Buscar

Administração de Materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Administração de Materiais
Questão A
Quando consumidores vão a uma loja de eletrodomésticos comprar uma geladeira nova, eles não param para pensar a complexa cadeia de empresas que existe por trás de cada uma das alternativas de geladeiras que eles estão vendo na loja. Pra ter uma ideai, as opções que um consumidor irá analisar na loja vieram de três fabricantes diferentes, que por sua vez, tiveram que se relacionar com dezenas de fornecedores de serviços e matéria prima para que fosse possível produzir aqueles eletrodomésticos.
A gestão da cadeia de suprimentos nada mais é do que a utilização pelas empresas de técnicas, ferramentas especificas para otimizar os processos, a relação entre os parceiros, fornecedores, entre as muitas organizações que compõem uma determinada cadeia de suprimento cuja a complexidade varia muito de segmento para segmento, de nicho para nicho, de ramo de mercado para ramo de mercado. Dentre outas coisas, otimizar significa, por exemplo, aumentar a segurança dessa relação, das parecerias, todos querem trabalhar de forma mais segura, além disso otimizar significa reduzir os custos, aumentar a eficiência produzindo um determinado produto na quantidade, hora e local certo.
Questão B
A logística é um conjunto de atividades que tem como principal objetivo otimizar processos e reduzir os custos empresariais, otimizar processos é a mesma coisa que buscar uma qualidade continua para todas as atividades envolvidas na empresa e dessa forma também consegue reduzir os custos que essas atividades possuem. A logística tem diversas atividades envolvidas, desde a aquisição da matéria prima até a entrega do produto para o cliente final 
As atividades primárias são gestão de pedidos, gestão de estoques e transporte. Na logística nacional e na internacional, se falarmos de gestão de pedidos, estamos falando de tratativa comercial, lead time de produção e de entrega e quando se fala desses fatores dentro do âmbito nacional é completamente diferente a tratativa quando se fala dessa negociação entre países. Gestão de estoques no âmbito nacional não precisa ter um estoque tão inchado, diferente de material importado que precisa ter um pouco mais de estoque. No Brasil em transporte 70% do modal escolhido é o rodoviário.
As atividades secundarias são armazenagem, atividade de apoio, obtenção, gestão de informação e embalagem. A gestão de armazenagem vem para dar um suporte a gestão de estoque, dando um lugar para guardar os estoques. A obtenção é programar a puxada de matérias junto ao fornecedor, ela esta ligada a gestão de pedidos. Gestão de informação trata de vários outros fatores, cultura, idioma. Em embalagens se falar de longa distância ira ser preciso uma embalagem diferenciada.

Outros materiais