não, de uso repetido de grupos musculares uso forçado de grupos musculares manutenção de posturas inadequadas. E deram um exemplo do um filme Charles Chaplin. 
Terceiro grupo- Clima organizacional (Cap.3 \u2013 livro: Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho \u2013 patrícia Ítala Ferreira).
O primeiro grupo, ser apresentado no dia 28/09, foi o grupo que me apresentei. Iremos entregar o resumo, da nossa apresentação o grupo é compostos por 8 participantes que foram; Amélia, Emília, Gleycianne, Fernanda, Suenya, Thaisis, Karol e eu Jéssica Batista. 
O próximo ser apresentado, no mesmo dia 28/09/2017, apresentaram com slide definindo o que é clima organizacional? Trousse modelos de mensuração de clima; estrutura, responsabilidade, Risco, recompensa, calor e apoio e conflito. Também explicaram variáveis para medir o clima organizacional; o tipo de trabalho realizado, salários e benefícios, a integração entre os departamentos, a liderança, a comunicação o treinamento, o progresso profissional, o relacionamento interpessoal, a estabilidade no emprego e a participação dos funcionários. Segundo Schein(1985), é importante compreender a cultura da uma organização, pois ela é real e impacta na vida das pessoas. A cultura pode ser compreendida em 3 níveis: Artefatos visíveis, valores compartilhados e por ultimo pressupostos básicos. 
Quarto grupo \u2013 Qualidade de vida no trabalho (cap. 5 \u2013 livro: clima organizacional e de via no trabalho \u2013 Patrícia ítala Ferreira).
Ficou para ser, apresentado no dia 05/10/2017.