Buscar

Administração de Materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 2
Texto da questão
“A substituição de importações referese a alternativa de adquirir máquinas, equipamentos, peças e componentes de reposição de máquinas importadas de fornecedores domésticos em substituição a aquisição desses mesmos itens de fornecedores estrangeiros. Quando definida como um instrumento da política industrial, a nacionalização de componentes de máquinas e equipamentos importados contribui para a redução de eventual déficit na balança comercial do setor e, consequentemente, para melhorar o resultado do balanço de pagamentos do País, para o crescimento econômico e o aumento da oferta de emprego”. (GODINHO, 2015 p. 165).
Com o apoio efetivo da alta administração da empresa, a Administração de Materiais pode contribuir para a coordenação do processo de inserção da nacionalização de peças e componentes importados na política de aquisições de materiais. Analise as afirmações abaixo e responda quais estão corretas. 
I - Divulgar o plano de substituição de importações com informações sobre o consumo anual dos itens importados junto aos fornecedores prospectivos para o desenvolvimento de componentes nacionais para a substituição de importados; 
II - Agendar encontros entre compradores e vendedores, participação em feiras industriais e visitas as plantas de fornecedores para avaliar suas capacidades de atendimento as especificações dos materiais; 
III - Adotar maior flexibilidade no estabelecimento das tolerâncias a serem atendidas pelos itens nacionalizados em relação aquelas atendidas pelos experientes fornecedores estrangeiros. 
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. I e III estão corretas
b. Apenas a II está correta
c. Nenhuma está correta.
d. Todas estão corretas
e. Apenas a I está correta
Feedback
A resposta correta é: Todas estão corretas.
Questão 3
Texto da questão
A distribuição física internacional estende as atividades do sistema doméstico de distribuição da empresa ao processamento de pedidos de clientes internacionais e a entrega de produtos nos pontos combinados para a transferência da responsabilidade pelas mercadorias a transportadora contratada de acordo com os termos e condições da compra e venda internacional. A distribuição física internacional requer conhecimento de novas áreas para o gerente de logística. Quais seriam essas áreas?
I-legislação aduaneira que rege o despacho de exportação e de importação;
II-estimativa de custos de frete e seguro de carga para transporte internacional;
III-normas em vigor nos pais de importação para os produtos da empresa.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As alternativas I, II e III estão corretas;
b. As alternativas I e III estão corretas;
c. As alternativas I e II estão corretas;
d. A alternativa I está correta;
e. As alternativas II e III estão corretas;
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As alternativas I, II e III estão corretas;.
Questão 4
Texto da questão
A interface da Logística com a Contabilidade acontece na área do custeio, ou seja, na apuração do custo de fabricação por unidade de produto, base da formação do preço de venda. Uma forte contribuição da Logística consiste na difusão do sistema de custeio por atividade e mesmo da abordagem gestão por atividade. Nesse contexto, pode-se afirmar que: 
1 - O custeio por atividade utilizado pela logística melhora a precisão dos custos fixos, tornando-os “variáveis” em relação a outras tarefas, portanto, a taxas constantes para cada unidade considerada da atividade geradora de custo. 
2 - As atividades geradoras de custo podem variar, por exemplo, segundo a tonelada de carga transportada; hora de inspeção trabalhada, pedido de compra atendido e ajuste de máquina realizado. 
3 - O método do custeio direto divide os custos de produção em fixos e variáveis, de acordo com a sua proporcionalidade à quantidade produzida. 
4 - Os custos de produção fixos, tais como aluguel da fábrica e depreciação das máquinas, não variam proporcionalmente à quantidade produzida e são apropriados por unidade produzida segundo critérios científicos de rateio que permitem a exatidão. 
5 - Os custos de produção variáveis, tais como materiais e mão-de-obra direta, variam proporcionalmente à quantidade produzida e são constantes para cada unidade produzida. 
Com relação às frases acima, pode-se afirmar que são verdadeiras as seguintes frases:
Escolha uma:
a. N.D.A.
b. 1,2,3,5.
c. 1,2,3,4.
d. 1,2,4,5.
e. 1,3,4,5.
Feedback
A resposta correta é: 1,2,3,5..
Questão 5
Texto da questão
“Administração de Materiais é definida um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa destinadas a suprir as unidades que ela possui, ou seja, envolve a totalidade dos fluxos de materiais da empresa, desde a programação de materiais, compras, recepção, armazenamento no almoxarifado, movimentação de materiais, transporte interno e armazenamento no depósito de produtos acabados. A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total.” Disponível em http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/EyDVEFmpQMWdGLQ_2013-5-3-12-4-41.pdf Acesso: 27 jul. 2015. 
São responsabilidades e atribuições da Administração de Materiais: 
I - suprir, através de Compras, a empresa, de todos os materiais necessários ao seu funcionamento; 
II - supervisionar os almoxarifados da empresa; 
III - Estabelecer sistema de estocagem adequado; 
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
Escolha uma:
a. Nenhuma está correta
b. II e III.
c. I e II.
d. Todas estão corretas.
e. I e III.
Feedback
A resposta correta é: Todas estão corretas..
Questão 6
Texto da questão
A Gestão Logística planeja, implanta e controla o fluxo principal e o de retorno, a estocagem eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e informações a eles pertinentes, desde o local de origem até o local de consumo, a fim de atender às exigências do cliente. A Gestão da Cadeia de Suprimento abrange o planejamento e gestão de todas as atividades envolvidas no suprimento, aquisição, fabricação, embalagem, armazenagem, distribuição e de todas as atividades no contexto da Gestão Logística. Com base nos conceitos acima, identificar a frase que resume os objetivos da Gestão da Cadeia de Suprimento.
Escolha uma:
a. A Gestão da Cadeia de Suprimento inclui a coordenação e a colaboração de parceiros do canal em todos os fluxos da cadeia, tais como fornecedores, produtores, fabricantes, provedores de serviços, distribuidores, varejistas e clientes.
b. A Gestão da Logística de Suprimento não inclui a coordenação e a colaboração de parceiros do canal em alguns dos fluxos da cadeia, tais como coordenadores, produtores, fabricantes, provedores de serviços, distribuidores, atacadistas e clientes.
c. A Gestão da Cadeia de Suprimento envolve todas as atividades e processos da Gestão Logística, além de outras decorrentes da integração da rede de organizações.
d. A Gestão Logística é uma função integrada com outras áreas funcionais, como marketing, vendas, produção, finanças e tecnologia da informação.
e. A Gestão da Cadeia de Suprimento conta com a participação e colaboração de todas as organizações da cadeia de suprimento para melhor planejar e coordenar a obtenção de produtos e serviços atrativos com baixos custos e resultado positivo ou lucro.
Feedback
A resposta correta é: A Gestão da Cadeia de Suprimento conta com a participação e colaboração de todas as organizações da cadeia de suprimento para melhor planejar e coordenar a obtenção de produtos e serviços atrativos com baixos custos e resultado positivo ou lucro..

Outros materiais